TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 9000

Por:   •  21/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

ISO 9000 (Normas Primárias)

ISO 9000 – Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e Vocabulários: Norma auxílio para implantação correta de um sistema de qualidade.

ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos: Norma fixa para todas empresas onde se há todos os requisitos para empresa.

ISO 9004 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Diretrizes para Melhoria de Desempenho: Continuação da norma para melhor aproveitamento com o tempo sobre o sistema de gestão de qualidade

4.A Norma ISO 9001
Princípios da Gestão de Qualidade


1.Organização focada no cliente – >Esta norma se foca diretamente e especialmente para o cliente e em suas necessidades e satisfações baseando –se em pesquisas de necessidades, medição e expectativas de satisfação dos clientes, passar para todo o enredo da organização seus resultados e colocar em prática tudo aquilo que se foi armazenado para chegar o mais próximos.

2.Liderança -> A liderança está no topo da organização fazendo com que haja um planejamento estratégico com missão, perspectivas e metas definidas, assim como motivar e capacitar funcionários para atingir o objetivo principal

3.Envolvimento de pessoas - > Esta norma tem o foco principal as pessoas/colaboradores dentro da organização, sempre participando de implementações e manutenção do sistema de gestão, seus colaboradores são ferramentas chaves para o bom funcionamento da organização.

4.Enfoque no processo -> Identificação dos processos da organização e trabalhar com enfoque no melhoramento para melhor resposta de tais processos.

5.Enfoque sistêmico para gerenciamento - > Ter um sistema de gestão de qualidade em uma organização faz com que ela terá um gerenciamento dos objetivos tendo assim uma melhor resposta no processo final

6.  Melhoria Continua -> 100% de envolvimento dos colaboradores no sistema de gestão de qualidade para que o “ estado de espírito “ permaneça sempre firme e conectado a cultura empresarial.

7.Tomada de decisões baseada em fatos ->
Refere-se a coleta de informações reais avaliadas e divulgadas para a organização definir seus objetivos e estratégias para alcançá-lo.

8.Relacionamento com fornecedor mutuamente benéfico -> Obter bom relacionamento com fornecedor e organizações tendo seriedade e confiança, pois desta forma se cria bons resultados de rentabilidade e atividades.

Interpretação da ISO 9001

Aplicação da ISO 9001 ->
 A norma ISO 9001 são nela requisitos genéricos e totalmente aplicáveis e sua criação foi feita para ser utilizada a qualquer empresa, de qualquer porte/produto/segmento.

A norma ISO 9001 é constituída de requisitos do sistema de gestão de qualidade.
Os primeiros requisitos da norma demonstrando termos constantes são:
-Objetivo
-Aplicação
-Termos e Definições

Requisitos 4)Sistema de Gestão de Qualidade:

4.1 – Requisitos Gerais ->
 Definição de etapas
4.2 – Requisitos de Documentação -> A ISO 9001 possuí uma estrutura de documentação a ser seguida:
Documentação Nível 1 -> Declaração documentada de políticas e objetivos da empresa divulgando-o para todos os envolvidos de cada processo onde pode estar escrita no Manual de Qualidade
* Manual de qualidade:A empresa deve estabelecer um manual de qualidade onde pode ser encontrado o escopo do SGQ  e seus procedimentos

Documentação Nível 2 – Procedimentos de Qualidade ->Todos os procedimentos de qualidade da empresa devem estar documentadas, comunicadas e controladas em alterações, inclusões e exclusões de qualquer tipo que venha alterar esses procedimentos.

Documentação Nível 3 – Procedimentos Operacionais -> Todos os procedimentos operacionais da empresa tem que estar documentados e comunicados aos envolvidos em todos os processos.

Registro de Qualidades – São documentos cujo devem seguir necessariamente identificação, legibilidade, armazenamento, proteção e recuperação dos registros de qualidade

Registo 5)Responsabilidade da Direção -> São responsabilidades que a empresa em nível estratégico deve ter para um sistema de gestão de qualidade

5.1 Comprometimento da Direção -> Essa norma se baseia na direção da organização ter confiança e passar confiança e comprometimento para seus funcionários, caso contrário a organização não funciona bem

5.2 Foco no cliente -> Atender os clientes em seus requisitos determinados e satisfaze-los

5.3 Política de Qualidade-> A política de qualidade deve estar estabelecida e cumprida aos propósitos da empresa.

5.4 Planejamento -> A alta administração da organização está encarregada de planejar os objetivos, sistema de qualidades e batimento de metas da organização.

5.5 Responsabilidades e Autoridades -> A empresa ter uma “ entrada “ de críticas/opniões em geral para depois haver uma reunião onde são colocas em questão para ser analisadas e por fim a produção de decisões que vão para a “ saída “ de críticas, envolvendo melhorias na organização e também a satisfação do cliente.

