TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÃO TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

Por:   •  11/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Administração

Renan da Silva Viana

Inovação Tecnológica Sustentável

Contagem

2014

SUMÁRIO

1 CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE 3

1.1 Breve histórico dos principais marcos ligados a sustentabilidade 3

2 COMO É POSSÍVEL GERAR VALOR ATRAVÉS DA SUSTENTABILIDADE 4

3 INFOPETRO 6

4 EXEMPLO APLICADO 7

REFERÊNCIAS 9

1 CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

O termo “sustentável” provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar), no qual a dimensão longo prazo se encontra incorporada.

A definição de sustentabilidade mais difundida é a da Comissão Brundtland (WCED, 1987), a qual considera que o desenvolvimento sustentável deve satisfazer às necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Desde a definição de Comissão Brundtland, já surgiram diversas outras definições e com certeza, existirão muitas outras no futuro, porém, o ponto comum em todas elas, está nas dimensões que compõem o termo sustentabilidade. A maioria dos estudos afirma que sustentabilidade é composta de três dimensões que se relacionam: econômica, ambiental e social.

Essas dimensões são também conhecidas como tripple bottom line. A dimensão econômica inclui não só a economia formal, mas também as atividades informais que proveem serviços para os indivíduos e grupos e aumentam, assim, a renda monetária e o padrão de vida dos indivíduos (ALMEIDA, 2002). A dimensão ambiental ou ecológica estimula empresas a considerarem o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, na forma de utilização dos recursos naturais, e contribui para a integração da administração ambiental na rotina de trabalho (ALMEIDA, 2002). A dimensão social consiste no aspecto social relacionado às qualidades dos seres humanos, como suas habilidades, dedicação e experiências, abrangendo tanto o ambiente interno da empresa quanto o externo (ALMEIDA, 2002).

1.1 BREVE HISTÓRICO DOS PRINCIPAIS MARCOS LIGADOS

A SUSTENTABILIDADE

Existem diversos marcos históricos, científicos e midiáticos que contribuíram para o aumento da atenção do mundo para questão a da sustentabilidade, cujo resumo é apresentado nos quadros abaixo:

2 COMO É POSSÍVEL GERAR VALOR ATRAVÉS DA SUSTENTABILIDADE

A partir da inclusão da variável desenvolvimento sustentável, que visa criar um modelo capaz de proporcionar ao mesmo tempo riqueza e bem-estar, promovendo a harmonia entre as dimensões social, ambiental e econômica, as empresas estão sendo obrigadas a atender requisitos legais, morais, éticas sem deixar de atender à sua finalidade principal, que é de gerar retorno aos acionistas.

Uma sociedade sustentável depende da presença de sistemas de inovação, que produzam resultados que não prejudicam a sociedade, o que se reflete na realidade das organizações. Geração de inovação tecnológica pode representar uma estratégia de competitividade pelas empresas, conforme Teigland, Fey e Birkinshaw (2000), que consideram que parte do sucesso das organizações é devido à sua capacidade de criar uma vantagem competitiva através da introdução de inovações tecnológicas, que segundo o modelo de geração de valor sustentável, de Hart e Milstein (2004), é uma importante estratégia que deve ser considerada pelas empresas.

De acordo com o Instituto Ethos (2009) as decisões estratégicas e operacionais das empresas baseadas em uma visão holística dos aspectos ambientais, econômicos e sociais é o que se pode chamar de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ou desenvolvimento sustentável. É através desta visão que as empresas estão enfrentando os riscos e encontrando oportunidades cada vez maiores de desenvolvimento sustentável. O instituto ainda ressalta que as empresas que não se consideravam atingidas por esses temas anos atrás já estão sendo afetadas e as que ainda não se sentem atingidas podem enfrentar uma situação muito diferente da atual muito brevemente.

Para Porter e Kramer (2006), existem quatro motivações que incentivam as empresas a adotar o desenvolvimento sustentável nas organizações: apelo (dever) moral, sustentabilidade, exigências legais e reputação. O apelo (dever) moral, que está relacionado ao fazer a coisa certa, ou seja, a organização precisa agir como um cidadão que age conforme valores considerados corretos pela sociedade. A sustentabilidade que se refere satisfação das necessidades sociais e ambientais de forma que não comprometa os recursos existentes para as gerações futuras. A licença para operar significa uma aceitação das operações da empresa pelos públicos envolvidos, por fim, a reputação, que é quando a organização faz uso da RSE para a promoção da imagem, melhorar a estima da organização, objetivando fortalecer a marca e valorizar suas ações.

Esses valores de sustentabilidade vêm crescendo continuamente através de maiores investimentos do setor empresarial, que em grande parte, são resultado do processo de conscientização da sociedade a respeito da questão ambiental, que está cada vez mais convicta da sua importância (FARIA, 2000).

Com a implantação de sustentabilidade as empresas podem conseguir os seguintes retornos corporativos: redução de risco custo e risco, ela ganha em inovação e posicionamento, reputação e legitimidade e crescimento e trajetória.

A redução de custo e risco se dá através da redução de perdas resultantes de passivos legais e do enfoque na maior eficiência operacional, proporcionando maiores retornos à organização, gerando valor sustentável aos acionistas.

Inovação e posicionamento se justificam pela preocupação das empresas com a criação de produtos e serviços para o futuro, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com