TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia da Seleção e Recrutamento

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.171 Palavras (21 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO E DO RECRUTAMENTO DENTRO DAS EMPRESAS

Carla Inês Adams Santana

Programa de Pós-Graduação Rotinas e Cálculos Trabalhistas – UNIC

Rondonópolis, MT

RESUMO

O crescimento da economia no país acarreta mudanças e alterações no sistema das empresas, no mercado de trabalho e nas pessoas em si, ocasionado o aumento da concorrência e reestruturando o ambiente interno das organizações já existentes no mercado. O artigo traz o fator da importância das pessoas dentro da organização com foco na importância do setor de Recursos Humanos perante sua atividade de seleção e recrutamento. Todas essas mudanças repentinas e instáveis trazem um desgaste mental e psicológico muito grande para os gestores e colaboradores, indiferente de nível hierárquico, e é neste momento que o setor e RH deve ser um parceiro da organização e colaboradores, já que o mesmo é focado em pessoas, ofertar a eficiência e eficácia dos mesmos obtendo lucro através do desenvolvimento Humano: Capital Humano. No decorrer do artigo, o assunto foi descrito e abordado de forma teórica bibliográfica, com o auxílio dos autores da área e analises e discussões do tema. O objetivo consiste em abordar as técnicas e seleção e recrutamento enfatizando tais ações sendo essenciais para a empresa e para o seu funcionamento em sua totalidade. Assim, se conclui que com um conjunto de elementos e ferramentas, as empresas podem buscar agregar muito mais do que se usarem simples entrevistas. A seleção de pessoas deve então focar no colaborador e seus conhecimentos, inteligência e experiência não somente como uma máquina que fará o que for mandado. A nova seleção por competências surge para a modernidade da adequação as organizações neste novo cenário de mercado.

Palavras-chave: Recursos Humanos; Pessoas; Organização;

INTRODUÇÃO

O autor Pontes (2009) define a administração de recursos humanos como uma série de “decisões integradas formando as relações de trabalho, onde sua qualidade influência de forma direta na capacidade da organização e seus colaboradores em busca de atingir objetivos”.

Em função do raciocínio organizacional surgiram as políticas de RH, de modo que seu objetivo é assegurar a existência de recursos humanos, as pessoas como fonte de recurso, de forma adequada e motivada para realizar suas tarefas e operações presentes e futuras. (ARAUJO e GARCIA, 2009).

Dentro da área de recursos humanos, existem atividades operacionais básicas descritas para a área, de modo estratégico e objetivo para cada organização, Pontes (2009) traz algumas práticas e políticas administrativas em RH, como conduzir análise de cargo; prever as necessidades de trabalho e recrutar candidatos; selecionar candidatos; orientar e treinar novos funcionários; gerenciar recompensas e salários; oferecer incentivos e benefícios; avaliar o desempenho; comunicar-se; treinar e desenvolver; e construir o comprometimento do funcionário.

O artigo justifica-se em adentrar ao assunto da ênfase dos processos de recrutamento e seleção, visto que no século XXI o cenário do mercado de trabalho já não é o mesmo que a cinco anos atrás, o mesmo se modifica e se recicla constantemente, e a empresa precisa estar atenta a isso, bem como aos seus colaboradores, reciclando as formas de seleção e recrutamento de pessoas que possam agregar a empresa, sendo necessário obter do colaborador sua competência máxima impactando no consumidor final retornando como sucesso e lucratividade para a empresa. O objetivo consiste em abordar as técnicas e seleção e recrutamento enfatizando tais ações sendo essenciais para a empresa e para o seu funcionamento em sua totalidade.

  1. O SETOR DE RECURSOS HUMANOS

As áreas de Recursos Humanos nas organizações possuem aspectos importantes, que antes ignoradas, no que se relaciona em ir além do entrevistar, contratar e demitir. Ir além é englobar todas as práticas e politicas relacionadas a administração do comportamento do colaborador da organização, é agregar pessoas qualificadas a organização conforme os requisitos exigidos. Visa desenvolver as pessoas, traçando estratégias e investimentos para o desenvolvimento de cada colaborador de modo individual e coletivo. A área está envolvida de modo direto ou indireto com o funcionamento de todas as demais áreas da organização. Através de analises considera-se não só o contexto pessoal, mais abrange o profissional de cada um, onde o departamento contribui para a construção dos planos de carreira, desenvolvendo as habilidades e competências de todos os envolvidos. (CARVALHO apud et al. 2012).

Para o autor França (2009) o grande diferencial e assim a principal vantagem competitiva das organizações estão assim relacionadas com as pessoas que estão inseridas na organização, ou seja, as pessoas ali que nela trabalham pois são estas que geram e fortalecem tanto a inovação, quanto a produção, vendendo e servindo ao cliente, liderando, tomando decisões, supervisionando, gerenciando, dirigindo, comunicando-se e demais atividades relacionadas aos negócios. As organizações precisam ter planejamentos de pessoas identificado assim, as necessidades de contratação do capital humano.

1.1 O RECRUTAMENTO E A SELEÇÃO DE PESSOAS

O Recrutamento e a Seleção de Pessoas, são funções exercidas pelo setor de Recursos Humanos, sendo o recrutamento o elo entre ambiente externo e a própria organização que visa atrair candidatos qualificados para o interior da organização. O processo de administração de Recursos Humanos por meio do qual a empresa procura satisfazer suas necessidades de Recursos Humanos, escolhendo aqueles que melhor ocupariam determinado cargo na organização, com base em uma avaliação de suas características pessoais (conhecimentos, habilidades etc.) e de suas motivações. (CHIAVENATO, 2009).

O autor Chiavenato (2009, p. 38) ainda ressalta que a “função de RH, dentro das organizações possui diversos processos, que varia conforme a vaga e a própria organização e seu nível de exigência”, porém a base é praticamente a mesma. Dentro da área de recrutamento e seleção, é elaborada entrevistas, se traça o perfil do profissional, podem haver processos de recrutamento externo e interno, seleção de pessoal, técnicas e testes de personalidade e psicométricos.

Dutra (2009) salienta que tais processos constituem em um procedimento que mobilizam os colaboradores de várias formas, seja interno ou externo a ponto de determinar um conjunto de pessoas para exercer e ocupar o cargo anunciado. Quanto mais amplo a quantidade de candidatos para uma vaga, maior a probabilidade de se ter um colaborador melhor para a vaga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com