TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 9000

Por:   •  11/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

ISO 9000

Segundo Maranhão (2001) a ISO 9000 é um conjunto de Normas Técnicas que trata exclusivamente do assunto gestão da qualidade, para evitar abusos econômicos ou tecnológicos dos países mais desenvolvidos sobre os países menos desenvolvidos. Historicamente ela é resultado da evolução de normas de segurança e confiabilidade, que consequentemente envolvem a qualidade. Passou então, ser tema obrigatório em praticamente todos os negócios importantes em vários países.

O investimento da qualidade dentro de uma organização é de suma importância, pois é sempre a forma mais econômica de produzir qualquer coisa, podendo assim ter maior margem de lucro, por ter menores custos globais. Esse investimento manterá os clientes já existentes e conquistará outros, pois a qualidade não é mais um diferencial de competividade e sim uma necessidade vital para manter um negócio.

Maranhão comenta que o trabalhador também deve investir em qualidade pois melhorará sua empregabilidade, tornando-o mais necessário para a organização, aumentará a qualidade de vida do profissional, tanto dentro do trabalho quanto na vida social, esse profissional se autodesenvolverá tendo melhores possibilidades de progresso dentro da organização e assim ter maior estabilidade dentro dela por essa empresa estar se tornando sólida.

A adoção de um sistema de gestão da qualidade representa para a maioria das organizações, um fonte de mudança cultural. Usualmente, essas mudanças provocam conflitos. Caso não haja uma firme e clara disposição de apoiar as mudanças, as resistências à implementação podem se tornar insuperáveis, portanto só inicie um processo de implementação ISO 9000 se a direção da organização estiver e se mostrar satisfatoriamente convencida e engajada no processo.

O primeiro passo para a implementação desse projeto seria a escolha de um coordenador que possa implementar ISO 9000, tal projeto exige muita disciplina e organização do profissional. Após ter encontrado um profissional completo e competente, ele fará a avaliação da situação atual da empresa, essa avaliação é importante para definir os gaps (‘’ vazios’’) que devem ser preenchidos e aproveitar o que de bom já existir. Feita a análise, partirá para a elaboração do cronograma de trabalho, que irá depender de inúmeras variáveis, será exigida muitas horas de treinamentos, muitas vezes será estimulada e cobrada de maneira intensa a correspondente pratica, realizada sobre as atividades rotineiras. Assim o planejamento estratégico e o mapeamento de processos serão desenvolvidos, será feita a formação e implementação dos grupos de trabalho, cujo devem ser vinculados às grandes atividades, pois vão determinar os procedimentos dos processos. Será realizada a partir disso a elaboração do manual da qualidade, que mostrara as linhas-mestras do sistema, finalizo isso será implantado os demais documentos que significa tornar obrigatório para todas as pessoas os requisitos preceituado no documento, esses documentos devem respeitar o processamento da cadeia de geração. Após esse processo, será apresentado a finalidade, organização e controle dos registros da qualidade, seguindo da implementação do manual da qualidade, que ocorrerá com a documentação já estabelecida, será realizada auditorias internas sobre a qualidade, finalizado tal processo a empresa receberá auditoria de certificação cujo é o reconhecimento formal emitido por um órgão credenciado, atestando a conformidade de um item com requisitos especificados por uma norma, a partir de uma auditoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com