TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos de negocios

Por:   •  29/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

Rodada: Todas rodadas

Atividade: Jogo de Negocios 

Título: Relatório de Conclusão do Jogo de Negócios

Aluno: Camila Cavalcanti Camargo

Disciplina: Jogo de Negócios

Turma: 0716-6-1

Introdução:

O trabalho tem como finalizada demonstrar um resumo de todos as etapas realizadas no jogo de negócios, pontuando as nossas estratégias, acertos, falhas e dificuldades no desenvolver da disciplina.

Política e estratégia inicialmente adotadas

Nas primeiras reuniões trabalhamos para iniciar nossa empresa no Jogo, considerando as melhores definições de missão, visão e valores para termos como métricas quais as estratégias poderíamos adotar. Realizamos as definições das funções de cada um na empresa bem como o nome e slogan da mesma.

Com base na definição dos nossos objetivos já tínhamos condições de definir nossa política e estratégia, iniciamos com a definição de focar nossas esforços na região 2 em seguida a 3 e 1, consideramos para o orçamento dos custos e investimentos, uma taxa de crescimento de vendas de 2% ao mês com margem de folga, ponderamos a necessidade de se preparar para o período de vendas efetivas no quatro trimestre, alertamos sobre a oscilação de vendas em função da sazonalidade, devido essa precaução consideramos no último trimestre a transferência de alguns vendedores da Região dois para Região três. 

Missão / Visão / Valores

Oferecer soluções energéticas inovadoras e eficientes (eficientes pode incorporar estes conceitos: segura e confiável) que promovam o desenvolvimento sustentável, promovendo retorno aos acionistas e para a (o bem-estar da) sociedade em seus diversos aspectos.

Inovação - Estimulamos a criatividade que gera valor e economia para a sociedade.

Sustentabilidade - Consideramos as dimensões ambiental, social e econômica em todas as nossas decisões.

Criação de Valor - Buscamos crescimento sustentável com geração de valor para o acionista, nossos colaboradores e a sociedade.

Potencial Humano - Fazemos parte de um time vencedor, criamos um ambiente que estimula o crescimento e o reconhecimento das pessoas.

Compromisso - Com valores éticos e responsabilidade com os compromissos assumidos.

Resultado - Buscamos melhorar sempre, com foco na inovação, segurança e excelência na execução.

Adequação das práticas à estratégia da empresa:

Em todo o processo estávamos sempre de acordo com as estratégias definidas no início do jogo, considerando a demanda indicada pela pesquisa de demanda, o 4TRI e o primeiro trimestre, e a possibilidade de expansão, inicialmente optamos por uma capacidade com aproximadamente 1.000 unidades de folga, aproximadamente 8% de incremento das vendas acima da indicada na pesquisa, trabalhando com uma capacidade inicial de fábrica de 17.500.

Independente das vendas que a empresa venha a ter, pois as vendas por região seriam constantes, optamos por utilizar a demanda total do 4TRI para se ter uma proxy da diferença de custos de transporte. Assim, identificamos a Região 2 como aquela que apresenta o menor dispêndio para a empresa.

Principais desafios encontrados pela equipe

O maior desafio para o desenvolvimento das nossas estratégias foram os fatores externos que acabaram pegando de surpresa, onde tínhamos que revisar nossas estratégias para nos mantermos com os mesmos resultados sem alterações consideráveis.

Acredito que com essas mudanças, mesmo sendo totalmente naturais de acontecer, é necessário sempre existir uma estratégia considerando os possíveis percalços no caminho. Mesmo sem essa preocupação prévia tivemos bens resultados no decorrer das surpresas.

Principais conquistas da empresa

A maior conquista da nossa empresa foi se manter entre as duas primeiras no mercado de energia solar com um endividamento dentro do programado.

Principais controles implantados

Nossos principais controles foram em cima de matéria prima e vendas, para que os resultados fossem positivos no termino de cada período.

Situação atual da empresa

Empresa teve um bom desempenho comparando as concorrentes de mercado, perdendo somente para a Econosist, ou seja, estamos com um produto bom nas prateleiras do mercado.

Caminho a ser seguido pela empresa no próximo ano

Para mantermos a imagem da empresa e continuarmos competitivos, no próximo ano iremos avaliar as condições internas de incentivo a vendedores para aumentarmos nosso faturamento.

Objetivos estratégicos priorizados e motivos pelos quais são priorizados

Nossos objetivos maiores foram conseguir dar andamento em todos nossas estratégias sem adquirirmos dívidas e continuarmos bem colocados no Jogo, tivemos que refazer alguns cálculos de negociação com sindicatos para nos mantermos vivos no negócio, mesmo considerando desnecessários.

Análise da estratégia, verificando se está condizente com os objetivos priorizados

Diante dos resultados obtidos acredito que a priorização dos nossos objetivos estava de acordo com nossa estratégia de negócio.

Ações da empresa para atingir seus objetivos nos próximos períodos

Precisamos manter nosso produto com um nível de satisfação mediano para atingirmos o nosso público alvo, com isso podemos sugerir de maneira bem agressiva uma parceria com empresas menores do ramo par aumentarmos nosso público, bem como investir em pequenos empreenderes para alavancarmos nossos negócios.

Conclusão

As ações tomadas por todas as diretorias impactaram diretamente no resultado positivo da empresa no mercado de energia solar. Com os alinhamentos e estudos estratégicos conseguimos nos manter dentro do esperado para nosso crescimento.

Referências bibliográficas

Aluna Camila Cavalcanti Camargo, com base na apostila da disciplina e na prática do sistema oferecido (SDE).

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com