TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 9000

Por:   •  17/5/2018  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

A ISO 9000 é a norma que visa regulamentar os procedimentos bem como os fundamentos do Sistema de Gestão da Qualidade. A ISO 9000 busca mostrar à organização qual o seu objetivo por meio de um sistema gerencial de qualidade que envolve processos, técnicas, controle e planejamento para o sucesso da empresa.

Na gestão da qualidade, a ISO 9000 é o conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Podendo ser aplicadas em diferentes tipos de organização: empresas, indústrias e instituições, e se referem apenas, a qualidade dos processos da organização, e não dos produtos ou serviços.  

Principais normas da ISO 9000:

  • ISO 9001 – visa orientar sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção. É uma das normas mais específicas e mostra como deve ser cada processo da empresa. Ela envolve as normas 9002 e 9003;
  • ISO 9004 - estabelece as diretrizes para o sucesso sustentado - orientações básicas para a implantação do sistema de gestão da qualidade;
  • ISO 19011 - possui as diretrizes para auditorias de sistema de gestão.

Quanto aos seus aspectos relevantes podemos ressaltar que a ISO 9000 é um sistema de Garantia da Qualidade, cujo objetivo é a certificação da empresa, quando se obedecem normas em todos os segmentos com vários procedimentos e padrões que dependerão dos produtos ou serviços oferecidos. Buscando garantir solidez, responsabilidade, credibilidade, facilitando as relações comerciais. Além disso, a redução dos custos, bem como a otimização do tempo e integração dos colaboradores no desenvolvimento da empresa. Inteira integração com o meio ambiente , adotando medidas sustentáveis.

Podemos destacar que a implantação da ISO 9000 é imprescindível no aspecto mercadológico e empresarial, pois a empresa passará  por uma mudança na cultura que será voltada para a gestão da Qualidade Total . Estas normas descrevem regras relacionadas a implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade.

Para obter a certificação, é necessário que auditores de uma instituição credenciada à certificação façam uma auditoria. Assim, eles irão verificar e fazer um relatório sobre cada ponto relacionado às normas. Exemplo de organizações brasileiras certificadoras:

  • Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  • Fundação Vanzoli.

A ISO 9000 possui várias versões. As que expõem os fundamentos do sistema de gestão da qualidade, no Brasil, estão associadas à Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e formam a sigla ABNT NBR ISO 9000. O conjunto de normas e técnicas são de aplicação em instituições, que buscam a gestão da qualidade, confiança nos fornecedores, qualidade do produto e satisfação do cliente, bem como a preservação do meio ambiente e ênfase na melhoria continua.

Fonte: http://gestao-de-qualidade.info/iso-9000.html pesquisa em 19/03/20018 às 21h54min

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com