TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de qualidade e processos MBA

Por:   •  18/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: Atividade Individual

Aluna: Fernanda Rufino

Turma: Gestão da Qualidade e Processos-0721-1_6

Tarefa: Plano de ação para empresa Super Insumos

Introdução

A Qualidade é um tema ganhou força dentro das organizações no começo do século XX, quando as empresas constataram a necessidade de realizar produções em larga escala.

Ao longo dos anos, o conceito foi evoluindo bastante. Inicialmente, a função relativa à qualidade era voltada para a inspeção. Depois de um tempo, o controle estatístico da qualidade começou a surgir nas empresas. Após isso, houve a era da garantia da qualidade até chegar no período da gestão estratégica da qualidade, movimento que teve origem nas últimas décadas do século XX, cuja abordagem é assimilada por boa parte das organizações até hoje.

A Qualidade, atualmente, não se limita mais a produtos e sim em projetos. Ela faz parte do gerenciamento do todo, desde o início da produção até o pós-venda. Seu objetivo, principalmente, é satisfazer clientes e demais partes interessadas.

Para isso, atualmente a Qualidade conta com ferramentas e métodos de gestão estratéticos que visam trazer resultados consistentes. Abaixo, temos alguns:

  • Diagrama de causa e efeito
  • Fluxograma
  • 5W2H
  • Benchmarking
  • Seis Sigma

É nesse contexto que, organizações como a Super Insumos, fundada no início do século XXI, procuram na gestão da qualidade uma forma para aprimorar seus processos.

A empresa acaba de se deparar com um grande desafio, que é fornecer insumos para um novo cliente, a Mega Aço Empreendimentos. A necessidade de aumento da produção para atender o novo cliente fez com que a Alta Gestão verificasse problemas que necessitam de mudanças.

Assim, será preciso desenvolver um plano de ação para melhoria do modelo de gestão da Super Insumos. Nesse plano, serão apresentadas ações com foco principal na gestão da qualidade e seus processos.

Após estudo aprofundado de técnicas e ferramentas de qualidade, foi feita uma análise dos problemas da empresa em questão e relacionadas propostas para superá-los. O resultado desse trabalho pode ser conferido a seguir.

Desenvolvimento – Identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos

A identificação dos elementos importantes a serem observados para implementação da qualidade na empresa

Para realizar a implementação da qualidade em empresas, é importante observar alguns elementos inicialmente. Antes de abordar as técnicas a serem utilizadas, vale ressaltar que não existe qualidade sem investimento financeiro, método e compromisso da liderança.

O gerenciamento da qualidade pode ser obtido com uso de três processos, de acordo com Juran (2009), conhecidos como trilogia Juran: planejamento, controle e melhoria. Cada um desses processos envolve etapas específicas que vão desde a identificação de clientes, passando pela avaliação de desempenho até criação de equipe com responsabilidade de tornar projetos bem-sucedidos.

Para Atul Ganata (2011), a implantação de metodologias necessita de um bom gerenciamento, que pode ser feito a partir do ciclo PDCA (Definir, Implantar, Praticar e Melhorar). Trata-se de uma conhecida ferramenta de gestão da qualidade que visa resolver problemas ou melhorar um processo.

No caso da empresa Super Insumos, temos as seguintes questões que necessitam de atenção:

  • insumos fora da especificação;
  • falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  • metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  • devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  • funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e
  • problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Dessa forma, seria necessário elencar os problemas citados em ordem de prioridade e, posteriormente, uma das possíveis ferramentas a serem utilizadas para tratar dos problemas identificados seria o PDCA, agindo por etapas, conforme abaixo:

Plan (Planejamento): esta é a fase de estabelecimentos de metas e objetivos que desejam ser desenvolvidos. Com base na observação dos problemas já relatados, de cunhos operacionais ou gerenciais, a ideia é localizar oportunidade de melhorias e gerar propostas para solucioná-los.

Do (Execução): esta é a fase de implementação do planejamento, em que se implanta projetos pilotos, treinando e educando os envolvidos para execução dos métodos.

Check (Verificação): esta é fase de verificação dos resultados obtidos, por meio do uso de ferramentas de controle e mensuração, comparando-os com fatos e dados a fim de promover a garantia da qualidade.

Act (agir corretivamente): esta é a fase de disseminar as melhores práticas e aprimorar processos, garantindo que o padrão de desempenho seja melhor do que o cenário anterior.

