TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Google Execelencia de Marketing

Por:   •  28/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  5.785 Visualizações

Página 1 de 3

1. Com um portfólio tão diverso quanto o do Google, quais são os principais valores de marca da empresa?

Com seu portfólio de produtos, que compreende cinco categorias distintas (produtos desktop, móveis, Web, hardware e outros), o Google se destaca como uma das empresas de maior valor de marca (US$ 93,3 bilhões em valor de mercado), isso, sinônimo de seu sucesso como empresa de tecnologia que combina capacidade, liberdade e inovação de seus funcionários (conhecidos, na empresa, como Googlers ). Esse sucesso pode ser atribuído aos principais valores da marca, que são: Desenvolvimento dos produtos tendo como foco principal o usuário; Inovação constante, procurando facilitar ao máximo a interface e o acesso às informações necessitadas pelo usuário; Receita proveniente dos anunciantes virtuais, o que justifica a busca da empresa por produtos que tenham potencial de alcançar o maior número de pessoas possível; Construção de uma boa imagem para seu público, começando dos serviços gratuitos até as novas filosofias organizacionais; Valorização dos seus funcionários, expressa através da confiança e liberdade, juntamente com um ambiente de trabalho moderno, dinâmico, ético e propício à criatividade, apesar de altamente exigente; Utilização de dados coletados em tempo real para otimizar a eficácia de seu marketing e Sensibilidade ao mercado.

2. Qual deve ser o próximo passo do Google? A empresa está fazendo a coisa certa ao atacar a Microsoft com o conceito de computação em nuvem, e a Apple na briga por smartphones? 

O próximo passo do Google deve ser o de continuar a desenvolver seus produtos em conjunto com os seus usuários e parceiros, tendo em vista aumentar a sua participação de mercado, propiciando, assim, um crescimento de suas receitas. Tal passo necessita de desenvolvimento de planos de marketing concretos e bem definidos que especifiquem as estratégias capazes de fazê-lo avançar, além do investimento em publicidade dos novos segmentos que a empresa escolheu seguir.

Sendo assim, o Google está fazendo certo em buscar novos mercados. O ataque à Microsoft é arrojado e bem fundamentado, contudo a computação em nuvem é um conceito novo e que depende da mudança de valores dos usuários para funcionar. A grande maioria das pessoas ainda acredita que há mais segurança de não perder seus arquivos quando guardados em uma infraestrutura física e administrados por meio de um software, do que quando armazenados na computação em nuvem. Por mais que esse novo conceito seja inovador e aparentemente mais eficaz, a necessidade de não perder seus arquivos faz com que os usuários não pensem de forma tão racional, mas sim da forma que demonstre, para eles, mais segurança. Essa questão pode impedir o sucesso dessa estratégia do Google, mas se eles conseguirem realizar uma propaganda eficiente de seu produto, que mude esse pensamento, o Google está correto em tentar aumentar seu espaço publicitário, o que é fundamental para o crescimento da empresa. Um exemplo de concorrência direta à Microsoft, que deu certo, foi a criação do Google Chrome, que hoje é o navegador mais usado, desbancando o Internet Explorer da Microsoft.

Na briga com a Apple no mercado de smartphones, o Google parece estar no caminho certo. O Android, sistema operacional móvel do Google, não é um sistema exclusivo, está presente em muitos modelos de smartphones e tablets. Outro fator que colabora é o preço da maioria desses aparelhos, que são muito mais acessíveis que um iPhone, o que facilita a popularização do sistema. Mesmo que a Apple ainda consiga fazer com que seu sistema operacional seja altamente rentável, o Google consegue atingir seu maior objetivo, que é o de alcançar o maior número de pessoas possível e conseguir assim aumentar seu espaço publicitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com