TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa: Vantagens de ter um Gerenciamento Responsável no Descarte de Embalagens em Empresas Alimentícias

Por:   •  17/9/2019  •  Artigo  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade São Luís de Jaboticabal[pic 1]

Curso de Administração (ou Ciências Contábeis)

Logística Reversa: Vantagens de ter um Gerenciamento Responsável no Descarte de Embalagens em Empresas Alimentícias de Matão e Região

        

Bruno Mateus de Araujo[1]

André Luís Assumpção[2]

  1.  INTRODUÇÃO[pic 2]

Com o aumento da população mundial, a demanda por produtos alimentícios vem crescendo gradativamente através dos anos, ocasionando o aumento da poluição causada pelo gerenciamento inadequado de resíduos inorgânicos, como embalagens de diversos tipos, entre outros, que demoram anos para serem decompostos inteiramente, degradando o meio ambiente.

Diante do problema em questão, as empresas, juntamente com o ministério do meio ambiente, estão criando maneiras para conscientizar o público para a classificação seletiva, utilizando por meio a logística reversa, responsável pela coleta de suas embalagens, também se beneficiando por utilizarem alguns produtos selecionados como descartáveis, contribuindo desta forma com a preservação do ecossistema.

De acordo com, Chaves e Batalha (2006, p. 425) antes do descarte de qualque material, deve ser levado em consideração a sua reincorporação no processo produtivo para se obter um produto final, fazendo a coleta do mesmo por meio da logistica reversa.

         

  Através do contexto, pode ser implantado logística reversa, para melhorar o descarte de embalagens em empresas alimentícias? Como hipótese pode-se abordar a coleta seletiva e responsável desses materiais e maior investimento na reutilização dos mesmos como matéria prima para confecção de diferentes produtos finais.  

O presente artigo tem como objetivo a preservação do meio ambiente, por meio da implantação da logística reversa em empresas alimentícias da cidade de Matão-SP.

Também busca:

  • Conscientização do descarte inteligente das embalagens utilizadas;
  • Melhorar a cultura corporativa para que se preocupe com o aspecto socioambiental;
  • Observar a logística reversa e sua função ambiental e econômica.
  • Minimizar os impactos socioambientais ocasionados por o acumulo de embalagens.

Este artigo busca colaborar para o melhor discernimento sobre o que é logística reversa e quais suas principais vantagens, em relação ao gerenciamento das práticas organizacionais socioambientais de empresas do setor alimentícios, destacando-se maneiras positivas para minimizar os impactos ambientais ocasionados por resíduos inorgânicos, focando em embalagens.

  1.  REFERENCIAL TEÓRICO[pic 3]

  1. Logistica

Para ser entendido o que é logística reversa, devemos saber primeiramente o que é logística.

Segundo Izidoro (2017, p. 2-3) logística é a disponibilização de bens e serviços gerados por uma sociedade, nos locais, no tempo, nas quantidades e na qualidade necessários a quem vai utilizá-los [...] A logística é uma das mais antigas atividades humanas. Pense, por exemplo, na construção de grandes obras do passado como as pirâmides do Egito e a Muralha da China, e nos deslocamentos de exércitos até o campo de batalha. Em todas essas atividades houve uma logística.

Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra, do transporte e da armazenagem de matérias primas, partes e produtos acabados (além dos fluxos de informação relacionados) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado.(CHRISTOPHER, 2007, p.3)

De acordo com Ballou (2006, p. 27) desde o planejamento, implantação e controle de fluxo, de todos os tipos de serviços relacionados a um processo produtivo, devem ser priorizadas as exigências do público alvo.

  1. Logistica Reversa

Se aprofundando sobre o tema e seus principais conceitos, temos diversos autores que apresentam bases teóricas, julgando a logística reversa como um dos principais fatores para se agregar valor ecológico, legal e socioambiental ao produto final.

Para Chaves e Batalha (2006, p.2-3):

“Nos anos 80, o conceito de logística reversa ainda estava limitado a um movimento contrário ao fluxo direto de produtos na cadeia de suprimentos. Foi na década de 90 que novas abordagens foram introduzidas e o conceito evoluiu impulsionado pelo aumento da preocupação com questões de preservação do meio ambiente. Esta pressão, induzida pelos consumidores, implicou em ações legais dos órgãos fiscalizadores. Além disso, a partir deste período, as empresas de processamento e distribuição passaram a ver a logística reversa como uma fonte importante de redução de perdas. Desta forma, as atividades de logística reversa passaram a ser utilizadas em maior intensidade nos Estados Unidos e Europa, países onde os conceitos e ferramentas clássicas de logística já eram mais disseminados”.

Diante diversos estudos, foi comprovado que é possível o reaproveitamento de resinas recicláveis, para diversas atividades industrias, enfatizando desta forma, seu uso no setor de plásticos em geral, excluindo apenas a utilização em empresas do ramo alimentício (Canal 2015).

A logística reversa entende-se como a ferramenta responsável pelo planejamento, operação, controle de fluxo e das informações logísticas, fazendo com que o ciclo produtivo traga o retorno adequado de bens ou materiais que o constituem (IZIDORO, 2017, p.13).

Abaixo se encontra o ciclo logístico em uma indústria, onde o produto sai da empresa para ser distribuído em varejo, até chegar no consumidor final, onde o mesmo encaminha a matéria prima após o uso, para lugares responsáveis pela coleta seletiva, onde este material é recolhido e encaminhado de volta para a empresa, para ser feito um reprocesso, sendo transformado e transportado novamente para a linha de produção.

Figura 1 – Ciclo Logístico.

[pic 4]

Fonte: Stabelini (2018).

Leite (2005, p. 1-16 apud, Neto et.al., 2014) define cada estágio dos processos logísticos como maneiras para ser aumentado o ciclo rentável útil de uma matéria prima, pelo fato de ocorrer um melhor proveito na reutilização dos resíduos provenientes de insumos descartáveis, agregando valor com a reciclagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (341.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com