TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Ensaios: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  4.175 Palavras (17 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é

indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um estudo sobre as raízes históricas do planejamento e sua importância administrativa para as empresas.

Têm-se que, através do planejamento, os gestores definem a tomada de decisões

por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas

e tecnológicas; enquanto a administração estratégica se preocupa com novos mercados,

novos produtos e ou novas tecnologias, favorecendo o processo de ação empresarial.

Planejamento

Percebe-se que o ambiente onde as empresas desenvolvem seu processo de planejamento mudou muito nos últimos anos. A globalização dos mercados, a intensificação das redes e das parcerias, a ampliação das exigência dos clientes, a diferenciação ampliada dos produtos e o aumento da concorrência são alguns dos fatores que influenciam a praticva do planejamento das empresas. Tais mudanças podem até conduzir os gestores a questionar a própria viabilidade da aplicação do planejamento.

O planejamento é hoje mais do que nunca necessário a gestão da empresa. Entretanto, para colocá-los em pratica de forma efetiva, é preciso que o gestor conheça bem cada um dos seus elementos, suas funções e seus limites. È fundamental que saiba utilizar bem os seus instrumentos e, mais do que tudo, que seja flexivel o bastante para perceber que planejar nem sempre é o contrário de fazer. Poderíamos finalizar dizendo que no planejamento se começa fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente, se estará fazendo o impossível.

Bibliografia: CERTO.Samuel:Peter.Paul.Administração estratégica:planejamento e implementação estratégica.São Paulo:Makron Books.1993.

PORTER.Michael.Estratégia Competitiva:Técnicas para analise de industrias e da concorrencia.Rio de Janeiro:Campus.1989.

Chiavenato,Idalberto Administraçao/Idalberto Chiavenato. - Rio de Janeiro:Elsevier; São Paulo:Anhanguera,2010.

“Veja o futuro antes dos outros”

Na visão do Professor Roberto Shinyashiki a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e consequentemente profissional.

Um empreendedor sabe que existe duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que a outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro.

A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades, ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.

“O desafio do administrador do futuro”

Na visão do Professor Paulo Barreto dos Santos o administrador do futuro busca incansavelmente o sucesso profissional, a qualquer custo, mesmo em prejuizo de sua vida pessoal e família, trabalhando horas além do seu expediente, devendo estar sendo antenado e estudando sempre. Mas é um gestor justo, que respeita e é respeitado pelos subordinados.

Considerações Finais:

“Planejar é elaborar um roteiro de ações para atingir um fim”.

Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, ações visando a realização de determinado projeto.

Planejamento é o esforço para dirimir o caos que se instala quando inúmeras atividades ocorrem na realização de um intento.

Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos o que vai acontecer.

O planejamento não é uma iniciativa onde pretende acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficacia nos projetos e processos decorrentes.

Bibliografia: < https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFnrl4MPvOGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkLThkNTltODJlODZNzkyOWZj&hl=pt_BR> (Professor Paulo Barreto dos Santos))

https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0ByFnrl2MPvOGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkLThkNTltODJlODZNzkyOWZj&hl=pt_BR> (Professor Roberto Shinyashiki)

Chiavenato,Idalberto Administraçao/Idalberto Chiavenato. - Rio de Janeiro:Elsevier; São Paulo:Anhanguera,2010.

Planejamento

Planejamento é um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações que será elaborador, implantado, desenvolvido, implementador e gerenciador, em pro de um objetivo distinto preestabelecido.

O planejamento tem por finalidade antecipar as situações previsíveis; predeterminar os acontecimentos e preservar a lógica entre eventos.

Requisitos do processo de planejamento

Procurar informação para definir precisamente os objetivos, visando estabelecer previsões e alternativas para a predominância da ação.

As partes do Planejamento são:

a. Planejamento dos fins: especificação do estado futuro desejado;

b. Planejamento de meios: proposição de caminho para a empresa chegar ao objetivo desejado;

c. Planejamento organizacional: esquematização dos requisitos organizacionais para poder realizar os meios propostos;

d. Planejamento de recursos: dimensionamento de recursos humanos e materiais determinação da origem e aplicação de recursos financeiros;

e. Planejamento de Implantação e controle: corresponde à atividade de planejar o gerenciamento de implantação do empreendimento.

O planejamento divide-se em vários tipos, a depende da área de atuação e do objetivo a ser alcançado.

Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico: processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vista a obter um nível de aperfeiçoamento na relação da empresa com seu ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com