TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações e planejamento para sobrevivência no mercado competitivo

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Cidade data

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.   CONCLUSÃO        11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Para que uma empresa ou organização opere com sucesso é necessária a aplicação de diretrizes, organização, estratégia, modelos de gestão, sistemas, lideranças, pessoas, recursos, maquinas e equipamentos, dentre tantos outros.

Neste trabalho teremos a oportunidade de conhecer a importância e contribuição de algumas destas praticas tão fundamentais as empresas e organizações, utilizando como base deste estudo uma empresa de Comercio de Calçados e Material Esportivo, apresentaremos os fundamentos da administração e economia, citando a formas de gestão, organização, cultura, visão. Será apresentada a importância que hoje a tecnologia da informação presta as empresas através da aplicação de sistemas de gerenciamento de dados (softwares).

Teremos ainda a oportunidade de discutir um assunto que norteia todas as relações humanas e representativas a sociedade, a ética e a moral, esclarecendo a importância da ética durante as negociações e aplicação destas junto s políticas e diretrizes das empresas.

Trataremos ainda sobre empreendedorismo, expondo conceitos e aplicação destes junto à empresa base do estudo.

  1. DESENVOLVIMENTO

Para que toda empresa funcione de uma forma organizada e que seja conferido o lucro a seus proprietários e/ou acionistas é necessário a aplicação de varias diretrizes, políticas internas, normas, procedimentos, ferramentas de gestão, conhecimento estratégico, dentre tantos outros, assim surge a necessidade destas empresas se organizarem de forma setorial e aplicar técnicas de gerenciamento que permitam que todos estes setores trabalhem efetivamente como uma engrenagem, onde todos devem realizar seu papel para que transcreva da melhor forma possível.

Com base no estudo realizado em sala de aula, aplicando-se os conhecimentos adquiridos, busca-se o contato com uma empresa que servirá de base para o desenvolvimento deste trabalho. A empresa em questão trata-se de uma rede de lojas que atende tanto na área de produtos esportivos como ainda na linha de calçados em geral e acessórios, por questões de ética e privacidade de informações da empresa, conforme solicitação apresentará a empresa com o nome fictício de A&A Esportes e Calçados.

A A&A Esportes e Calçados foi fundada no ano de 1994, em uma cidade do interior do estado da Bahia, após anos de dedicação e cuidados o grupo tornou-se solido e com sua visão de crescimento e expansão atualmente apresenta mais de 50 (cinqüenta) filias distribuídas em todos os estado da Bahia e conta com quadro de mais de 1200 (um mil e duzentos) colaboradores. Apresenta como referencia a alta qualidade dos produtos, inovações e qualidade e agilidade no atendimento aos clientes.  

A empresa possui umas estruturas de hierarquias bem definidas, com papeis definidos e critérios de responsabilidades e tomada de decisões, desta forma cada profissional que exerce cargo de confiança ou que envolvam situações decisórias tem consciência de seu papel e diretrizes de trabalho que seguem de guia.

Na matriz da empresa fica situada a direção da empresa e alguns setores estratégicos da empresa, como setor contábil/fiscal, departamento de pessoal, compras, marketing, comercial, dentre outros. Estes prestam apoio e conduzem o andamento de cada filial. Já cada filial possui uma gerencia a qual é  responsável pelo gerenciamento de equipe de vendas, faturamento, caixas, e demais equipes de apoio (limpeza vigia etc.). Periodicamente são realizadas reuniões para repasse de resultados e metas a estas gerenciam. A empresa aplicou atualmente um sistema de auditoria, onde vários pontos são avaliados, desde cumprimento de normativas e procedimentos de execução de tarefas, padrões de atendimento, manutenção e conservação das lojas, organização e controle de estoques, dentre outros.

Todo o planejamento de metas de vendas, campanhas de vendas, novos fornecedores/parcerias, são estudados, discutidos e repassados as filias, que por suas vezes recebem estas informações e são participantes na aplicação destas estratégias, como exemplo temos a sugestão de metas de vendas sendo formulada e discutida entre direção e gerentes de filias, já que cada região possui características diferentes (regiões agrícolas, capitais, regiões de sertão) e públicos alvos diferenciados.

A perspectiva de crescimento da empresa para este ano de 2015 acompanha a situação da economia brasileira, enquanto no ano anteriores 2014, foram inauguradas mais de 8 novas filias, neste ano ate o presente momento foi inaugurada apenas uma nova loja, e suspenso ate o momento o investimento para aberturas de novas filias. Porem existe boas perspectivas de crescimento ao longo dos próximos anos, com projetos para aberturas de novas filias e investimentos em novas linhas de produtos.

Para chegar a estes resultados a empresa investiu muito em sistemas de informação, em sua matriz conta com um setor de T.I Tecnologia da Informação que é responsável pela implantação de software integrado, utilizado de forma simultânea por toda a rede, podendo assim apresentar os resultados obtidos diariamente (faturamento, recebimentos, etc.). A implantação deste software permite um controle de todas as movimentações diárias da empresa, desde o faturamento, devoluções, controles de estoques, fluxo de Caixa, índices de inadimplência, dentre outros.

A tecnologia favorece as empresas e organizações através dos sistemas de informações integradas, que possibilita este balanço simultâneo transformando os dados em conhecimento e possibilidade de tomada de decisões. Para DAVENPORT e PRUSAK (1999), é essencial para a realização bem-sucedida dos trabalhos ligados ao conhecimento, que as organizações saibam definir o que são dados, informações e conhecimento, pois o sucesso ou o fracasso organizacional muitas vezes pode depender da aplicação desses elementos para solução de problemas e tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (199 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com