TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento: GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

Por:   •  2/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING

PÓS GRADUAÇÃO

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

CARLOS ALBERTO DA COSTA

DEIZE CRISTINA DA SILVA GALVÃO

RONALDO SILVA VENÂNCIO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Recife,PE

Dezembro/2015

CARLOS ALBERTO DA COSTA

DEIZE CRISTINA DA SILVA GALVÃO

RONALDO SILVA VENÂNCIO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho de avaliação de conhecimento apresentado com requisito complementar para aprovação no curso de Pós Graduação do Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing.

_______________________________________

Recife,PE

DEZEMBRO/2015

SUMÁRIO

1 IMPORTANCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

1.1 GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE

1.2 INTERFERÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL

2 GESTÃO DO CONHECIMENTO X PESSOAS

2.1 IMPORTANCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA PESSOAS  

        2.1.1. APRENDIZADO E ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO

        2.1.2. IDENTIFICAÇÃO  E CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO

        2.1.3. COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO

3 GESTÃO DO CONHECIMENTO X PROCESSOS

.3.1 IMPORTANCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA PROCESSOS  

        3.1.1. TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO

        3.1.2. OPERACIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

        3.1.3. MENSURAÇÃO DO CONHECIMENTO

4 GESTÃO DO CONHECIMENTO X NEGÓCIOS

.4.1 IMPORTANCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA NEGÓCIOS

        4.1.1. PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

        4.1.2. ACESSO AO CONHECIMENTO

        4.1.3. INVESTIMENTO E RETORNO DO CONHECIMENTO

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS


1 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Para a maioria das pessoas na sociedade atual a relação com o trabalho com a organização é vital, alguns colaboradores chegam a assimilar o trabalho como sua identidade como seu objetivo e ideal. Daí o porquê muitos colaboradores conjeturam o seu trabalho ou profissão à sua imagem como ser humano.

Nota-se que atualmente e num futuro não distante a gestão do conhecimento poderá se transformar numa área de muito sucesso dentro das organizações, pois, envolve todas as pessoas na organização (esse é o marco zero a ação inicial), ou seja, o ponto de partida. O colaborador se vendo como parte importante tende a ser mais comprometido, colaborativo e participativo tendo como veículo a motivação.

Apesar das empresas e organizações terem o conhecimento que para se manterem vivas e competitivas precisam adquirir, renovar e disseminar o conhecimento que utilizam para operarem, a grande maioria delas ainda não consolidou estratégias para agir, seja por indiferença, ou por não saberem realmente a forma correta de agir de forma efetiva para garantir a fidedignidade no processo de transferência do conhecimento.

Vislumbramos que a importância da gestão do conhecimento nas organizações tem bem mais do que um simples protocolo a oferecer, ter pessoas treinadas, dispostas e interessadas em aprender e difundir o conhecimento será o ponto chave para o sucesso das organizações.

  1. GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE

A menos de duas décadas os autores de geografia falavam de globalização e nós comtemplávamos como algo distante e inatingível, porém, hoje é distinto do mundo de ontem já observamos uma transformação de grande significado e com mudanças não somente circunstanciais, mas também estruturais e enfim a utópica globalização chegou. As fronteiras e barreiras diminuíram e estreitaram as pessoas, bens e serviços podem circular quase livremente por todo o mundo.

Ela não é a única mudança importante ocorrida nas últimas décadas, hoje se observa o papel fundamental das redes, internet e das novas tecnologias de comunicação e informação. Estas novas tecnologias produziram alterações que mexeram até nas características das populações no que se refere ao comércio mundial, aos hábitos dos consumidores, ao acesso a informação e ao conhecimento etc.

É bastante evidente que a fonte de valor econômico e riqueza da atualidade depende cada vez menos dos bens físicos e cada vez mais da criação e utilização de informação, conhecimento e ideias (ALEE, 2000).

As estratégias consideradas válidas na velha economia para a criação de vantagem competitiva como liderança em custos, diferenciação e busca de nicho de mercado (PORTER, 1992) já não são suficientes neste novo contexto. Quando observamos as grandes empresas dos dias de hoje, entendemos o real valor dos ativos intangíveis e que tais ativos são essencialmente baseados no conhecimento. Se nos aprofundarmos no assunto comprovaremos que atualmente, conhecimento é essencial para garantir sobrevivência e sucesso, principalmente em empresas de serviços onde o componente do conhecimento é ainda mais relevante para o sucesso do negócio e sua gestão, logo se faz necessário a adaptação contínua as atualizações mercadológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com