TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 8

Artigos banas qualidade PDF Imprimir E-mail

Excelência em segurança alimentar

Cuidados que devemos ter quando visualizamos uma propaganda dizendo: "somos certificados I.S.O 9001" ou, "nossa qualidade é I.S.O ".

Primeiro questionamento que devemos fazer a esta empresa:

Qual é o escopo da sua certificação ?

Pois no escopo do certificado deve estar transcrito qual é o processo ou produto que esta certificado. Pois nem sempre quando se lê certificados ISO todo o processo daquela empresa esta certificada . A empresa é que decide qual o processo ou produto que ela quer certificar. Logicamente uma certificação completa poderá sair mais barata e inspira maior confiabilidade aos clientes do que uma, "semi-certificada".

Lamentavelmente muitas empresas utilizam o nome CERTIFICADA ISO 9001 erradamente, para fins de marketing. Isso em algumas situações poderá ser considerada até como propaganda enganosa. Outro detalhe que devemos saber.

Uma empresa Certificada tem excelência de qualidade?

- NÃO !

Uma empresa certificada esta garantindo:

- que sua qualidade é planejada, controlada e padronizada;

- devendo gerar melhoria contínua dos produtos e processos;

- que seus colaboradores estão comprometidos com os objetivos;

- devendo estar sendo reciclados continuamente.

- Ter um certificado I.S.O não quer dizer que aquela empresa tenha excelência de qualidade, ela tem sim uma ferramenta para gestão da qualidade, que a encaminha para a excelência.

Em resumo:

ISO 9000 é norma para gestão da qualidade! Não é excelência de qualidade! Mas, poderá ser!

Dependendo da maturidade e ética dos profissionais que a administram.

Basta querer!

Dieter Claus Josef Jäckel é Diretor Técnico da Proquality responsável pela coordenação dos projetos de consultoria. Especialista na área de Qualidade e Produtividade, com mais de 23 anos de experiência, com especializações na Dinamarca e Alemanha. Credenciado pelo IRCA é Auditor Líder da Proquality Consultoria Empresarial.

Quem disse que

qualidade não faz Dinheiro?

Eu seria suspeito em falar de QUALIDADE por ser minha especialidade, no entanto, podemos observar, como inúmeras empresas que aderiram à planos estratégicos de qualidade, se projetaram no mercado interno assim como, no mercado internacional.

PONTOS ESTRATÉGICOS QUE DEVEM SER PRIORIZADOS NA QUALIDADE:

– Planejamento com projeção (onde queremos chegar?)

– Motivação dos funcionários para alcançar as metas.

– Despertar no funcionário o que ele ganha atuando com qualidade.

– Encarar os problemas que emergem no dia-a-dia como Oportunidade de melhorias aplicando ações preventivas para erradicá-los do processo.

– Aplicar Ferramentas da Qualidade para controle dos processos:

Kanban, 5Ss, Gerenciamento Visual, Métodos de Análise e Solução de Problemas, 6Sigma e outros

– Implementar SGQ reconhecidos internacionalmente tais como:

ISO 9001, 14000, TS 16949, GMP e outros

– Foco no cliente = Ouvi-lo

É primordial : Acompanhar a evolução da qualidade com dados e fatos .

Além das projeções da empresa no mercado, existe um percentual significativo de redução dos custos internos, devido à redução de desperdícios nos erros potenciais.

Os principais desperdícios são: Métodos inadequados, Equipamentos sub ou super dimensionados, Matérias-primas e materiais inadequados e qualidade não garantida, Mão de obra com baixa qualificação e não comprometida com os objetivos da empresa, Ambientes desorganizados que não garantem a acuracidade das informações não garantem a qualidade que o cliente espera.

É importante que tenhamos a consciência que, para sermos competitivos nos dias de hoje temos que seguir essa fórmula:

Produzir + com - = Qualidade

Traduzindo : Fazer bem feito na 1ª vez.

Cada vez que leio um artigo que atesta que qualidade não é um agregado ao processo e ao produto e sim a essência de sobrevivência das empresas, minha auto estima cresce, pois atesta também minha convicção que, qualidade deveria ser seguida como religião; onde “só recebem as graças os que a praticam”. Só que lamentavelmente ainda a qualidade é considerada como um automóvel de última geração que está na garagem e não é utilizado por que ninguém sabe dirigi-lo.

Lendo um artigo em um conceituado jornal, observei que, apesar da crise econômica e da forte retração sofrida pelo setor automotivo, a indústria de Artefatos de Borracha Bins S.A., de São Leopoldo (RS) fechou 2002 com um faturamento de R$ 27,1 milhões, com um crescimento de 25% sobre 2001. O resultado superou em 11% a previsão de faturamento da própria empresa para o período, que havia sido fixado em R$ 24 milhões.

A constante aposta na qualidade de seus produtos levou a empresa a conquistar em 1996, a certificação ISO 9002 e, em 1999, a QS 9000. Agora, está em vias de obter a ISO 9000:2000 e a ISO/TS/16949:2002, habilitando-se a atuar como fornecedora de componentes para qualquer planta automotiva mundial, constituindo-se numa das 10 primeiras indústrias da América do Sul a obter estas certificações nestas versões. Com isto, a empresa poderá acelerar o processo de globalização de suas exportações para todos os continentes.

Eis uma das comprovações que atesta que:

Qualidade não é desperdício de Tempo e sim, LUCRO !

Quem tem, sai na frente, que não tem fica para traz.

Dieter C. J. Jäckel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com