TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  16/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 16

UNIESP – TIJUCUSSU

GESTÃO DE PESSOAS E O GERENCIAMENTO DE CONFLITOS NAS AREA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE VIDROS.

Cesar Felicio

Mariana Mariani

Karina Martins Delgado

São Caetano do Sul / 2015[pic 1]


UNIESP – TIJUCUSSU

GESTÃO DE PESSOAS E O GERENCIAMENTO DE CONFLITOS NAS AREA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE VIDROS.

Cesar Felicio

Mariana Mariani

Karina Martins Delgado

Trabalho de aproveitamento de curso da disciplina Pesquisa em Administração de Empresa, orientado pela Profª Mestra Mariana Ribeiro

São Caetano do Sul / 2015[pic 2]

SUMÁRIO

1.

RESUMO:        3

2.

INTRODUÇÃO:        4

2.1.

JUSTIFICATIVA DE PESQUISA        5

3.

PROBLEMAS DE PESQUISA        6

4.

OBJETIVO DAS PESQUISAS        7/8

4.1

OBJETIVO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS          9/10

5.

REFERÊNCIAL TEORICO         11/12

6. CONCLUSÃO ........................................................................................................13

7. REFERÊNCIAS......................................................................................................14

        

RESUMO:[pic 3]

O presente estudo analisou que os conflitos são presentes em todos os ambientes, organizacionais ou não, pois sempre que houver a convivência entre um grupo de pessoas, inevitavelmente haverá divergências de ideias e objetivos, entre outros fatores. Os gestores geralmente veem o conflito como sinônimo de problema, mas, é possível que as divergências tragam benefícios as atividades empresariais.

O assunto no qual abordamos é instigante de estudar e conhecer melhor o assunto, que é ainda pouco elaborado em trabalhos científicos e nas organizações, embora seja de suma importância para uma gestão de pessoas.

O desenvolvimento do tema situa-se na gestão de conflitos nas organizações, sob a ótica de que situações conflituosas, se bem administradas, podem apresentar oportunidades de crescimento e mudanças. Diante disse objetiva-se conceituar e analisar os conflitos, assim como seus tipos e abordagens, a fim de identificar seus efeitos e organizações nos dias de hoje.


 INTRODUÇÃO

O conflito pode ocorrer no contexto de relacionamentos entre duas ou mais partes, podendo ser entre pessoas, grupos ou organizações, assim como pode ocorrer entre mais de duas partes ao mesmo tempo. O conflito faz parte da nossa vivência enquanto seres sociais em constante interação com os outros, ele é parte integrante da vida dos seres humanos. A sua existência não é prejudicial, antes pelo contrário, promove o crescimento e desenvolvimento. A anulação ou inexistência não seriam de modo algum benéficas, tanto para os indivíduos quanto para as organizações. Analisamos o gerenciamento de conflitos em uma Empresa Vidreira que requer alguns cuidados específicos no que diz respeito aos recursos e o ambiente de trabalho, por trabalhar com um grande nível de periculosidade e risco de acidente que gera diversos conflitos na organização. Pretendesse especificamente analisar os estilos de gestão de conflitos e as diversas dimensões inerentes à satisfação no trabalho. Nota-se que maior parte dos autores que concordam sobre a inevitabilidade do conflito, pois é da natureza humana, e como as pessoas integram as organizações, estas terão de aprender a lidar com essa realidade. A palavra conflito vem do latim conflictus, que significa choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias. O que fortalece as guerras internas são os conflitos Certamente, muitos dessas guerras são fontes de conflitos.  Além das causas mais novas, geradas pela nossa sociedade moderna, como a competividade, continuam inabaladas todas as causas mais antigas: luta como poder, o desejo do êxito econômico a necessidade de status e a exploração de terceiros.   Consequentemente, por muitas razões, a sociedade atual pode estar sujeita a experimentar um aumento e não uma diminuição de conflitos. A necessidade de gerir construtivamente conflitos aumenta de importância a cada dia que passa o mais importante de tudo, porém é propiciar aos colaboradores um ambiente agradável para desenvolver seu trabalho.

Aplicando à realidade, conflito é um estado antagônico de ideias, pessoas ou interesses e não passa, basicamente da existência de opiniões e de situações divergentes ou incompatíveis. (BERG, 2012)

Berg (2012, p.18), afirma que: “O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional”. Burbridge e Burbridge (2012) defendem que conflitos são naturais e em muitos casos necessários.  É o motor que impulsiona as mudanças. No entanto muitos conflitos são desnecessários e destroem valores, causando prejuízo para as empresas e pessoas que nela trabalham. O principal desafio dos gestores é identificar os conflitos produtivos e contra produtivos e gerenciá-los.

Já para Chiavenato (2004), conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana; constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração, a palavra conflito está ligada a desacordo, discórdia, etc.

2. Justificativa da Pesquisa 

Para que haja conflito, além da diferença dos fatores citados, deve haver uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas, ou seja, quando uma das partes, seja individuo ou grupo, tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte, a qual interfere na sua busca de atingir os objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com