TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança por ideal na administração

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Para liderar é necessário ter objetivos para se alcançar a meta, a motivação é um fator importante no processo. É necessário o líder preparar e motivar a sua equipe.

Para Maximiano (2011, p. 250), "no campo da administração, pessoa motivada usualmente significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza".

O objetivo desta pesquisa abrange analisar a importância do modelo de liderança por ideal dentro das organizações. Com esse novo modelo de liderança por ideal podemos citar Senge (2012):

O líder por ideal modifica os modelos mentais de seus colaboradores. Modelos mentais são generalizações simples ou teorias complexas e, tanto umas quanto as outras, moldam a forma de agir do indivíduo. Modelos mentais podem ser paradigmas ou dogmas. O líder por ideal quebra esses modelos. Este indivíduo altera a cultura e o ambiente organizacional inserindo os seus valores, suas convicções e seus ideais, transformando assim, os modelos mentais dos seus seguidores, disseminando uma cultura de participação onde o pensamento da empresa, da equipe e do líder sejam integrados e compartilhados no propósito único do sucesso do empreendimento. (p. 219)

O que caracteriza as bases da cultura organizacional é o modo de viver do seu gestor que influência os colaboradores e é praticado dentro da organização, somente assim é possível alcançar o Sistema de Liderança por Ideal. Esse sistema é inovador e passa, além do ideal, por mais três fundamentos: O valor organizacional, o empreendedorismo e a gestão participativa. Drucker (2005) conceitua inovação como:

A inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. Ela pode bem ser apresentada como uma disciplina, ser aprendida e ser praticada. Os empreendedores precisam buscar, com propósito deliberado, as fontes de inovação, as mudanças e seus sintomas que indicam oportunidades para que a inovação tenha êxito. (...) inovação é tratada como instrumento de criação de recursos e valor no empreendedorismo; Não significa somente a criação de novos produtos e serviços, mas toda uma estratégia capaz de fomentar a adaptação e a capacidade de inovar dentro de uma empresa. (p. 25 e p. 39)

Como alcançar uma liderança por ideal?

Em uma organização, liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com atingir ou não atingir os objetivos definidos.

Com a globalização e as novas exigências de mercado, o modelo de liderança sofreu algumas alterações, que fez com que as organizações buscassem funcionários aplicados e líderes que os estimulassem a alcançar suas metas, e manter um bom resultado para a empresa. Segundo Maximiniano (2011) a definição de liderança é:

Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante no processo. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. (p.277)

Empresas com mais tempo de mercado e de grande referência adotaram a essas mudanças de inovação de liderança, como um novo modo de gerenciar, temos como exemplo: Disney e Toyota que são referências nos mercados e segmentos em que atuam, conquistando esta notável importância. (NADER, G. 2007 e MAXIMINIANO 2011).

O ideal do líder é de extrema importância no ambiente organizacional, que envolve a cultura, as convicções e os valores nos quais se baseiam para tomar decisões.

Este estudo será fundamentado por meio de pesquisas bibliográficas, utilizaremos fontes como artigos, dissertações, teses, etc. A pesquisa assume modelo qualitativo que para (SEVERINO, 2007) são varias metodologia de pesquisa que podem adotar uma abordagem qualitativa, modo de dizer que faz referencia mais a seus fundamentos epistemológicos do que propriamente a especificidade metodológicas.

LIDERANÇA POR IDEAL – LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO POR IDEAL

Com a Globalização e as novas exigências do mercado é necessário ter diferencial de crescimento em um mundo competitivo e sem fronteiras, é importante a busca constante de renovação de conceitos e de ideias, que quebram paradigmas.

O profissional comprometido com as intensas mudanças precisa analisar sua maneira de liderar e empreender, renovando suas competências, a fim de conquistar um estilo próprio e diferenciado dentro das exigências do mercado globalizado, incentivando cada vez mais sua equipe no contexto organizacional a ser inovadora e empreendedora.

Sendo assim é necessário direcionar suas ações para adequar-se a essa nova realidade de ambiente de mudanças, cada vez mais constantes, buscando formas de liderar que o torne competitivo, dinâmico e inovador.

Através da globalização os grupos de empreendedores passaram-se a ser chamados de organização ou empresas. Os colaboradores geralmente têm características únicas, com maior eficácia em concretizar sua produtividade trabalhando em equipe, do que quando individualmente.

MAXIMINIANO (2012) define liderança:

Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, em uma grande variedade de situações. (p.282)

Segundo Maximiniano (2012) percebe-se que para ser um bom líder é importante realizar as metas influenciando sua equipe, é necessário ter objetivos, se preocupando com o nível de motivação e satisfação de seus colaboradores, mantendo-os motivados e comprometidos com seu trabalho, podendo assim elevar os lucros e o sucesso da organização, essa é a tarefa do líder.

O que se espera de um líder é alcançar resultados por meio da motivação, porém, motivação por ideal depende de várias características, qualidades positivas como a empatia. Motivar através de um ideal é fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas tenham atitudes com base em uma opinião, um modo de ver, ou uma maneira de ver o mundo.

De acordo com Senge (1990, p. 164) “A liderança por ideal se define por modelos mentais e convicções do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com