5.6 Requisito 6)Gestão de Recursos-> Recursos necessários para a implementação e sucesso de um sistema de gestão da qualidade.

6.1.1 Provisão de Recursos – Recursos Humanos -> Assim tendo um capital humano suficiente na organização, a mesma deve oferecer treinamento,habilidades e experiência e designá-los a cada pessoa.

6.1.2 Infraestrutura ->O ambiente de trabalho deve ser seguro e adequado para trabalho
6.1.3 Ambiente de Trabalho -> Ambiente de trabalho propício seguindo as normas de infraestrutura para realização do trabalho, higienização e ter segurança

Requisito 7)Realização do Produto->Todo produto tem suas etapas, como imprescindível entrada e saída.

7.1 Planejamento e realização do produto -> Para a realização de um processo de fabricação, precisa haver algum planejamento de criação e desenvolvimento de um produto/serviço, e durante a criação a corporação tem que estar preparada para imprevistos e mudanças, assim como custo, marca, marketing, inovação e afins.

7.2 Processos relacionados ao cliente -> No processo de produção de um produto/serviço, tem que haver a preocupação com o cliente e suas exigências assim como responsabilidade social, normas e regras de condutas, serviços pós-venda, ouvidoria ao cliente entre outros.

7.3 Projeto e desenvolvimento -> Avaliação e administração constante da produção para que sejam verificações de desenvolvimento, controle, validações e qualquer alteração no material que possa ser feito.

7.4 Aquisição -> Além de adquirir tal material/serviço a empresa está submetida a total controle sobre sua aquisição para que todas exigências sejam compridas,como por exemplo aprovação técnica do produto, qualificação profissional (aquisição de mão de obra), exigências sobre certificações para fornecedores e entre outros

7.5 Produção e fornecimento de Serviço -> Ao final do processo de produto/serviço a empresa deve-se se certificar de que tudo o que foi planejado posteriormente está de acordo com o resultado final, protegendo, preservando, tendo também identificação numérica, proteção a manuseio e entre outros.

7.6 Controle de dispositivos de medição e monitoramento -> Para poder entrar em práticas todos os produtos as empresas devem controlá-los assim como         calibração, equipamentos de medição e ensaios, comprovação metrológica e afins.

Requisito 8)Medição,Análise, Melhorias -> As próprias corporações devem implementar um sistema na qual se encaixa ao perfil para poder poder analisar, melhorar seus produtos.

8.1 Generalidade ->  Os processos de análise e melhoria que podem ser implementados são:
-demonstrador conformidade do produto/serviços
-assegurar conformidade do SGQ
-efetuar melhoria contínua do SGQ
Assim como por exemplo; SAC, Customer Service, auditorias internas e entre variados tipos de comunicação

8.2 Monitoramento e medição-> As medições costumam ser realizadas através de dados estatísticos, entre o planejado e o resultado, essas medições são representativas variáveis que permite a empresas saberem como está a eficiência e eficácia de sua linha de produção e junto com a análise se pode.

8.2.1 Satisfação do Cliente-> As corporações devem fornecer informações claras do produto para seus clientes, e para isso deve-se monitorar o processo de produção.

8.2.2 Auditoria Interna -> Um exemplo de fator de medição e monitoramento é a auditoria interna, onde se é feito uma apuração da situação e importância do processo de um produto e logo em seguida um plano de melhoria e avanços.

8.2.3 Monitoramento e medição do Processo e 8.2.4 – Monitoramento e medição do Produto -> Assim como as outras normas anteriores, essa segue em linha de acordo para que haja um monitoramento e medição adequadas dos produtos

8.3 Controle de Produto não conforme ->
 A corporação monitorando seus produtos, identifica também produtos não conformes, ou seja, os que não passam no teste de qualidade, portanto fica a controle da empresa reter esse produto e não entregá-lo ao destino.

8.4 Análise de dados -> A empresa tem o dever ter um controle de dados também para os produtos de não-conformidades assim então investigar e buscar a melhoria.

8.5 Melhoria -> Investigando as causas de erros no produto, a empresa deve sempre buscar melhorar o processo de fabricação, estas melhorias são fundamentos já falados anteriormente, como por exemplo a auditoria interna, políticas de qualidades, análise de indicadores, e implementação dos objetivos finais.

8.5.1 Melhoria Contínua -> A corporação achando a sua base de melhoria deve sempre mantendo o padrão, sempre buscando a perfeição

8.5.2 Ações Corretivas -> Assim como a buscar de melhoria, a corporação deve-se também estar reparando os erros de não-conformidades.

8.5.3 Ações Preventivas ->A corporação buscando  a melhoria e reparando o dano atual, deve-se concentrar nos erros passados, com análise dos produtos atuais chegasse a resposta dos erros passados e assim concertá-los         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com