TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico e trajetória da empresa

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 10

  • Introdução

Devido à necessidade de uma vivencia mais praticas com os problemas existentes na organização foi proposto aos membros desse projeto que fornecesse uma consultoria em uma organização de sua escolha o objeto de estudo é a empresa Envisione empresa prestadora de serviços contábeis localizada na cidade de Nova Iguaçu o objetivo do projeto e diagnosticar problemas organizacionais, apresentar uma solução para os mesmos de forma a acrescentar profissionalmente e educacionalmente o gral de entendimento dos membros do grupo sobre os problemas mais comumente encontrados nas organizações atuais levando em consideração inúmeros fatores externos e internos que influenciam efetivamente as empresas atualmente.

  • Histórico e trajetória da empresa

O objeto de estudo e consultoria do presente trabalho é a empresa Envisione cujo histórico é: A RFC Contabilidade começou em 1997 quando sr. Renato Ferreira Coelho se inscreveu no CRC, o escritório ficava em sua casa, em um cômodo pequeno onde fazia a contabilidade, departamento pessoal, Fiscal, aberturas e legalização de empresas manualmente para pouquíssimos clientes do bairro, sem funcionários ele precisava se desdobrar para conseguir concluir seu trabalho no tempo exato, com isso Renato Coelho aprendeu o valor de cada função dentro da contabilidade e isso faz com que ele prestigie, oriente e entenda cada um de seus funcionários nas suas respectivas funções. No ano 2000 a empresa se instalou efetivamente e passou a ter seu espaço no centro de Nova Iguaçu, nesse período de mudanças o escritório contava com poucos funcionários e já atendia bastantes clientes, no ano de 2012 a RFC Contabilidade passou a ser Envisione Assessoria Contábil pois o Sr. Renato Coelho não queria associar o nome dele a empresa, dando uma identidade própria para organização.

Hoje a Envisione Assessoria Contábil possui mais de 70 clientes incluindo MEI, Lucro Presumido, Simples Nacional, Igrejas, Associações sem fins lucrativos. O escritório conta com nove funcionários, sendo um estagiário em contabilidade e um jovem aprendiz (Contratato pela lei do Aprendiz Legal – SENAC), os funcionários possui nível superior completo, ou estão cursando, exceto o jovem aprendiz.

O escritório possui quatro salas, distribuídas em recepção, salas para os setores, sala de treinamento de funcionários e sala de arquivo.

A Envisione alem de prestar serviços de contabilidade, departamento pessoal, consultorias, fiscal, legalização, abertura de empresa, admissão de domesticas e jovem aprendiz,  tem como objetivo para 2017 vender o serviço Recrutamento e Seleção de CLT, Domesticas, Jovem Aprendiz e estagiários para empresas.

Envisione Assessoria Contábil está localizada na Avenida Governador Portela, 1200, salas 202, 203, 204 e 205. Nova Iguaçu – Centro.

  • Diagnostico Empresarial

Após a realização de uma entrevista estruturada com a organização acerca da utilização das ferramentas gerenciais, foi realizada uma analise não só das respostas obtidas como uma elaboração de analise swot para ajudar no diagnostica o ponto a ser trabalhado apresentado foi Gestão de Pessoas.

Foi observado que em todos os outros pontos analisado a gestão da organização encontra-se coesa e bem estruturada, porém ao longo de algumas entrevistas e reuniões na organização percebeu-se a grande desmotivação dos funcionários, os mesmos demonstram exercer suas funções de forma satisfatória, porém não apresentam nenhuma pretensão em trazer ideias novas a fim de acrescentar de forma qualitativa a organização.

 Para chegar a tal conclusão foi levado não só em consideração os relatos do gestor que de imediato informou que sempre considerou a desmotivação e desinteresse de seus colaboradores como o problema principal da organização, com isso a fim de verificar se tal relato era verídico os componentes do grupo participaram de algumas reuniões propostas pelo mesmo que solicitou que seus colaboradores trouxessem novas ideias em diversos setores para a fim de traçarem um novo modelo estratégico que será aplicado para o ano de 2017.

 Como método de motivação o gestor da organização promove inúmeros benefícios e premiações alguns exemplos que podem ser citados são: vale cultura no valor de R$50,00 para compra de livros, custeio de cursos que possam acrescentar na melhoria de desempenho da organização e crescimento profissional, saídas antecipadas as sexta feiras, participação no lucro da organização e etc.. Entretanto foi observado que os benefícios entregues não possuíam uma metodologia que demonstrassem ao colaborador o motivo de estarem de fato ganhando tais “premiações” o que torna o método ineficaz em seu objetivo.

Encontraram-se pequenos outros problemas como uma demonstração mais clara de todas as atividades que os colaboradores devem exercer e criação de uma nova missão e valores da organização que expressem melhor os desejos do gestor para sua organização, portanto problemas como esses também contribuem para a desmotivação e em alguns pontos a ineficácia da equipe de trabalho.

  • Ferramentas que auxiliaram o diagnostico  

Analise swot:

        Forças

                Fraquezas

°Atendimento personalizado;

°Atendimento e orçamento online;

 °Planos de consultoria;

°Profissional qualificado;

°Atendimento Cortez;

°Abatimento de dividas de inadimplentes;

°Estrutura física e tecnológica;

°Software de ponta;

°Nicho de mercado;

°Inadimplência;

°Erros no processo;

°Preço;

°Concorrência.

            Oportunidades

               Ameaças

°Crescimento de mercado;

°Crise Econômica;

°mudança na legislação;

°Novos entrantes no mercado;

°Concorrência;

°Mudanças na legislação;

°crescimento de mercado

5 Forças de Porter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com