TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa Maré Vermelha

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

O Filme Maré Vermelha retrata o cenário de um submarino nuclear americano nomeado por “Alabama” liderado pelo Capitão Ramsey e seu Imediato Hunter. Os militares americanos foram enviados em uma missão no intuito de atacar e neutralizar um submarino Russo detentor de armas nucleares. Ambos se encontram na posição de militares com maior graduação de sua tripulação, possuindo como principal finalidade guiar, em conjunto o submarino através das melhores tomadas de decisão possíveis e cabíveis perante as adversidades enfrentadas.

Realizando uma abordagem mais detalhada dos principais personagens, temos:

- Capitão Ramsey: Profissional altamente experiente e determinado, acostumado a exercer a atividade de liderar tripulações em missões militares, porém, ressalta-se como defeito sua linha de raciocínio altamente inflexível e fechada, de tal modo a não admitir quaisquer intervenções em seu meio de conduzir o processo decisório.

- Imediato Hunter: Hunter é um profissional altamente técnico, possui uma vasta gama de conhecimento teórico, é flexível, democrático, aceita e leva em consideração opiniões e visões que divergem do seu modo de agir, porém, esta é sua primeira missão a ser executada diretamente em campo.

Visto a diferença entre os perfis, o Capitão Ramsey por possuir uma vasta bagagem prática (em campo) deixa evidente seu descontentamento e passa questionar a capacidade de atuação prática do Imediato.

Dado momento, é recebida uma mensagem cujo remetente é o Governo Americano, ordenando o ataque ao submarino russo, o que acabaria iniciando a Terceira Guerra Mundial. Após instantes, é recebida uma segunda mensagem, porém, está por sua vez encontra-se danificada (recebida parcialmente) devido aos danos causados perante a antena de comunicação do submarino americano e, é neste momento que o conflito entre o Capitão e o Imediato passa a atingir outro patamar pois o Capitão Ramsey defende que devem seguir com o ataque e o Imediato Hunter pretende ter mais cautela, esperar reestabelecer a comunicação e ler a segunda mensagem encaminhada pelo exército americano na íntegra.

2. Respostas e Comentários sobre as três questões básicas

2.1 Quais as práticas de Governança Corporativa desenvolvidas pelos 2 executivos chefes – capitão Ramsey (CEO) e o Imediato Hunter (CFO)? Descreva em detalhes quem melhor observa os princípios e atua de forma orientativa e colaborativa?

Capitão Ramsey: Em linhas gerais, apenas consigo visualizar claramente as práticas de governança corporativa por parte do capitão Ramsey na parte final do filme, mais precisamente quando ele reconhece seu possível equívoco, enxergando que sua atitude de não esperar que a comunicação fosse reestabelecida poderia ter iniciado indevidamente a Terceira Guerra Mundial. Em minha visão, esta atitude está diretamente atrelada ao pilar da “Prestação de Contas”, pelo fato de assumir a consequência e os erros de seus atos e, também um pouco com a “Transparência”, pois foi disponibilizada todas as informações ocorridas dentro do submarino para todo exército americano.

Imediato Hunter: Primeiramente, respondendo ao contexto da pergunta, no caso do imediato Hunter, sem dúvidas é o que melhor observa os princípios e atua de forma orientativa e colaborativa basicamente pelo fato de atender praticamente todos os pilares da Governança Corporativa e trabalhar sempre em favor do interesse dos shareholders, onde: Transparência: Ele deixou expresso à sua tripulação o atual cenário, que havia uma mensagem mal recepcionada (recepcionada parcialmente) por problemas na comunicação do submarino e que os lançamentos do misseis nucleares precisavam ser evitados até a confirmação da mesma. Neste sentido, destaco a transparência pelo fato dele não ter aceitado seguir apenas com a primeira mensagem completa que ordenava o disparo dos misseis e, ter usado sua persuasão para “retardar” o lançamento dos misseis com seu “colega” Peter e também para consertar a comunicação do submarino perante a equipe de rádio. Equidade: Em momento algum Hunter coloca seus interesses pessoais e de sua tripulação acima de seu país, deixando sua própria segurança e família de lado por um “bem maior” que no caso, seria obter a informação da segunda mensagem e consequentemente evitar o possível início indevido da terceira guerra mundial, caracterizando assim o tratamento isonômico, isto é, objetivando sempre a melhor tomada de decisão possível sem qualquer tipo de parcialidade. Prestação de contas: Ao final do filme, todo o ocorrido dentro do submarino foi reportado ao exército americano pelo capitão Ramsey e, Hunter estava fisicamente ao local para prestar contas dos motivos que o levaram a “quebrar” a hierarquia militar, contradizer seu capitão e prestar quaisquer outras informações que julgarem necessárias. Responsabilidade corporativa: Diferentemente de Ramsey que alegou a seguinte frase que me marcou muito: “Estamos aqui para preservar a democracia e não para praticá-la”, Hunter sempre prezou pelo bem-estar e desenvolvimento sua tripulação, incentivando (como no caso do conserto da comunicação), persuadindo (como no caso do retardamento do lançamento dos misseis por Peter), dentre outras atitudes.

2.2 Identifique todos os principais elementos ou grupos com interesse nas decisões durante o Conflito de Agência que se estabelece naquela situação. Quem, de fato, são os verdadeiros Shareholders e os Stakeholders, quando hipoteticamente tratamos e aplicamos os melhores princípios de gestão para um Estado na forma de uma grande Organização ?

Shareholders: Dentro da governança corporativa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com