TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 9001

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.191 Palavras (17 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 17

                                             [pic 3]

ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto. Não é uma norma de produto, mas é aplicável a qualquer indústria ou serviço. Criado pela International Organization for Standardization (ISO), com foco em gerenciar as necessidades e expectativas do cliente garantindo a sua máxima satisfação e estabelecer requisitos internacionais para sistemas de gestão da qualidade e melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.

Para obter a certificação, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade. Esta ferramenta estratégica é usada na maioria dos países do mundo, sendo que muitas aguardam a certificação e mais de 1 milhão de empresas têm essa norma implementada. Através do ISO 9001 uma organização melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega, por exemplo. Além disso, também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.

A sigla para International Organization for Standardization deveria ser IOS e não ISO. No entanto, como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla escolhida porque em grego isos significa "igual", o que se enquadra com o propósito da organização em questão.

Existe uma versão brasileira da ISO 9001, designada como ABNT NBR ISO 9001, que também tem como objetivo estabelecer normas consistentes que aumentam a qualidade dos processos de gestão.

Objetivo

O objetivo da ISO 9001 é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, dão mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, reduzindo custos, melhorando a produtividade, capacitando os colaboradores, ampliando sua fatia de mercado e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, tornando-as mais competitivas no mercado interno e externo.

Conceitos de Qualidade

De acordo com o Moderno Dicionário da Língua Portuguesa (Michaelis), qualidade é “Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza”.

Consultando o Minidicionário Ruth Rocha, qualidade está definida como “aquilo que caracteriza uma coisa; categoria, atribuições, espécie, tipo”

Já o Dicionário on line Babylon define qualidade como “um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo; diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição”.

Como surgiu a ISO 9001

Em 1926 foi criada a primeira entidade para padronização internacional “International Federation of the National Standardizing Associations” (ISA) que cessaram suas atividades em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial.

A sigla "ISO" se refere à International Organization for Standardization, criada em 1946 após final do conflito internacional, representantes de 25 países reuniram-se em Londres e decidiram criar uma nova organização, para padronização, com o objetivo de "facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais".

Essa organização internacional trata-se uma entidade não governamental, essa nova organização iniciou suas atividades oficialmente em 23 de fevereiro de 1947 com sede em Genebra, na Suíça.

A normatização ISO 9001 foi desenvolvida somente no ano de 1987, quando surgiu baseada na norma britânica BS5750. A sua criação já tinha a pretensão de torná-la uma norma que fosse o norte de um padrão internacional para garantir a qualidade de produtos e serviços. Assim, seria mais fácil realizar as exportações, além de reduzir os custos de fabricação.

Embora a norma BS5750 fosse reconhecida como uma ferramenta útil da administração, que não se ocupava somente da produção, mas sim, também da administração da produção, diferente da ISO 9001, ele não adicionava aos seus objetivos a satisfação do cliente e a melhoria da gestão por processos.

Depois de ser usada de maneira diferente do que é utilizada na atualidade, em 1994 a norma passou por uma revisão e se tornou mais parecido com o modelo que é usado hoje. O seu melhoramento principal é no que diz respeito às ações preventivas, que antes não eram aplicadas. Ou seja, a empresa não devem se ocupar somente com a inspeção final do produto, pelo contrário, é preciso monitorar desde o início o processo, como forma de prevenir o erro.

Hoje ela é aplicada em mais de 170 países do mundo com mais de 1 milhão de empresas já certificadas e muitas outras em fase de implantação e certificação.

Transformações da ISO

ISO 9001:1987

Normas de Sistema da Qualidade - Modelo para Garantia da Qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados, aplicava-se a organizações cujas atividades eram voltadas à criação de novos produtos.

ISO 9001:1994

Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetivas aumentar a satisfação do cliente.

ISO 9001:2000

Para solucionar as dificuldades da norma anterior, esta norma combinava as 9001, 9002 e 9003 em uma única, passa a ser denominada 9001:2000, ela vem para solucionar as dificuldades com as normas anteriores que exigia muito papel e poucos resultados práticos norma tendo como principal alvo o foco no cliente, assim como nos processos principais e suas operações.

ISO 9001:2008

A revisão da ISO 9001 para a versão 2008 trouxe poucas mudanças os pontos da norma que sofreram modificações foram os que precisavam de uma maior atenção por parte dos gestores, auditores e profissionais que utilizaram a norma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (517.4 Kb)   docx (719.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com