TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências na Cultura Organizacional

Por:   •  12/6/2019  •  Artigo  •  3.264 Palavras (14 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 14

GESTÃO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: Influências na Cultura Organizacional e na Cultura de Segurança

Kenia de Carvalho Rocha[1]

 

  1. RESUMO

Este trabalho aborda o processo de Gestão de Mudança Organizacional tendo como foco aspectos relacionados a Fatores Humanos na indústria aeronáutica. Tal abordagem se faz necessária, uma vez que, a adaptação das organizações às mudanças no contexto em que estão inseridas influencia diretamente seus resultados. O processo de mudança pode ser positivo se for enveredado a discussões abertas e ao debate, pois abre um canal para o diálogo o qual possibilita trabalhar a Cultura Organizacional e a Cultura de Segurança, primordiais na indústria aeronáutica.  Neste sentido, este trabalho teve como objetivos identificar as teorias que abordam o tema mudança organizacional e o conceito de fator humano dentro do sistema aeronáutico, de modo a apontar possibilidades de planejamento e gerenciamento das mudanças organizacionais que estejam alinhados à missão e visão da organização. No final se discutirá um programa com treinamentos que terão como propósito de minimizar o impacto e a resistência aos processos implantados de maneira que conscientize e motive os colaboradores a contribuir para o desenvolvimento da organização, internalizado e promovendo cultura organizacional e de segurança. A metodologia utilizada foi à realização de pesquisa de natureza qualitativa de base bibliográfica e documental.

 Palavras-chave: Gestão da mudança. Cultura Organizacional. Cultura de Segurança.

1 INTRODUÇÃO

        Este trabalho aborda como se dá o processo de mudanças nas organizações e os possíveis impactos que este processo pode ocasionar na cultura organizacional e na cultura de segurança podendo afetar direta ou indiretamente a eficiência e a eficácia organizacional, bem como a segurança operacional.

Tal abordagem se justifica pelo fato de que atualmente várias organizações e indústrias enfrentam os desafios da globalização e do rápido desenvolvimento tecnológico. Na indústria aeronáutica a evolução da aviação mundial mostrou que o desenvolvimento tecnológico das aeronaves reduziu, significativamente, as taxas de acidentes fazendo com que organizações voltadas ao setor aeronáutico estejam em constante evolução, forçando-as a permanentes mudanças em suas estratégias. Para ser bem-sucedida, essas organizações devem buscar inovações tecnológicas e gerenciais adequadas a seu modelo de negócios. (RUAS, 2001) afirma que toda organização que tem pretensões de se tornar competitiva no mercado global deve, necessariamente, direcionar especial atenção às novas formas de gestão.

É importante ressaltar que na indústria aeronáutica ainda é preciso avaliar o reflexo das mudanças sobre a cultura organizacional e suas implicações na cultura de segurança, uma vez que o elemento humano é a parte mais flexível, adaptável e valiosa dentro do sistema aeronáutico, mas é também a que está mais vulnerável às influências externas que poderão vir a afetar negativamente o seu desempenho (ICAO, 2003).

No presente trabalho procurou-se evidenciar a importância da gestão da mudança no campo de estudo das organizações voltadas ao setor aéreo e seus reflexos na cultura organizacional e de segurança, tendo o fator humano como elemento principal da transformação e adaptação às novas estruturas. Este propósito será conseguido através de um ensaio teórico sobre a mudança organizacional, identificando os processos que envolvem a gestão da mudança e, como a cultura organizacional influencia a cultura de segurança operacional através do fator humano.

2 MUDANÇA ORGANIZACIONAL

São inúmeros os conceitos que explicam mudança organizacional, bem como os estudos realizados sobre esse tema.  A palavra mudança tem sido amplamente usada em diversos debates, tanto de cunho empresarial, quanto acadêmico. Atualmente, a discussão sobre mudança organizacional tem sido recorrente no dia a dia dos executivos, uma vez que o contexto de mudanças está cheio de iniciativas que envolvem prazos, orçamento e atendem a requisitos técnicos e metas, entregue pelos indivíduos que compõe a organização. Garantir que esses indivíduos efetivamente adotem e utilizem a mudança que está sendo introduzida é a razão para a gestão de mudanças.

Pesquisas recentes revelam que ainda existe uma limitada capacidade de introdução de mudanças significativas de forma bem sucedida em funcionamento nas organizações (MACHADO-DA-SILVA; FERNANDES, 1998). Tendo como nosso foco do nosso estudo organizações voltadas a indústria aeronáutica é, particularmente, necessário que a condução do processo de mudança seja bem sucedida, uma vez que se não realizado de maneira apropriada, este não afetará somente os resultados da organização, mas terá ainda como agravante seu reflexo na segurança operacional. Por isso, é importante compreender como acontece este processo nessas organizações, bem como os possíveis impactos que podem ocasionar nas diferentes culturas organizacionais, afetando direta ou indiretamente a eficiência e a eficácia organizacional.

Muitos autores entendem a mudança organizacional como resultado de fatores internos e externos que afetam diretamente o funcionamento das organizações. A indústria aeronáutica é afetada constantemente por diversos fatores externos como novos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais, emprego de novas tecnologias, sustentabilidade, oscilações do mercado e da concorrência, reformulações políticas governamentais ou as alterações em um grande grupo que atua no mesmo setor. No nível interno, as mudanças ocorrem devido a ações estratégicas e tomadas de decisão da alta cúpula da empresa, que visa à reformulação dos novos objetivos a serem alcançados.  

Sendo assim, a organização precisam se preparar para liderar e acompanhar as mudanças que serão induzidas pelos fatores externos e internos. Isso envolve novas hierarquias sociais, econômicas e culturais que se fundamentam nas revoluções tecnológicas, cada vez mais projetadas em menor escala de tempo (VIEIRA; VIEIRA, 2003).

O reflexo dessas transformações sobre a estrutura da organização faz com que sejam redefinidas funções e tarefas, e que cargos sejam criados ou eliminados dentro da nova estrutura organizacional. Segundo (NOORI, 1997) o que ocorre é que muitas empresas que possuem uma estrutura tradicional, mecanicista e padronizada não conseguem obter vantagem competitiva adotando somente novas tecnologias. Isto acontece porque as estruturas existentes na organização, muitas vezes não possibilita que seus indivíduos tenham uma visão proativa em relação ao seu futuro. O sucesso de novas iniciativas dependerá então, de como os indivíduos na organização abraçam e adotam as mudanças propostas. Isso exigirá uma grande capacidade da organização em se adaptar às novas estruturas, “é preciso desenvolver uma capacidade contínua de adaptação e mudança” (ROBBINS, 1999, p.407).  Neste cenário, ( KIRKBRIDGE,1998; ANDERSON e ANDERSON, 2001) ressaltam a importância estratégica da prática contínua da gestão da mudança. Quanto melhor a aplicação da gestão de mudanças, maior a probabilidade de a organização alcançar os objetivos dos seus novos projetos. Iniciativas com excelente gestão de mudanças são seis vezes mais prováveis de atingir os objetivos do que aquelas com gestão de mudanças pobre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (380.2 Kb)   docx (332.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com