TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO 9001

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

O que é ISO 9001?

ISO significa (Organização Internacional de Normalização). É uma organização não governamental fundada em 1947 em Genebra na Suíça, seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas em todos os países do mundo. Cerca de 111 países e mais de 1 milhão e 200 mil organizações integram essa importante organização internacional especializada em padronização. A ISO 9001 nada mais é que uma metodologia para garantir a sua capacidade de fornecer de forma coerente e repetitiva produtos e serviços.

Coerente significa entregar o que foi pedido, nada mais, nada menos.

Repetitivo significa fazer isso sempre.

O Brasil é representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regulamenta normas e especificações de produtos em diversos segmentos, sendo popularizada por fornecer requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade. De acordo com a norma ISO 9001, podem solicitar a certificação e obter o selo de conformidade ISO 9001.

A versão brasileira da ISO 9001 chama-se ABNT NBR ISO 9001, conquistar essa certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional a qualidade do trabalho. Ela assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processos e a redução de custos. Alem das vantagens comerciais imediatas, em alguns casos as empresas precisam da certificação ISO 9001, pois seus clientes decidem negociar somente com seus fornecedores certificados.

-X-

Observamos que após a implementação da ISO 9001 nossos clientes têm mais recursos para enfrentar a concorrência, entender e satisfazer seus clientes, aumentar a performance de sua operação, reduzir custos com erros, e aumentar o lucro. E não é só isso, ao melhorar a eficiência dos processos a motivação da equipe aumenta, melhorando a qualidade do atendimento a empresa tem mais facilidade para atrair melhores clientes.

Em termos práticos a ISO 9001, é um roteiro passo a passo para ajudá-lo analisar e aprimorar todas as atividades que devem ser realizadas para atender seus clientes. Pense na ISO 9001 como um jeito de melhorar continuamente o que você faz, se você já faz bem, você vai fazer ainda melhor.

A norma pode ser implementada em empresas públicas, privadas, em empresas no Brasil, na China e em qualquer outro país do mundo, em grandes empresas ou pequenas, podem ter ISO 9001.  E de qualquer segmento de mercado também. Esse documento é um recurso valioso para a gestão da empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo.

No Brasil, a ISO é regulamentada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regulamenta normas e especificações de produtos em diversos segmentos, sendo popularizada por fornecer requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Que tem o foco em gerenciar as necessidades e expectativas do cliente garantindo a sua máxima satisfação. Uma organização que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o selo de conformidade ISSO 9001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com