TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Sócio Econômicos na Gestão Pública

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Indicadores Sócio Econômicos na Gestão Pública

Aluno: Mariana Mara da Silva – Sala 03

Atividade 1.2: A partir da leitura e atividades de aprendizagem sugeridas pelo guia de estudos da disciplina, responda:

QUESTÃO 1: Qual a relação entre o aparecimento dos indicadores sociais e a constituição do Estado de Bem Estar Social pelo mundo? PIB per capita é um indicador social?

O aparecimento dos indicadores sociais contribuíram para o desejo e disseminação de um Estado de Bem Estar Social, tendo em vista que, facilitaram a criação de tentativas de organização de sistemas mais abrangentes de acompanhamento das transformações sociais e aferição do impacto das políticas sociais nas sociedades desenvolvidas e subdesenvolvidas. Assim, os números alcançados demonstram as necessidades das regiões, fazendo com que as políticas sociais busquem, através estratégias, as melhorias necessárias. PIB é um indicador econômico, o mais abrangente da produção e crescimento econômico.

QUESTÃO 2: A imagem abaixo retrata uma cidade das Filipinas, contrastando duas realidades sociais (prédios de luxo e moradias precárias). Com base nela, responda:

a) Que indicadores sociais e econômicos poderiam permitir um diagnóstico desta imagem?

Taxa de cobertura de rede de abastecimento de água, taxa de frequência escolar, taxa de evasão escolar, taxa de desemprego, taxa de número de moradores por dormitório, taxa de mortalidade infantil, taxa de assalariamento formal, proporção de domicílios com paredes e teto construídos com material adequado.

b) Sugira Políticas Públicas que induzam a uma melhoria no Bem Estar Social dessa região fotografada.

No caso ilustrado pela imagem, acredito que seria importante realizar uma pesquisa de campo, a fim de conhecer melhor a realidade daquele povo, suas características, etc. Além disso, fazer um levantamento de quantas casas lá existem, como foram construídas, o material utilizado, em quantas casas há o serviço de saneamento básico.

Levantar outros dados como a situação de saúde das crianças, incidência de doenças, quantos estão frequentando a escola, o nível de reprovação e evasão. A inserção dos pais no mercado de trabalho, desempregados, a fim de analisar a potencialidade e sustentabilidade dos efeitos dos programas ao longo da implantação dos mesmos.

E com a ajudas de dados administrativos, gerados no âmbito dos programas públicos, a fim de serem elaborados estratégias eficazes para atender a região, como, um programa de saneamento básico, que ajudará no combate às doenças, e melhor qualidade de vida à todos. Programa de reabilitação profissional, com capacitação dos maiores para o trabalho (oficinas de aprendizagem). Disseminar a educação, criando meios para viabilizar a ida das crianças à escola, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com