TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS QUE GESTÃO GESTÃO INOVADORA PARA EMPRESAS

Por:   •  8/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

1. OS BENEFICIOS QUE A GESTÃO DA INOVAÇÃO TRAZ PARA AS EMPRESAS

De acordo com CALLIGARIS e Torkomian (2003), para realizarem inovações, ou seja, viabilizar novos produtos, melhorar a qualidade dos existentes e diminuir os custos de produção, atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em uma empresa são vistas como fundamentais. Nesse caso, a gestão da inovação delega o rumo da atividade de P&D, fomentando a evolução do negócio a ser gerido.

O benefício peculiar que a inovação traz as empresas reflete diretamente em todo o campo econômico. Não obstante, essa dinâmica reflete nas famílias (beneficiadas com a compra de produtos dotados de maior tecnologia a preços mais acessíveis), colaboradores (detentores de maiores salários devido a empresas auferirem maiores lucros) e a própria empresa, que terá maior aporte de caixa para reinvestir na própria inovação.

Toda inovação implementada requer estratégia de negócio. Com isso, Porto (2013, p.104) conceitua que a estratégia envolve perspectiva de longo prazo e comprometimento. Desse modo, pode ser definida como a determinação das metas e objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção de rotas de ação e a alocação dos recursos necessários para atingir essas determinadas metas.

Pressupõe-se que a estratégia abrange perspectivas de longo prazo e comprometimento com as determinadas ações que serão impostas, seja pelo empresário, seja pelo pesquisador. As práticas realizadas pelo empresário e o conhecimento imposto pelas incubadoras, em parceria com governos e instituições, abrange a cadeira produtiva econômica, visando à melhoria contínua de determinado setor e/ou negócio a ser empreendido.

Para toda estratégia inovadora, deverá ter diretrizes condizentes para alcançar determinado objetivo. Governanças corporativas, diretores, conselheiros e facilitadores compõem o campo ágil da cadeia produtiva para que surja essa inovação. De acordo com Scherer (2012), em seu artigo “Como estruturar a governança de inovação nas empresas?”, o mesmo ressalta que a ideia é ter algumas pessoas que mantenham a chama da inovação acesa entre as empresas. O autor conclui que comitês de inovação, formados por representantes de diferentes áreas tem o papel de administrar o processo de inovação e acompanhar os resultados, auxiliando no progresso da cadeia da gestão da inovação.

Diante de todo cenário competitivo do mercado econômico atual, inovação está diretamente relacionada à estratégia. Por isso, antes de aplicar qualquer inovação é necessário conhecer bem a empresa e qual a sua estratégia perante o mercado.

2. CONCEITOS DE INOVAÇÃO

Segundo o Dicionário Aurélio (Edição xxx, 2014) inovação tem como significado “ato ou feito de inovar”. Temos ainda o termo inovar, que segundo o mesmo Dicionário significa “introduzir novidades, renovar”. Existem inúmeros conceitos de inovação, dependendo da área onde ela é aplicada. .

No Manual de Oslo, inovação se define da seguinte maneira:

Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.(OECD,2005,p.55)

Inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços. (Lei 10.973/04 – Lei da Inovação).

Pode-se dizer que, quando se fala de estratégia, a inovação surge como um elemento fundamental da ação e diferenciação das empresas (PORTER, 1998; HAMEL, 2007; DAVILA et al., 2007). Davilaet al. (2007, p. 31), por exemplo, afirmam que a inovação precisa estar alinhada à estratégia da empresa: devemse "determinar os tipos e a quantidade necessários para dar suporte à estratégia do negócio".

Um produto somente será considerado uma inovação se for absorvido pelo mercado. Caso isso não ocorra, é preciso analisar os motivos de não ter sido aceito pelo consumidor e a partir destas definições reformular o produto.

A literatura em diversas áreas aponta a inovação como elemento-chave para a criação e sustentação de vantagens competitivas ou mesmo como elemento fundamental para a compreensão de muitos dos problemas básicos da sociedade (HAGE, 1999).

Segundo Wolfe (1994, p. 419), os trabalhoscientíficos sobre inovação possuem quatro linhas principais: aqueles que tratam dosestágios do processo inovador, dos contextos organizacionais, das perspectivasteóricas subjacentes e dos atributos da inovação.

Apesar dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com