TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento. AVA

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

Campinas 27 de Abril de 2014.

ANHANGUERA EDUCACIONAL.

Trabalho, Gestão do conhecimento. AVA.

Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Aula tema 05.

Nome.

RA;

ADMINISTRAÇÃO

Introdução

Ainda é comum associar o conhecimento, no contexto empresarial, e desenvolvimento e, portanto, a tecnologia e as descobertas e inovações. Entretanto, o conhecimento que torna a empresa capaz de competir vai alem daquele contido nos produtos: ele esta presente tanto nas decisões como nas atividades mais cotidianas das organizações.

(1) Explique as diferenças entre informação e conhecimento.

Confundida por muitos a informação e o conhecimento não são as mesmas coisa.

(2) A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.

(3 )A alavanca que impulsiona a criação do conhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional.

(4) cite quais são os quatro processos que compõem o modelo de criação do conhecimento, proposto por Takeuchi e Nonaka (2008).

(1) A informação está de uma maneira ligada ao conhecimento, sem informação não há conhecimento, esse informação é meramente a declaração de fatos, ações ou também divulgações em si, a informações concebida gera o inicio do conhecimento, Todos os dias somos bombardeados de informações mas elas simplesmente passam pelos nossos órgãos de sentido, são poucas as que retemos ou passam a fazer parte de nosso conhecimento, mas não necessariamente toda a informações é de fato um gerenciador de conhecimento nato. Informação são fatos ou dados comunicados podendo ser conhecidos ou não, essa informação pode acontecer a qualquer momento que há um acontecimento, por exemplo; um avião cai e você recebe está noticia, isso só é uma informação/notificação, não gera nenhum tipo de conhecimento, agora por outro lado um exemplo simples, quando você vê um chamado/informação na teve sobre a epidemia Dengue de que não podemos deixar água parada seja dentro de vasos ou em qualquer lugar para evitar a proliferação do mosquito isso partiu de um informação para um conhecimento pratico, porque agora você sebe que não pode deixar água parada para evitar as conseqüências, pronto acabou de agregar um conhecimento, por mais simples que seja. Informação é simplesmente divulgação de algo. Para uns a informação é simplesmente informações, mas essa mesma informação para o outro pode ser fundamental para o seu conhecimento.

O conhecimento vem com o saber, conhecimento é a ação, ou seja, é o que você constrói (realiza, gera, produz) a partir da informação recebida. se aprofundar em determinado assunto até chegar ao ápice do assunto, então tornar-se um mestre daquele assunto como, por exemplo, um professor, até que alguém busque informações e valores mais que você, e esse alguém neste caso podem ser um aluno dedicado. O conhecimento significa se apropria mentalmente desses dados ou informações passando a ter um significado. O conhecimento é gerado a partir do aprendizado das informações obtidas, de forma intencional ou por acaso com indução critica do que devemos absorver para utilizarmos em nosso dia-dia ou quando necessário. Conhecimento se dá através de um juízo ou opinião com base em estudos descobertas sobre a mesma divulgação. Agora cabe a nós decidirmos o que queremos fazer e que tipo de pessoa quer ser

.

(2) Com a nova era digital e tecnológica fica fácil perceber como a evolução não tem limite, independente do lugar, hora pra acontecer, a informação é lançada pra todos de maneira rápida e acessível. A Internet e as tecnologias digitais fizeram emergir um novo paradigma social, um novo rumo para uma nova sociedade interligada, sem preconceito e classe social, um mundo onde o fluxo de informações é intenso, em permanente mudança e extremamente flexível.

Segundo Manuel Castells (1999),” quando diz que a revolução tecnológica deu origem ao informacionalismo, tornando-se assim a base material desta nova sociedade”.

O desafio imposto por esta nova sociedade é imenso; o que se lhe pede é que seja capaz de desenvolver nos receptores competências para ingerir /participar de forma que o uso dessa tecnologia seja pra agregar um conhecimento induzido e aprofundado em um nível maior de informação apenas com um intuito de agregar valores e interagir num mundo global, altamente competitivo que valoriza o ser flexível, criativo, capaz de encontrar soluções inovadoras para os problemas de amanhã, ou seja, a capacidade de compreendermos que a aprendizagem não é um processo estático, mas, algo que deve acontecer ao longo de toda a vida.

As informações constituem a base do conhecimento, esse conhecimento é entendido como a capacidade que o cada um tem, diante da informação, de desenvolver uma competência reflexiva para seus interesses.

Manuel Castells (2002)

“ Capacidade de penetração dos efeitos das novas tecnologias – Refere-se

ao poder de influência que os meios tecnológicos exercem na vida social, econômica e política da sociedade”

Esse bombardeio de informações não é uma garantia de que isso pode resultar e um conhecimento Tácito de aprendizagem, mas para que isso possa fluir em caráter de conhecimento é necessário que diante das informações apresentadas, as pessoas terão interesse de transformar informações através da tecnologia para seu conhecimento e disseminando para uma nova visão.

Com a velocidade que estão a ocorrer estas mutações tecnológicas, a necessidade de refletir sobre os objetivos e a função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com