Vale pontuar que se trata de uma ferramenta de melhoria contínua, sendo necessária sempre ser revisitada e, assim, revista de tempos em tempos, principalmente por conta do dinamismo do mundo atual, em que mudanças ocorrem constantemente e de forma acelerada.

A ideia é que, com o tempo, a empresa consiga solucionar seus problemas de processos através de ferramentas de gestão, a fim de caminhar para implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade.


A apresentação de uma proposta que inclua a utilização da ferramenta benchmarking para superar o desafio de elevar a motivação dos funcionários

O benchmarking é uma importante estratégia utilizada pelas empresas que visam aumentar a eficiência e a qualidade de processos, projetos ou produtos e serviços, trazendo assim melhoria de resultados. Na tradução livre, pode ser entendido como “ponto de referência”.

Consiste na realização de pesquisas que permitem comparação com produtos ou serviços ofertados, práticas empresariais ou metodologias utilizadas no mercado que possam servir de modelo para a organização que deseja verificar os aprendizados adquiridos e adequá-las à sua realidade.

Os benchmarkings podem ser internos ou externos, o que significa que há como serem buscados na própria empresa, em outra área ou setor, ou externamente, em outras empresas do mercado, não necessariamente limitando-se à concorrência.

No caso da Super Insumos, o desejo é utilizar a ferramenta para motivação de funcionários. Olhando para o mercado, podemos destacar empresas que são consideradas referência no que tange à satisfação de colaboradores por apresentarem programas com este foco. Há uma em específico, que pode ser estudada nesse caso por estar sempre sendo noticiada na imprensa e reconhecida por suas ações. É a Maganize Luiza.

A empresa iniciou sua trajetória na década de 50, no interior de São Paulo. Ao longo dos anos, foi ampliando suas atividades, para além das lojas físicas, até se tornar referência no Brasil no mercado de varejo.

No que tange à satisfação de funcionários, pode-se dizer que seus colaboradores possuem atitude de dono. A regra de ouro da empresa é: fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você.

Desde quando ingressam na empresa, os novos colaboradores de lojas físicas passam por uma série de dinâmicas em grupo ao longo de um mês, o que já os aproximam bastante e logo se sentem partes integrantes da companhia. Eles recebem kits boas-vindas e passam por treinamentos para compreender a cultura organizacional da empresa, desenvolver as competências técnicas e operacionais necessárias para desempenhar suas funções nas lojas, além de receberem conhecimento gerais sobre as histórias da cidade e do bairro onde vão atuar. Durante suas trajetórias na empresa, os colaboradores também recebem treinamentos constantes. A empresa possui importantes canais de comunicação, como o Portal Luiza, que promove pesquisas e enquetes para apoiar as tomadas de decisões da empresa.

Desde a gestão de Luiza Trajano, antiga CEO e atual Presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, o lado humano é priorizado pela empresa e sua política de gestão de pessoas é constantemente premiada, principalmente pela cultura de escutar colaboradores. Isso é refletido diretamente em resultados, com geração de caixa operacional de R$ 2,7 bilhões nos últimos 12 meses.

Dito isso, recomenda-se que a Super Insumos verifique as boas práticas da Maganize Luiza e adeque-as para sua realidade empresarial. A ideia é que ela adapte o que foi apresentado para solução da falta de motivação de funcionários, criando programas e metas focados nesses indivíduos, o que também solucionaria outro problema apresentado, que são as metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada.

A identificação, por meio do Diagrama de Ishkawa, das causas que levam aos problemas operacionais da empresa

O diagrama de Ishkawa, também conhecido como diagrama espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta utilizada para identificar causas, agrupadas por categorias semelhantes, para os efeitos encontrados. Nesse caso, serão consideradas as categorias: método, matéria-prima, mão de obra, máquinas, medição e meio ambiente.

Essa metologia pode contar com a contribuição de várias pessoas envolvidas nos processos, desde o “chão de fábrica” até a Alta Gestão. Por se tratar de uma representação gráfica simples, permite auxiliar a equipe a chegar nas causas-raiz, de forma bastante visual.

