TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Recursos Humanos

Por:   •  12/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Paula Souza

Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Recursos Humanos

Gabriele Silva

Isabela Silva

Regina Maforte

Suelen Ferreira

Teoria das Relações Humanas

Tipos de Departamentalização

 

Ourinhos - SP

05/2019


Departamentalização Funcional

A Departamentalização Funcional é feita com divisões do trabalho e está diretamente ligada a função principal desenvolvidas no setor, esse tipo de departamentalização e utilizadas por empresas que possuem um ambiente estável e de atividade rotineiras. Separadas por atividades homogêneas, seguindo um modelo tradicional, sempre respeitando os níveis hierárquicos e o agrupamento de atividades do mesmo segmento, facilitando assim o entendimento geral como o qual a organização é constituída. A Departamentalização Funcional é bastante adotada pelas empresas. A Figura 1.1 exemplifica o modelo citado.

[pic 1][pic 2]

Departamentalização Geográfica

A Departamentalização geográfica atende uma área mercadológica especifica, com atenção as condições e necessidades de uma localidade pré-determinada, cada departamento opera como se fosse uma empresa diferente, como por exemplo de forma Regional como exemplica na figura 1.2.

Este modelo de departamentalização tem como foco atender a demanda de determinada Região.

[pic 3][pic 4]

Departamentalização Por Processo

A departamentalização por processo é feita com divisões do trabalho e é realizada de acordo com a ordem do processo produtivo, é realizando o agrupamento conforme os principais processos realizados no setor e respeitando os níveis hierárquicos. Este modelo de departamentalização, podemos visualizar o processo produtivo como um todo, onde a empresa consegue ter pleno controle na produção, sendo assim um melhor desempenho dos processos. Podemos observar esse modelo na figura1.3 que exemplifica essa forma de departamentalização. 

[pic 5]


[pic 6]

Departamentalização por Produto

A departamentalização por produto será feita divisões de funções relacionadas diretamente com o produto no qual haverá níveis de hierarquia proposto pela organização , conforme o segmento do produto. Como por exemplo na figura 1.4,  onde podemos observar na divisão farmacêutico seu nível hierárquico superior é a diretoria e os níveis hierárquico abaixo estão os analgésicos e xarope, dos quais devem se direcionar a divisão farmacêutica no qual consta a departamentalização por produto.    [pic 7]

[pic 8]

As vantagens para a departamentalização de produto é dirigi mais atenção para linhas específicas de produtos e serviços; pode-se ter mais responsabilidade em relação ao lucro, pois sabe-se quem dará lucros e qual produto deve fazer o que para obtenção de maiores lucros. Facilita a coordenação dos resultados; tendo vista de quem está compondo esses resultados, observando também o que está sendo positivo ou negativo. Conseguindo também destinar a capital específica para cada tipo de produto ou serviço dentro da organização.

Já as suas desvantagens é igualmente à departamentalização por território, pois irá precisar de mais pessoas e recursos materiais, muitas vezes causando a duplicidade de recursos. Os custos com isso aumentam o que é uma segunda desvantagem. E também podem criar situações que os gerentes de determinados produtos fiquem muitos poderosos dentro da organização para que eles tenham serviços que é carro chefe da empresa, isso pode desestabilizar as demais áreas da empresa.

Departamentalização por Cliente

A departamentalização por cliente é onde nós iremos agrupar as atividades de tal modo que elas irão focalizar um determinado uso do produto ou de serviços. Como por exemplo em uma loja de departamentos de roupas; nós teremos uma seção infantil, onde o uso de roupas pelas crianças. O Foco é o cliente conforme podemos observar na Figura 1.5.[pic 9]

 As vantagens para a departamentalização é de estar mais próxima do cliente onde pode-se proporcionar um atendimento diferenciado. Apostando na decoração do ambiente da loja, despertando a atenção do público alvo.[pic 10]

Já as suas desvantagens é a dificuldade de coordenar todos os seus clientes onde pode se ter o uso inadequado de pessoas e materiais por focar muito em clientes.

Departamentalização por Amplitude de controle

Amplitude de controle trata-se da quantidade de colaboradores que um chefe deve ter, ou seja, a quantidade deve ser suficiente para que o mesmo consiga supervisionar seu grupo com o máximo de atenção. Há alguns fatores que contribuem para isso, por exemplo, qualificações dos subordinados, que gera a amplitude de controle quando a experiência e qualificações são elevadas, pois assim serão menos supervisionados fazendo então com que aumente essa amplitude de controle, além deste existem também muitos outros fatores.

A amplitude de controle possui duas organizações, sendo elas a alta, onde possui um nível hierárquico maior, por exemplo, vários departamentos e a organização achatada que possui um nível hierárquico menor, por exemplo, apenas um departamento. Como mostra a figura 1.6.[pic 11]

[pic 12]

Departamentalização por Estrutura Matricial

A departamentalização por estrutura matricial tem por seu objetivo a realização de serviços provisórios onde essa organização é composta por um grupo com especialidades variadas.  Ela é composta pela departamentalização funcional de projetos. A estrutura Matricial tem suas vantagens e desvantagens, tendo como vantagem os resultados que a empresa busca alcançar e como desvantagens muitas discórdias, conflitos e etc. A Figura 1.7 é modelo de departamentalização Matricial.[pic 13]


[pic 14]

Linha – Staff

A Palavra Staff em seu real Significado, significa apoio e a principal função do staff é justamente esse, prestar apoio a autoridade de linha de uma organização por isso nome linha-Staff.

O Tipo de Organização linha-Staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se aprimorar as vantagens e desvantagens.

O papel do Staff é sempre o de ajudar e consultar, jamais tomar as decisões. As decisões em uma organização desse tipo sempre cabe aos gestores de linha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (401.3 Kb)   docx (234.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com