TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

 

[pic 1]

 

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

 

 

 

 

 

Nome: Yagor Luccas Gimpel Hernandes

RA: T4904A9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO 2020

2020/8º SEMESTRE

Sumário

  1. INTRODUÇÃO
  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONCLUSAO
  1. REFERENCIAS
  1. BALANÇOS
  1. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

DESENVOLVIMENTO

A constante evolução empresarial, e o mercado cada vez mais globalizado, gerando a competitividade acirrada dentro e fora das organizações, e o custo elevado do capital terceirizado tem gerado ao longo do tempo, uma dificuldade enorme na gestão dos recursos financeiros. Gestores buscam intensamente a diminuição dos custos e das despesas e o aumento equilibrado da produção, a fim de gerar maiores volumes de venda, preços adequados e competitivos ao mercado.

Nesse sentindo, as demonstrações contábeis, financeiras, índices indicadores, se faz muito importante para tomadas de decisões, tanto no gerir, quanto aos investimentos.

Considerar os índices de estrutura de capital é a melhor forma de se adquirir noção de como a empresa é financiada. Pensando este grupo de índices, e com maior cuidado, pode-se verificar a relação de algumas interpretações de empresa: "quanto maior melhor" e vice-versa. Para se justificar a idéia de que esta interpretação é aplicada, de forma geral, e não total, veja-se o que diz (MARION, 1997, p. 464):

Não há dúvida de que, principalmente em época inflacionária, é apetitoso trabalhar mais com Capital de Terceiros que com Capital Próprio. Essa tendência é acentuada quando a maior parte do Capital de Terceiros é composta de ‘exigíveis não onerosos’, isto é, exigíveis que não geram encargos financeiros explicitamente para a empresa (não há juros nem correção monetária: fornecedores, impostos, encargos sociais a pagar etc.).

E o autor complementa:

Por outro lado, uma participação de Capital de Terceiros, exagerado em relação ao Capital Próprio, torna a empresa vulnerável a qualquer intempérie. Normalmente, as instituições financeiras não estarão dispostas a conceder financiamentos para as empresas que apresentarem esta situação desfavorável. “Em média, as empresas que vão à falência apresentam endividamento elevado em relação ao patrimônio Líquido.” (MARION, 1997, p. 464/465).

Estes índices revela o grau de endividamento da empresa. A análise desse indicador por diversos exercícios mostra a política de obtenção de recursos da empresa. Isto é, se a empresa vem financiando o seu Ativo com Recursos Próprios ou de Terceiros e em que proporção. É por meio desses indicadores que apreciaremos o nível de endividamento da empresa.

Participação de Capitais de Terceiros (PCT)

Participação de Capitais de Terceiros relaciona, portanto as duas grandes fontes de recursos da empresa, ou seja, Capitais Próprios e Capitais de Terceiros. É um indicador de risco ou de dependência a terceiros, por parte da empresa.

Índice que mostra o percentual de capital de terceiros em relação ao patrimônio da empresa, quanto menor o percentual, melhor para empresa.

2020

2019

PCT

Capitais de Terceiros

=

4.866.536

1,23

4.324.212

1,34

Patrimônio Liquido

3.954.512

3.223.446

Ao analisarmos a Lojas Renner S.A, verificamos que o ano de 2020 a utilização de capital de terceiros no seu patrimônio liquido foi menor comparado ao ano anterior, reduzindo assim 0,11 %. Ou seja, a companhia passou a utilizar mais recursos próprios, do que de terceiros, tendo um grau de endividamento menor.

Composição de Endividamento (CE)

Como o próprio nome diz, índice que mostra a composição de endividamento da empresa, o quanto do total de endividamento, esta em um curto prazo, ou seja, quanto maior pior, pois quanto maior o endividamento em um curto prazo, mais a empresa terá que gerar recursos, para liquidação em curto prazo.

Admite-se que quanto mais curto o vencimento das parcelas, maior será o risco oferecido pela empresa. De outra forma, empresas com endividamento concentrado no Longo Prazo, principalmente decorrente de investimentos efetuados, oferecem uma situação mais tranqüila no Curto Prazo.

2020

2019

CE

Passivo Circulante

=

4.324.355

0,89

2.941.712

0,68

Capitais de Terceiros

4.866.536

4.324.212

 Lojas Renner S.A, diminui a utilização de capital de terceiro em relação ao patrimônio líquido, porem tem um aumento de 0,21% na sua composição de endividamento a curto prazo, sendo assim, tendo que gerar mais recursos a curto prazo para cumprir com suas obrigações.

Imobilização do Patrimônio Líquido (IPL)        

Índice que indica o quanto o patrimônio liquido esta investido no seu ativo permanente, o quanto o Ativo permanente é financiado pelo recursos do patrimônio líquido, evidenciando assim maior ou menor dependência de terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (137.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com