Abaixo, os diagramas desenhados para os problemas operacionais da empresa em questão:

  • Insumos fora da especificação

[pic 1]

  • Falta de conformidade na coleta de lixo industrial

[pic 2]

  • Devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas [pic 3]

  • Problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias

[pic 4]

A apresentação de um plano de ação para a área de logística, apontando soluções para a questão das mercadorias extraviadas. Para tanto, considerando a ferramenta 5W2H, defina as responsabilidades, os métodos, prazos, objetivos e recursos necessários para o alcance dos objetivos logísticos

A ferramenta 5W2H consiste na realização do mapeamento e padronização de processos, por meio da elaboração de um plano e de estabelecimento de procedimentos associados a esses indicadores. É utilizada a nível gerencial, permitindo fácil entendimento das ações, responsabilidades, prazos, finalidades, métodos, e custos. A ferramenta apresenta as iniciais das palavras, na língua inglesa: ação, (what), responsável (who), prazo (when), onde (where), por quê (why), como (how) e quanto custa (how much). No caso da empresa Super Insumos, a ferramenta será utilizada para resolução dos problemas de logística. Abaixo, foi pensado o seguinte plano de ação:

[pic 5]


A avaliação de quais problemas poderiam ser trabalhados por meio da ferramenta Seis Sigma

A ferramenta Seis Sigma visa maximar o desempenho dos processos dentro de uma empresa. Trata-se de uma ferramenta de qualidade que busca alto grau de controle. O início de sua filosofia se deu na década de 1980, quando a empresa Motorola buscou novas metodologias para implementar melhorias empresariais.

Algumas importantes características do Seis Sigma são: reduzir defeitos para próximo de zero, reduzir desperdícios, focar no cliente, garantir custo de operações menores, aumentar lucratividade e melhorar produtos ou serviços.

Entre as ferramentas utilizadas no universo da metodologia Seis Sigma, temos a metodologia Dmaic, que é baseada no PDCA, já falado nessa análise para a empresa Super Insumos. O ciclo Dmaic é dividido em 5 etapas, conforme a seguir:

  • D – definir o projeto
  • M – definir os indicadores para mensurar os padrões de desempenho
  • A – analisar as causas do problemas definidos
  • I – implementar melhorias e soluções
  • C – controlar e garantir a perpetuação de mudanças

Diante do exposto, pensando nos problemas apresentados no caso da Super Insumos, os problemas abaixo poderiam ser resolvidos por meio da ferramenta:

  • insumos fora da especificação;
  • falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  • devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  • problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Considerações finais

Após análise minunciosa dos problemas apresentados, vimos que é possível solucionar cada um deles por meio de ferramentas e métodos, pensando na Qualidade de forma estratégica.

Há também outras ferramentas que não foram citadas explicitamente, mas que também caberiam ser implementadas dentro do ciclo PDCA ou Dmaic, por exemplo. São elas: brainstorming, matriz GUT, técnica do grupo nominal, estratificação, gráfico de Pareto, histograma, matriz de priorização e carta de controle.

Vale ressaltar também que a análise se baseia em estudos para chegar nessas recomendações. De toda forma, a implementação dessas soluções e de qualquer solução estratégica relacionadas à Qualidade para empresas é de cima pra baixo, ou seja, deve ser uma iniciativa da Alta Gestão, sendo ensinadas através do exemplo (Crosby, 1979).

É preciso, portanto, que a Alta Gestão da Super Insumos tenha pleno envolvido na implementação da Qualidade na empresa. Assim sendo, espera-se que a empresa aumente suas vantagens competivas no mercado e gere valor para seus clientes e demais partes interessadas, destacando-se no seu segmento de atuação.

Referências bibliográficas

ANDRADE, Luiza. Diagrama de Ishikawa: o que é e como fazer. Site Ware. Disponível em:< https://www.siteware.com.br/blog/metodologias/diagrama-de-ishikawa/>. Acesso em 7 de agosto de 2021. 

GANATA, Atual. Amadurecendo o Gerenciamento de Projetos com a Utilização de uma Metodologia. Disponível em:< https://www.pmi.org/brasil>. Acessao em 7 de agosto de 2021.

MAGAZINE LUIZA - GREAT PLACE TO WORK. Melhores empresas para se trabalhar em 2015. Disponível em: <http://conteudo.magazineluiza.com.br/pdf/gptw-2015.pdf>. Acesso em 7 de agosto de 2021.  

Redação do Portal. Conheça as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil. Great Place to Work. Disponível em:< https://conteudo.gptw.com.br/150-melhores-2020>. Acesso em 7 de agosto de 2021.

 Redação do Portal. Uma espiada na grama do vizinho, ou: como fazer benchmarking. Disponível em: <https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/benchmarking/>. Acesso em 7 de agosto de 2021.

ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar; MARSHALL JUNIOR, Isnard; QUINTELLA, Odair Mesquita. Gestão da qualidade e processos. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014.

Site Institucional. Maganize Luiza. Disonível em: <https://ri.magazineluiza.com.br/>. Acesso em 7 de agosto de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (831.7 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com