TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA VIP UMA LIDERANÇA PARA O SÉCULO XXI

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  14.173 Palavras (57 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 57

[pic 1]

Gestão de Recusros Humanos

A liderança do Papa Francisco, Será uma Liderança VIP, através da Via Pastoril  

Anibal Carlos Correia Saraiva

        


Resumo

O advento da internet, acompanhada pela introdução de novas tecnologias no local de trabalho, veio alterar substancialmente o relacionamento entre líderes e liderados. Este novo paradigma, em que os liderados tem acesso a informação que do antecedente era pertença somente dos líderes, forçou a transição do modelo organizacional piramidal, para o modelo organizativo em rede, no qual o líder passa a ser um gestor de emoções e de competências. Neste ambiente, as novas tecnologias fomentam a competitividade global, que baseada no conhecimento e na informação obriga a constantes mudanças, as quais são feitas à custa de trabalhadores criativos, responsáveis por uma contínua inovação. É neste ambiente imprevisível, incerto, complexo e ambíguo, que se descreve no primeiro capitulo, que os líderes do século XXI vão ter de liderar equipas que têm o mesmo nível de conhecimento, em que a autoridade deixa de ser formal e passa a vir do reconhecimento e respeito da equipa. Para tal, exigem-se líderes que tenham visão de ver mais além, com a ambição que lhe permita perseguir esse além e com a intuição que lhe permita escolher o caminho certo no momento certo. Lideres que sejam coerentes, íntegros, trabalhadores e solidários com os seus colaboradores. Lideres que não sejam castradores das suas equipas, que potenciem os colaboradores, que tenham um pensamento livre e não tenham medo de errar. Lideres que orientem e não mandem, que influenciem, que mostrem resiliência perante as adversidades, que não desistem e que veem em cada dificuldade um projeto novo para o qual conseguem arrastar toda a equipa, sempre num ambiente de boa disposição. Lideres com grande poder de atração, para envolver toda a equipa em volta do projeto. Líderes que pratiquem uma liderança VIP, baseada nos fundamentos que sustentam esta nova teoria de liderança, os quais são descritos no segundo capitulo deste trabalho e que em muito são praticados pelo Papa Francisco. Pois a conduta simples, coerente, sóbria, solidária, visionária, rebelde e amiga do Papa Francisco fazem dele uma das figuras mais carismáticas deste início de século, projetando-o, como se pode constatar no terceiro e no último capítulo, como um verdadeiro líder do século XXI.


Índice

Resumo        

Índice        

1.        Introdução        

2.        As características do Século XXI        

3.        Fundamentos da Liderança VIP        

4.        A Liderança do Papa Francisco        

5.        Conclusões        

6.        Referências e Bibliografia        


  1. Introdução

Do Plano de Estudos do Mestrado de Gestão de Recursos Humanos do ISLA/Gaia faz parte o módulo de Gestão Estratégica de Recursos Humanos, onde se integra, além de outros, o Seminário de Liderança, da responsabilidade do Doutor João Rodrigues Tavares. Este seminário versou sobre as lideranças do século XXI, tendo sido feito uma abordagem caraterizador do ambiente deste século, bem como das caraterísticas dos líderes que se exigem para fazer face à imprevisibilidade, ambiguidade e incerteza que nos espera. O estudo das caraterística dos líderes para o século XXI, culminou, por parte do responsável do seminário, na formulação de uma teoria de liderança para o século XXI, que designou por Liderança VIP, através da Via Pastoril. Este tipo de liderança considera uma série de fundamentos, os quais pretendo verificar se são praticados pelo Papa Francisco. Pois considero que a liderança do Papa Francisco também é uma liderança para o século XXI.

Assim, este trabalho tem como objetivo verificar se a liderança do Papa Francisco é uma liderança tipo VIP, através da Via Pastoril. Pois, o termo Pastoril resulta do fato de o autor ter complementado os fundamentos em que se baseia a sua teoria de liderança, na observação da ação de um pastor no pastoreio do seu rebanho. Atividade que se pode comparar, com as devidas salvaguardas, à atividade do Papa Francisco. Pois, o Papa Francisco não é mais do que um pastor, um pastor de pessoas, de comunidades. Desta associação nasceu a vontade de desenvolver este tema, pois para além de explorar a teoria ensinada na sala de aulas, que considero muito interessante, permite-me saber mais sobre uma das personalidades mais fascinantes do século XXI e que se tem afirmado como um dos grandes líderes deste século.

Desta forma, articulei o meu trabalho em quatro capítulos. No primeiro, faço uma caraterização do ambiente do século XXI, de forma a compreender-se porque se exigem novas lideranças. No segundo e terceiro capítulo, apresento, respetivamente, os fundamentos da liderança tipo VIP e a ação do Papa Francisco ao longo do seu pontificado, identificando evidências ou não dos fundamentos da liderança VIP. Por último, no quarto capítulo, concluo se a liderança do Papa Francisco é ou não, uma liderança do tipo VIP, Via Pastoril.  

  1. As características do Século XXI

Desde os primórdios da história da humanidade e nas diferentes organizações que o homem criou para viver em sociedade (cidades estado, nações, reinos, impérios, religiões, empresas, etc...) é possível identificar líderes. Lideres, que foram amados, odiados, detestados, temidos, respeitados, bondosos, autocráticos, autoritários, democratas, servis, virtuosos, inteligentes, visionários, astutos e muitos outros adjetivos poderiam ser mencionados. Porém, e sem um estudo muito apurado, é possível dizer que cada uma destas caraterísticas se encontra associado a um tipo de liderança que foi necessário desenvolver em cada momento da história para liderar as pessoas que constituíam as organizações desse tempo. Organizações que foram sendo diferentes, exigindo lideranças distintas, pois as pessoas, fruto da forma como se relacionam e dos meios que dispõem para viver e trabalhar, também foram sendo diferentes. Isto é, em cada momento da história da humanidade os desafios colocados ao homem tem variado, verificando-se que as melhores lideranças em cada um dos tempos foram aqueles que melhor compreenderam os cenários onde se desenvolviam, bem como as organizações e as pessoas que tinham de liderar. Assim, pode-se dizer que cada momento da história da humanidade necessitou de uma liderança diferente, a qual se encontrava associada á forma como a sociedade se organizava e vivia, bem como aos valores que praticava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.4 Kb)   pdf (457.6 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com