TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Psicanalítica Trabalho e Saúde

Por:   •  25/5/2016  •  Artigo  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo baseado na teoria psicanalítica, trabalho e saúde.

         A psicanálise vem por anos tentando entender o sujeito em seu universo, e isso vem trazendo benefícios, aumentando a saúde e a durabilidade no trabalho. O caráter ilimitado deste processo acarreta uma modificação na relação do homem com a natureza,com a sociedade  e com ele mesmo.Em uma realidade social,esses sujeitos e os laços sociais que conseguem estabelecer ao longo da vida, e o que vai ditar muitas de suas ações e comportamentos mediante a sociedade,fazendo com que aja conforme seus princípios culturais.

        Os sujeitos dos capitalismos são expostos a um discurso avançado que os empurra violentamente ao gozo, seja de forma consumista ou pelo sofrimento. Sua estratégia e propor ao sujeito uma vida que eles sonham, esquecendo dilemas éticos, o que gera um grande mal estar e violência param se tiver isso. Com o avanço da tecnologia, tem desempenhado um grande processo capitalista, pois cada vez mais as pessoas vão tendo acesso a informação e a internet, e através disso tem se ditado cada vez mais regras de viver e de se comportar,esquecendo os laços familiares e culturais,pois não e difícil de ver uma criança em que tempos outrora brincava de boneca ou de carrinho,hoje esta brincando com celulares ou computadores. Essa inclusão digital tem seus lados positivos, pois aproxima cada vez as pessoas, tornando o mundo menor e ao alcance de todos, mostra de forma ampliada a assimetria dos países e suas economias, as culturas de civilizações tão distante que antes não se era possível chegar.

           As relações entre capital e trabalho se traduzem em um conflito inconciliável, que  o ideólogo das gestões de recursos humanos tenta ocultar. As inovações tecnológicas estão sendo feitas para a redução e posteriormente eliminações do homem no trabalho de produção, embora isso não seja atualmente possível, trazendo a tona a atual analise de Marx, sobre o modo de produção capitalista e seu sistema de trocas, fundado na mais valia e que faz da alienação a essência do trabalho, tal modo de produção continua sendo uma fonte de acidentes e mortes em todo o planeta. Pois visando cada vez mais a população terem acesso a bens duráveis, faz com que a exploração no trabalho seja ainda maior,esse e um dos objetivos capitalistas.

         Tendo tudo isso, e necessários termos cada vez mais responsabilidade ética, e uma cabeça aberta para as inovações que o ser humano passa ao longo do tempo, para não sermos ultrapassados pelo avanço da sociedade, caminhar lado a lado com a natureza e com si mesmo. O mundo não para, temos que nos capacitar para também não pararmos, isso e uma luta incansável pela sobrevivência e que nos temos que travar dia após dia, para o futuro das próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com