TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança nas Relações Interpessoais

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Tiradentes

MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva

Liderança nas Relações Interpessoais e Intrapessoais 

Bruno Ferreira Cavalcanti

Matrícula nr. 1186105485

Atividade Avaliativa

  1. A inteligência emocional é um dos fatores relevantes para uma qualidade de vida e consequentemente para viver melhor com os outros e consigo mesmo. Analise o texto, destacando os principais pontos para o equilíbrio entre a razão e a emoção, estabelecendo relações mais equilibradas e positivas.

R: Sabe-se que a emoção pesa tanto quanto a razão (ou até mais) quando se trata de moldar nossas decisões e ações. De fato, temos duas mentes: uma que raciocina e outra que sente. Essas duas mentes na maior parte do tempo operam em estreita harmonia, entrelaçando seus modos de conhecimento para que nos orientemos no mundo. Em geral, há um equilíbrio entre as mentes emocional e racional, com a emoção alimentando e informando as operações da mente racional, e a mente racional refinando e, às vezes, vetando a entrada das emoções. Mas são faculdades semi-independentes, cada uma refletindo o funcionamento de circuitos distintos, embora interligados, do cérebro. Em muitos ou na maioria dos momentos, essas mentes se coordenam de forma bela e delicada; os sentimentos são essenciais para o pensamento e vice-versa. Mas, quando surgem as paixões, esse equilíbrio se desfaz: é a mente emocional que assume o comando, inundando a mente racional. Conforme destacou a psicóloga Gisele Cristina, “temos que aprender a investir energia psíquica no nosso desenvolvimento emocional se quisermos viver melhor, administrando nossas emoções; controlando nossos impulsos; aliviando a ansiedade; direcionando para objetivos substitutivos a raiva, a frustração e a mágoa, sem reprimi-las”. Ou seja é necessário o desenvolvimento de algumas aptidões, tais como o conhecimento das próprias emoções, a habilidade de lidar com elas, saber por as emoções a serviço de uma meta, reconhecer emoções no outro, e saber lidar com as emoções alheias.

  1. Alguns componentes da competência interpessoal são importantes como a percepção, a habilidade propriamente dita e o relacionamento em si. Explique de que maneira estes componentes auxiliam nas relações interpessoais?

R: Daniel Goleman, em sua obra Inteligência Emocional, destaca que “a empatia é um ato de compreensão tão seguro quanto a apreensão do sentido das palavras contidas numa página impressa. O primeiro tipo de compreensão é fruto da mente emocional, o outro, da mente racional” (p. 37). A empatia é, portanto, um exercício coordenado pela mente emocional para compreender o outro a partir de sua posição, elemento por demais importante na construção de relações interpessoais saudáveis e produtivas. A percepção do outro, a compreensão a partir da ótica alheia, é precedida pelo abandono, ainda que temporário, de sua particular compreensão, sujeitando-a a modificações. Essa habilidade de levar em conta o pensar do outro, e de se dispor a enfrentar a rigidez de suas próprias convicções pessoais, somado a um relacionamento emocional efetivo, são elementos que favorecem o pleno fluxo entre pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com