TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência Artificial e Suas Aplicações

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 12

Inteligência artificial e suas aplicações

Rayann Nascimento Lima

Rayann_interativa@outlook.com

Resumo

O artigo explicativo aborda a evolução da máquina como tecnologia, elevada a um nível de comunicação autônoma chamada de IA (Inteligência Artificial), uma forma de comunicação entre computador e humano que pode ser aplicada em diversas áreas, seja em medicina ou na evolução de tecnologias pessoais como celulares, computadores dentre outros. Demostra-se a interação da IA com os campos mais importantes de pesquisas, e como a funcionalidade dela pode ser benéfica porém ao mesmo tempo maléfica para a sociedade. Partindo do princípio básico de interação e comunicação do humano e a máquina, explica a criação dessa tecnologia pensante e a evolução em meio ao tempo até a chegada dos tempos modernos, explicando a importância dela em cada etapa do dia-a-dia, pois nos dias de hoje, nossa sociedade está tão imersa no quesito comunicação que não percebe-se que ao nosso redor tem-se computadores comunicando com o ser humano, mas é algo tão simples que não dá-se atenção que isso é a Inteligência Artificial, usando essa causa como fundamento o artigo carrega o conteúdo capaz de abrir os olhos de quem o ler e fazer imergir na era do Homem e Máquina.

Palavras-chave: Comunicação. Homem. Inteligência artificial. Máquinas. Interação

Abstract

The explanatory article discusses the evolution of the machine as technology, elevated to a standalone communication layer called AI (Artificial Intelligence), a form of communication between computer and human that can be applied in various areas, whether in medicine or in the evolution of technology personal and mobile phones, computers and others. It demonstrates the interaction of AI with the most important fields of research, and how her feature can be beneficial but at the same time evil to society. Starting from the basic principle of interaction and communication of human and machine, explains the creation of this technology and thinking evolution in the midst of time until the arrival of modern times, explaining the importance of it every step of the day-to-day, as in Nowadays, our society is so immersed in the category communication that do not realize that all around us there has computers communicating with human beings, but it is something so simple that does not give up attention that's Artificial Intelligence, using this cause based on Article carries content able to open the eyes of those who read and do immerse in the era of Wired.

Keywords: Communication. Man. Artificial intelligence. Machines. interaction

Introdução

Desde dos anos 50 com o advento da criação da calculadora o homem já pensava na comunicação da máquina com o ser humano e nessa mesma época com a curiosidade cientifica de comunicar-se com o computador, cientistas criam o Perceptrom baseados nos neurônios do cérebro um computador que aprendia sozinho as letras, chamando-se autodidata no cotidiano. Mas o que caracteriza ser um mecanismo eletrônico inteligente autodidata?

A capacidade de raciocinar é dada exclusivamente aos seres vivos, e não está presente somente nos humanos, já que o raciocínio vem de pensar em algo ou resolver um problema, e podemos lembra dos chimpanzés que utilizam de galhos de árvores como ferramentas, ou pedras, isso é o raciocínio. Então tomando essa observação como exemplo podemos concluir que a capacidade de pensar é dada somente aos seres orgânicos.

O cérebro que tem a capacidade de desenvolver o pensamento, pois contem neurônios que se comunicam entre si regido por um estado de separação de ações neurais dentro da massa cefálica, que é influenciada pelos nossos sentidos, órgãos e nosso cérebro em si.

IA são sistemas que conseguem pensar racionalmente, ou seja, pensar como humanos, podendo fazer julgamentos sozinhos sem a interferência de nenhum ser, são autônomos, “a inteligência não é necessariamente racional, pois nossas emoções fazem um papel muito importante”, então como funciona uma IA? Já que uma máquina não tem a capacidade de sentir (SCHILLER, 2013).

Logo, através de muitos estudos, pode se dizer que a inteligência artificial se resume “a arte de criar máquinas que executam funções que exigem inteligência quando executadas por pessoas”. (KURZWEIL, 1990, apud, RODRIGUES; C.MARCHI; et al, (2013)

IA fraca e IA forte

Sistemas como resultado da conta de uma calculador, jogar uma partida de xadrez, e até mesmo observações lógicas como pesquisas cientificas observatórios são chamadas de IA fraca, pois trabalha com objetivos pré-determinados executando funções sem esforço mental, já que é resolvido de maneira automática quando você mexe uma peça ou calcula um número.

Enquanto a IA forte é a criação de uma máquina com a capacidade de resolver novos problemas sem a necessidade de programas já determinados, ela tem a total capacidade de pensar e raciocinar, tendo assim uma comunicação direta e inteligente podendo ser verbalmente. Com o passar do tempo o homem criou o ser robótico, que exemplifica como seria um computador podendo estabelecer a comunicação propriamente dita (Figura 1).

Robôs mesmo sendo algo fictício, não tiram a atenção da ciência pois são a forma mais simples de dar a uma máquina uma aparência humana, já que também em tese, terão a mesma inteligência de um ser pensante. Mas cada criador de maquinas ou IAs tem suas próprias preocupações como já diria Módolo (2009), há quem estude robôs e se preocupe com as partes motoras, e outras áreas se debruçam sobre a fala, com o objetivo de criar máquinas que possam conversar, entender a língua e seus significados, isso vai de acordo com as áreas de pesquisa.

     [pic 1]

Figura 1 – Robô e o homem

Fonte: Hypescience (2009)

Não existe uma definição para inteligência artificial (IA), mas várias. Basicamente, IA é fazer com que os computadores pensem como os seres humanos ou que sejam tão inteligentes quanto o homem. (MÓDULO, 2009)

A evolução tecnológica da IA

 Como todo programa que precisa ser atualizado com a máquina IA não e diferente, pois através dos tempos ela vem sofrido alterações, já que a ciência começou a engatinhar para a era digital e tecnológica. O que curiosamente começaram a construir tecnologias que estão auxiliando a evoluir mais ainda suas próprias construções tecnológicas, isso chama-se evolução tecnológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (345.8 Kb)   docx (457.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com