TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de um Gabinete Integrado de Segurança Pública: uma proposta de melhoria da segurança pública em Gurupi - TO.

Por:   •  18/10/2015  •  Artigo  •  7.187 Palavras (29 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

FACULDADE SERRA DA MESA

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública

JENILSON ALVES DE CIRQUEIRA

        

Implantação de um Gabinete Integrado de Segurança Pública: uma proposta de melhoria da segurança pública em Gurupi - TO.

GURUPI/TO

2015


JENILSON ALVES DE CIRQUEIRA

Implantação de um Gabinete Integrado de Segurança Pública: uma proposta de melhoria da segurança pública em Gurupi - TO.

 

Artigo apresentado ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública da Faculdade Serra da Mesa - FaSeM, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Gestão Pública. [pic 2]

Orientador: Prof.º Adm. Américo Ricardo Moreira de Almeida, Dr..

GURUPI/TO

2015


Artigo de autoria de Jenilson Alves de Cirqueira, intitulado “IMPLANTAÇÃO DE UM GABINETE INTEGRADO DE SEGURANÇA PUBLICA: UMA PROPOSTA DE MELHORIA DA SEGURANÇA PUBLICA EM GURUPI-TOCANTINS, apresentado como requisito parcial de avaliação para a obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, pela Faculdade Serra da Mesa (FaSeM), em 30 de janeiro de 2015, defendido e aprovado pelo orientador abaixo assinado:

______________________________________________

Prof.º Adm. Américo Ricardo Moreira de Almeida, Dr.

Orientador

GURUPI/TO

2015


Aos meus familiares, em especial a minha mãe, Terezinha de Jesus, que com seu exemplo me incentivou para todas as lutas e conquistas, minha esposa, Laura Maria e meu filho, João Gabriel que me permitiram sua nobre convivência e estímulo para mais essa conquista.

 (Jenilson de Cirqueira)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, que me permitiu completar mais esta etapa da minha vida acadêmica, de onde provém toda sabedoria e todo dom perfeito.

Ao Governo do Estado por meio da Polícia Militar do Estado do Tocantins, na pessoal do Comandante Geral, Coronel Luiz Cláudio Benício, pelo investimento financeiro que será retribuído com ações de melhorias institucionais.

Aos professores da  FaSem, Coordenadores do Curso e em especial ao Professor Dr. Ricardo Almeida, que me  orientou no decorrer das pesquisas deste Trabalho.

Aos meus Comandantes imediatos, Coronel Edvan Silva, Tenente Coronel Rúbia Alessandra e todos aqueles que de alguma forma contribuíram para efetivação do curso e por me oportunizar a efetiva participação com a possibilidade de ser aprovado suficientemente.

Aos nobres colegas de trabalho, com quem partilhamos o dia a dia e com quem partilharemos também os ensinamentos obtidos neste curso.

Aos nossos familiares e amigos, pelo carinho, apoio e companhia durante toda jornada.

Aos colegas de curso que compartilharam e desenvolveram o conhecimento disponibilizado e demonstrando sempre o respeito para com todos os demais.

Obrigado á todos!

[pic 3]

“Aqueles que dominam os verdadeiros princípios da arte militar não atacam duas vezes. Tudo termina já na primeira campanha. Não consomem suprimentos em vão, durante anos consecutivos. Fazem com que suas tropas subsistam às expensas do inimigo e poupam ao Estado os imensos gastos em que este incorre quando tem que transportar provisões para lugares distante.”

Sun Tzu – A Arte da Guerra


IMPLANTAÇÃO DE UM GABINETE INTEGRADO DE SEGURANÇA PÚBLICA: UMA PROPOSTA DE MELHORIA DA SEGURANÇA PÚBLICA EM GURUPI – TOCANTINS.

Adm. Jenilson de Cirqueira[1]

Prof. Adm. Ricardo Moreira, Dr.[2] 

Resumo: Este trabalho propõe a implantação de um modelo de gestão integrada dos órgãos de segurança pública e a implantação de um gabinete municipal integrado às políticas públicas da esfera nacional, estadual e municipal. Buscou aferir, à luz de referenciais extraídos de pesquisas exploratórias, publicações a partir da percepção de gestores de nível estratégico com a consistência teórica do processo de concepção e implantação, os resultados até então alcançados e a presença de pressupostos básicos de sustentabilidade. Com as experiências positivas já realizadas por outros munícipios brasileiros que acompanharam esse modelo gerencial apresentado pelo Governo Federal. Por estar o modelo em fase de proposta, objetiva-se, ainda, registrar oportunidades de viabilidade e colher subsídios para recomendações desse projeto embrionário. O estudo contém abordagem teórica sobre modelos de gestão, competências essenciais, competências gerenciais e processo de concepção e implementação de um sistema de gestão. Para obtenção de informações buscamos na experiência do autor, a técnica para descrição do modelo, seu processo de concepção e pressupostos teóricos, além da pesquisa exploratória, como instrumento de registro da percepção do autor.  Diante das informações técnicas científicas pré-existentes  concluiu-se ser um modelo teoricamente consistente, porém com potencial amplo dos resultados esperados e com a necessidade de breves ações para garantia de sua sustentabilidade e efetividade.

Palavras-chaves: Gestão da Segurança Pública; Integração, Polícia Militar, Polícia Ostensiva, Prevenção.

IMPLEMENTATION OF AN INTEGRATED OFFICE OF PUBLIC SAFETY: A PROPOSAL FOR IMPROVING PUBLIC SAFETY GURUPI - TOCANTINS

Abstract: This paper proposes the implementation of an integrated management model of public security organs and the implementation of an integrated municipal office to public policies of national, state and municipal level. Seek to gauge, in the light of references drawn from exploratory research, publications from the perception of strategic-level managers with the theoretical consistency of the design and implementation process, the results so far achieved and the presence of basic assumptions of sustainability. With the positive experiences already made by other Brazilian municipalities that accompanied this management model presented by the Federal Government. Being the model in the proposal stage, the objective is also registering feasibility opportunities and reap benefits for recommendations that embryonic project. The study contains theoretical approach to management models, core competencies, management skills and process design and implementation of a management system. To obtain information seek the author's experience, the technique to model description, the process of design and theoretical assumptions, in addition to exploratory research, as recording instrument of the author's perception. Given the pre-existing scientific technical information found to be a theoretically consistent model, but with broad potential of expected results and the need to brief actions to guarantee its sustainability and effectiveness.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (481.3 Kb)   docx (259.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com