TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MASLOW A IERARQUIA

Por:   •  31/8/2016  •  Monografia  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 13

Manual-  TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Coordenação: Líllian Gonçalves de Melo      e-mail: ntcc.incisoh@soebras.edu.br   ou   lilliangmello@hotmail.com   

  1. 1. Responsabilidades
  2. 1.1 Compete ao coordenador do TCC:

Administrar em conjunto com os professores orientadores a distribuição dos temas dos projetos, de acordo com suas áreas do conhecimento.; Supervisionar o atendimento no NTCC; Promover reuniões a cada semestre com os professores e orientandos, visando à melhoria das propostas de trabalho; Divulgar esse material e outros relacionados à pesquisa para estudantes, professores e orientadores de TCC; Estabelecer, com os coordenadores dos cursos de graduação, o calendário de qualificação e defesa dos TCC´s e divulgar as respectivas bancas examinadoras; Prover toda infraestrutura para os eventos do TCC. Emitir e entregar os certificados de participação aos membros das bancas.

1.2 Compete ao Professor-orientador:

Preencher as documentações do processo de Orientação, incluindo o Plano de Trabalho (Apêndice A), Relatório de Orientação (Apêndice B) e o Protocolo de Advertência (Apêndice J); Mostrar-se disponível; Estabelecer um cronograma de tarefas a serem realizadas; Conduzir o estudante ao cumprimento das tarefas estabelecidas nos prazos estabelecidos; Realizar as devidas leituras e correções necessárias à qualidade do estudo;; Auxiliar na elaboração do material a ser apresentado para a banca; orientar o trabalho visando a sua publicação em uma revista indexada pelo Qualis/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior - CAPES2; Caso haja falta de afinidade, incompatibilidade de horário, dentre outros problemas, o orientador poderá solicitar a alteração ou desligamento dos estudantes (apêndice N);

  1. 1.3  Compete aos acadêmicos

Os acadêmicos em orientação de trabalho de conclusão de curso terão os seguintes deveres. Desenvolver o trabalho em equipe com o seu par. Frequentar reuniões convocadas por seu orientador (comparecimento mínimo de 75%).Comparecer às sessões de orientação agendadas pelo seu orientador;  Cumprir o calendário estabelecido pelo seu orientador e também o prazo de entrega do projeto ou artigo. Submeter o projeto, caso envolva seres humanos, ao comitê de ética; Aplicar o termo de compromisso (artigo científico) caso realize pesquisa de campo ou utilize o nome da instituição/ empresa; Elaborar a versão final de seu TCC, de acordo com o presente documento e instruções do orientador; Entregar cópia do projeto (Qualificação) ou artigo (Defesa) para a coordenação do TCC, sendo o projeto - 2 vias e o artigo 3 vias. Observação: todas as vias devem ser encadernadas.

Preencher o Protocolo de entrega do projeto de TCC (Apêndice E) ou do Protocolo de entrega do TCC para defesa (Apêndice F) e entregá-lo juntamente com as cópias do TCC. Obs: esse protocolo deve ser assinado pelos acadêmicos ( dupla) e também pelo professor-orientador; Comparecer em dia, hora e local determinados para a qualificação do seu projeto de TCC ou para defesa do artigo científico; obs: chegar com no mínimo 10 minutos de antecedência; Arcar com as despesas de locomoção, papel, digitação, fotocópia, encadernação e outras decorrentes da preparação do TCC;

No TCC1 ( projeto de pesquisa)  a forma de apresentação será de forma oral para a banca de avaliadores, se a dupla de acadêmicos optar por utilizar slides, os mesmos ficarão responsáveis por trazer um computador para uso, a faculdade disponibiliza apenas o data-show. No TCC2 ( artigo científico), a forma de apresentação será através de simpósio, neste caso, a dupla de acadêmicos deverá providenciar o banner para realizar a apresentação a banca avaliadora e demais interessados.

Nota: Os acadêmicos poderão ser advertidos durante o processo de elaboração do TCC caso não realize o cumprimento às orientações, falta aos encontros com o orientador, por exemplo, são motivos para a advertência. Para advertir os estudantes, entretanto, o professor utilizará o Protocolo de Advertência (Apêndice K). Os estudantes que tiverem até 3 (três) advertências estarão automaticamente desligados do processo de orientação com aquele orientador. Além disso, caso haja problema de afinidade, incompatibilidade de horário, dentre outros, os acadêmicos poderão solicitar a coordenação a alteração ou desligamento do orientador (Apêndice M).

Observação: O professor de TCC, a coordenação do TCC e o professor-orientador não são responsáveis pela formatação e norma padrão do projeto ou artigo científico, porque essa responsabilidade é do acadêmico. Aos docentes compete sanar dúvidas e orientar os trabalhos.

Data de entrega do projeto: 01, 02 e 03 de junho   Bancas de apresentação: 27 e 28 de junho

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

CAPA; FOLHA DE ROSTO; SUMÁRIO; INTRODUÇÃO; REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; OBJETIVOS; METODOLOGIA; CRONOGRAMA; REFERÊNCIAS

[a]

1 INTRODUÇÃO[b]

A introdução é a apresentação sucinta e objetiva do trabalho, que fornece informações sobre sua natureza, sua importância e sobre como será elaborado. Na introdução, o tema é apresentado e esclarecido aos leitores, são dadas as indicações de leitura do trabalho. [c]Em outras palavras, é a parte inicial do texto, devem constar a delimitação do assunto tratado, o objetivo geral da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho, tais como: problemática e as hipóteses. Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando a necessidade de se realizar tal empreendimento.  

Justificativa – Motivação para a escolha e importância do tema; → Problema – Questão a ser respondida com a pesquisa; → Hipóteses – Resposta preliminar ao problema proposto.

Extensão da introdução: 1 a 2 laudas.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA [d]

 Compõe-se da evolução do tema e ideias de diferentes autores sobre o assunto. Deve conter citações diretas e/ou indiretas, com indicação dos autores conforme as Normas da ABNT.[e] A revisão de literatura pode ser dividida em tópicos ou apenas um texto que possui uma sequência lógica de discussão acerca do tema escolhido para investigação. Segundo França e Vasconcellos (2009), a revisão bibliográfica ou de literatura é a parte conceitual que fundamenta o projeto. Extensão: 3 a 8 laudas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (319.4 Kb)   docx (702.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com