TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA MINIMIZAÇÃO DA ROTATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BRITENSE TURISMO EM CAMPO DO BRITO - SE

Por:   •  7/11/2018  •  Artigo  •  7.485 Palavras (30 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 30

IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA MINIMIZAÇÃO DA ROTATIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BRITENSE TURISMO EM CAMPO DO BRITO - SE

RESUMO

As organizações não colocam em prática políticas de RH voltadas para o planejamento de técnicas de recrutamento e seleção. Diante disso, inúmeros prejuízos são causados. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do recrutamento e seleção na minimização da rotatividade na empresa Britense Turismo no município de Campo do Brito-SE. Como alicerce desse estudo, é necessário levantar as causas da rotatividade, identificar as técnicas de recrutamento e seleção e propor sugestões em prol de uma prática de RH adequada. A metodologia foi de abordagem quantitativa, com objetivos de natureza descritiva e exploratória; sua natureza é de pesquisa aplicada, através de pesquisa de campo, de caso, bibliográficos. Com relação ao instrumento de levantamento de dados foi utilizado um questionário constituído de 8 questões fechadas binárias a uma amostra de 12 pessoas. Após todos os dados do corpus serem coletados e codificados pelo programa Microsoft excel, foi realizada a descrição de cada categoria e posteriorimente sua análise. No que concerne aos resultados, destacaram-se aspectos que necessitam de um cuidado maior no tocante a baixa remuneração, hierarquização e inexistência de promoções. Foi verificado a importância do desenvolvimento de técnicas que aumentem as condições de motivação corroborando um maior desenvolvimento na gestão. Ainda de acordo com os resultados, foram apresentadas sugestões a fim de proporcionar a evolução de práticas de administração e a diminuição de rotatividade. Dessa forma, foi possível verificar, os motivos causadores dos desligamentos dos funcionários e que a alta rotatividade está relacionada a fatores de ordem interna da empresa.

PALAVRAS-CHAVE:

Rotatividade. Recrutamento. Seleção. Desenvolvimento.

ABSTRACT

Organizations do not put HR policies into place for the planning of recruitment and selection techniques. Faced with this, numerous damages are caused. The present work aims to analyze the importance of recruitment and selection in the minimization of turnover in the company Britais Turismo in the municipality of Campo do Brito-SE. As a foundation of this study, it is necessary to raise the causes of the turnover, identify the techniques of recruitment and selection and propose suggestions for an adequate HR practice. The methodology was of quantitative approach, with objectives of descriptive and exploratory nature; its nature is applied research, through field, case, bibliographic research. Regarding the data collection instrument, a questionnaire consisting of 8 closed binary questions was used for a sample of 12 people. After all the data of the corpus were collected and codified by the Microsoft excel program, the description of each category was carried out and then analyzed. With regard to the results, we highlighted aspects that need greater care regarding low remuneration, hierarchization and non-existence of promotions. It was verified the importance of the development of techniques that increase the conditions of motivation corroborating a greater development in the management. Still according to the results, suggestions were presented in order to provide the evolution of administration practices and the decrease of turnover. In this way, it was possible to verify the reasons for the dismissals of employees and that the high turnover is related to internal factors of the company.

KEY WORDS:

Rotativity. Recruitment. Selection. Development.



1 INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas de uma empresa pode ser delineada como a união de técnicas e ferramentas que permitem possibilitar a atração, manutenção, desempenho e desenvolvimento de recursos humanos no recrutamento e seleção.

Uma das ações incumbidas pela gestão de pessoas está o recrutamento e seleção, que se restringe a busca de mão de obra qualificada que atenda as especificações técnicas esperadas e que esteja de acordo com os objetivos e estratégias organizacionais da empresa.

Inúmeros recursos bibliográficos apontam que as perspectivas da gestão de pessoas nas atividades de gerenciamento, recrutamento e seleção influenciam exponencialmente o bom desempenho ou não da empresa, pois está diretamente atrelada à qualidade prestada dos serviços.

Não obstante, as empresas passaram a necessitar de novos profissionais mais qualificados, corroborando o nascimento do fenômeno da rotatividade. Este é definido como a entrada e saída de pessoal de uma empresa em um determinado espaço temporal.

São inúmeras as causas relevantes que ocasionam o aumento da rotatividade: insatisfação no ambiente de trabalho, falta de segurança e de benefícios no trabalho, busca de melhores salários, falta de oportunidades e de crescimento profissional dentro da empresa ou até mesmo pela demanda de um pessoal mais qualificado pretendido pela empresa. Diante disso, a questão problematizadora da pesquisa é: Qual a importância do recrutamento e seleção como forma de minimização da rotatividade de funcionários na empresa Britense Turismo em Campo do Brito-SE?

É relevante que a alternância de funcionários de uma empresa gera diversos problemas de ordem organizacional e econômica na gestão, portanto a implantação de políticas específicas que minimizem a alternância, seus fatores causais e consequências devem ser introduzidos em prol de uma melhor adequação do quadro do pessoal da empresa.

 É sabido que atualmente as empresas e organizações estão sempre em busca de melhores resultados, melhor atendimento ao público e uma qualidade de serviços prestados com o intuito de aumentar os lucros e as diversas possibilidades das empresas. Isto só é admissível através do desenvolvimento das pessoas que fazem parte de toda a estrutura do ambiente organizacional. Dessa forma, o processo de atração de pessoas certas e bem qualificadas só ocorre através da técnica de recrutamento e seleção.

Por conta disso, justifica-se essa pesquisa pela importância circunstancial do processo de recrutar e selecionar pessoas como uma ação essencial dentro de uma empresa, além da necessidade de abordar a relação existente entre rotatividade e empregados, e como essa relação pode afetar a atividade profissional e o clima organizacional da empresa. Justifica-se ainda, pela utilidade de se avaliar como o processo de entrada e saída dos funcionários implica nos aspectos financeiros da empresa e na imagem perante os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)   pdf (367.1 Kb)   docx (142.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com