TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  9/9/2020  •  Artigo  •  4.718 Palavras (19 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 19

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NA

GESTÃO DE PESSOAS

Adriana de Farias

Especialização em Gestão de Pessoas

adrianafarias@unochapeco.edu.br

Nome do orientador

Titulação do orientador

e-mail@unochapeco.edu.br

RESUMO

O trabalho teve como metodologia a pesquisa bibliográfica descritiva, pois teve como objetivo analisar qual a relação entre liderança e motivação na gestão de pessoas, pois, a motivação de toda a equipe de trabalho é principal estratégia que garante o rendimento de uma empresa, pois cabe a eles desenvolver todas as atividades funcionais e apresentar resultados positivos que garantam o desempenho organizacional. O líder deve conhecer e entender seus colaboradores, e valorizar sua equipe motivando-os e mostrando o quanto são importantes para a produtividade e competitividade da empresa. A pesquisa demostrou que o líder é visto como o motivador de sua equipe, mas para que isso aconteça é preciso conhecer o seu grupo para poder conquista-los e exercer seu papel. É muito importante as empresas estarem conscientes e buscarem líderes capacitados profissionalmente, pois, o líder é o fator motivacional para fortalecer o ambiente de trabalho e garantir a produtividade e a lucratividade nos negócios empresariais.  A competitividade no mundo dos negócios se destaca quando a organização está com todos os colaboradores satisfeitos, almejando o sucesso organizacional e estimulando o líder buscar alternativas ou estratégias de crescimento para garantir o progresso e não o fracasso.

Palavras-chave: Liderança. Motivação. Gestão de Pessoas.

1 INTRODUÇÃO

Os líderes se destacam nas organizações, pois são os responsáveis por gerir os principais recursos, que são as pessoas. Atualmente lidar com pessoas não está sendo fácil, pois, nas atividades empresariais é possível visualizar profissionais com diferentes personalidades, onde cada um defende seus valores e tem sua opinião, todos esses fatorem geram problemas nas equipes de trabalho e cabe ao líder do setor ou equipe ter profissionalismo e ética para resolver possíveis confrontos e situações.

Para ser líder atualmente é preciso evoluir juntamente com as transformações que estão ocorrendo no setor empresarial, as organizações estão cada vez mais competitivas e para atingirem o sucesso é preciso que os colaboradores estejam motivados e sintam-se valorizados no ambiente de trabalho.

Quando os funcionários se sentem motivados o nível de produtividade das empresas aumenta e os resultados são satisfatórios. O líder precisa e ser comunicativo e criativo para saber desenvolver estratégias objetivas e claras que sejam aceitas e entendidas pelos seus colaboradores.

Com isso o presente trabalho tem como objetivo analisar qual a relação entre liderança e motivação na gestão de pessoas, pois, sabe-se que as empresas estão investindo nas pessoas e o líder precisa saber e direcionar as ações da empresa, sabendo o rumo que deverá seguir para direcionar seus profissionais e garantir o sucesso da empresa.

O referencial teórico estará embasado de acordo com as concepções dos seguintes autores: Chiavenato (2010), Maxwell (2008), Silva (2007) e Hunter (2014). Terá os seguintes tópicos: gestão de pessoas, papel da gestão de pessoas, conceito de liderança, perfil do líder, conceito de motivação, fatores motivacionais e qual o papel do líder na motivação dos seus colaboradores.

A importância em realizar um trabalho sobre liderança, motivação e gestão de pessoas se dá pelo fato de que as organizações estão exigindo profissionais qualificados e preparados para direcionar e motivar equipes, com isso, é preciso saber qual o perfil do líder para ser um bom motivador e gerenciador de equipes.

O principal desafio das organizações é buscar pessoas motivadas, felizes e satisfeitas com a profissão que escolheram. Portanto acredita-se que o presente trabalho contribuirá para formação e capacitação de todos os profissionais que buscam se aprofundar no tema, pois, várias são as pesquisas científicas sobre o tema tentando explicar o que leva os colaboradores a alcançar seus objetivos e manterem-se motivados.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 GESTAO DE PESSOAS

Atualmente as pessoas são a ferramenta de sucesso para uma empresa, muito se fala em gestão de pessoas, e acredita-se que as empresas estão cada vez mais investindo em capacitação profissional, para os colaboradores sintam-se motivados e reconhecidos profissionalmente.

Gestão de pessoas é um conceito empregado às estratégias que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano de uma empresa. As empresas que a possuem entre suas políticas internas são aquelas que formam profissionais mais bem qualificados e motivados para desempenhar as suas funções (MARQUES, 2016).

A gestão de pessoas busca valorizar seus funcionários, e deve ser organizada pelos próprios gestores, mas muitas vezes é confundida o Recursos Humanos que é um setor que oferece ferramentas para os profissionais atuarem na empresa.

Dessa forma, a gestão de pessoas em uma organização deve ser realizada pelos próprios líderes, servindo o RH apenas como ferramenta para alcançar resultados mais assertivos. Como líderes, eles precisam manter os colaboradores motivados por meio de técnicas que os ajudem a desenvolver constantemente suas habilidades. Como consequência, promovem não só o desenvolvimento dos profissionais, como também o crescimento da empresa (MARQUES, 2016).

A gestão de pessoas é responsável em manter o bem-estar para o colaborador e para o empregador, com isso, quatro pontos considerados principais para a gestão de pessoas são elencados por Marques:

Participação: É um processo que engloba todos os funcionários da instituição, estimulando o trabalho em equipe, sem excluir ninguém. Como abre espaço para todos os profissionais darem sua opinião nas questões empresariais, essa prática proporciona o surgimento de novas ideia e soluções que contribuem com a melhoria constante na gestão da companhia. Capacitação: Nessa etapa, o colaborador é capacitado, aperfeiçoando suas qualidades por meio de palestras, workshops, cursos e treinamentos. O profissional deve se sentir preparado, confiante e competente para dar o seu melhor em suas funções e isso refletirá em sua produção e rendimento. Envolvimento: Com um colaborador participativo e capacitado, é necessário envolvê-lo aos valores e missão da empresa. Dessa maneira, ele estará em sintonia com todos, e será capaz de desenvolver e produzir não só individualmente, mas em conjunto. Desenvolvimento: Com todos os setores alinhados pelas etapas anteriores, novos projetos podem ser desenvolvidos e colocados em prática com a ajuda de profissionais participativos, capacitados e envolvidos nos processos e objetivos da instituição (MARQUES, 2016, p. 02).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com