TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações no setor de recursos humanos

Artigo: Inovações no setor de recursos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

INOVAÇÕES NO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

O mercado competitivo que segue em constante inovação exige cada vez mais do setor, de recursos humanos, que precisa estar por dentro de tudo que acontece dentro e fora da empresa. A constante renovação e a adaptação às mudanças. Inovar é a palavra chave no setor de recursos humanos, há muitas oportunidades na área de Recursos Humanos, para ela contribuir no desenvolvimento de uma empresa mais voltada para a inovação.

A inovação precisa de mudança de atitudes, valores dentro das empresas que vão ser inseridas, A capacitação pode ser estimulada pelo reconhecimento de pessoas que estão querendo inovações.

A falta criatividade e atitudes inovadoras de algumas empresas podem levá-las ao sucesso. O setor de recursos humanos precisa de boas iniciativas, mas essas iniciativas não podem ser vistas de forma isolada, a empresa como um todo precisa se envolver. Embora a capacitação da liderança e dos colaboradores aumente a possibilidade de boas idéias sejam geradas, elas não garantem uma grande quantidade de idéias existem exceções.

Existem empresas que respiram inovação, como todos conhecem: empresas inovadoras como Apple, Google, 3M entre outras. Lá os novos conceitos de gestão empresarial, são postos em prática como melhor equilíbrio entre: responsabilidade por resultados e autonomia.

Além do estímulo para geração de idéias, para que as idéias geradas se tornem em inovações que serão implementadas nas empresas, o setor de RH deve planejar em conjunto com as outras áreas e departamentos da empresa de uma forma efetiva no desenvolvimento das competências necessárias para colocar em prática as inovações. Isto significa a capacitar as pessoas em tecnologias, em novos mercados e em novos processos e incluir de alguma forma a inovação como competência chave.

Inovar é necessário reduzindo a distância entre o pensar e o fazer, uma vez que o pensamento inovador é uma habilidade e, por isso, pode ser aprendida. “Se os líderes são comprometidos com a inovação, torna-se muito mais fácil que o comportamento organizacional seja eficaz, principalmente se as motivações individuais e as do grupo sejam de característica particular.

Devido à constante mudança das empresas no cenário mundial, é preciso investir em novas idéias, métodos de ensino, projetos, paradigmas e, especialmente, em líderes mais comprometidos com a inovação. E esse processo de modernizar as regras cooperativas conta com um grande aliado: a era tecnológica, “que cruzam fronteiras institucionais da empresa, com novos espaços de diálogo para as trocas de experiências de pessoas que criam novos conhecimentos e vantagens competitivas.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com