TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação da estratégia competitiva

Por:   •  12/12/2018  •  Seminário  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

6. Identificação da estratégia competitiva

As estratégias competitivas são pontos cruciais para o bom funcionamento de uma empresa em relação aos seus concorrentes no mercado que atua. Com base em ações que são previamente planejadas, posicionamento bem definido e agregação de valor ao consumidor, as estratégias competitivas se tornam essenciais para a empresa.

O principal objetivo das estratégias competitivas é a busca pela vantagem comparativa, o que fará com que a empresa se sobressaia em relação aos seus concorrentes e seja vista com bons olhos pelos seus clientes. De acordo com Miles e Snow (1978) existem quatro tipos de comportamento estratégico que são seguidos pelas mais variadas empresas: Prospectivo, que possui um comportamento agressivo em busca de novas oportunidades, com altos investimentos em pesquisas e desenvolvimento; Defensivo, no qual as empresas procuram defender suas posições, assim como garanti-las, dando completa ênfase na estabilidade; Analítico, que sempre optará por reduzir os riscos e buscar oportunidades para aumentarem seus lucros; Reativo, que apenas reage ao ambiente em questão.  

  • Como a estratégias competitiva se posiciona em relação às 5 forças competitivas

Por sua vez, a estratégia competitiva se comporta nas três dimensões perante às cinco forças competitivas da seguinte forma: A Dimensão Empreendedora atua com as forças ameaça de novos entrantes, utilizando o monitoramento ambiental a seu favor, então ocorre uma maximização da força; e  concorrentes através da busca e domínio de produtos e mercado, que por sua vez é amenizada pela constância da empresa no seu setor de atuação.

Já a Dimensão Administrativa lida com as forças poder de barganha dos fornecedores, e aqui há a reversão de uma força desfavorável à empresa, que mesmo tendo uma grande necessidade de assegurar a matéria-prima, consegue manter um bom relacionamento comercial com aqueles que as fornecem; e a força poder de barganha do consumidor que por sua vez não consegue ser revertida, porém, amenizada através também das relações comerciais com os clientes da empresa.


fonte:
MILES, Raymond E. SNOW, Charles C. Organizational Strategy, Structure, and Process. New York: Stanford Business Classics, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com