TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUTOS E SERVIÇOS GESTÃO DE PESSOAS E COMPETÊNCIAS

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

PÓS-GRADUAÇÃO

MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUTOS E SERVIÇOS

GESTÃO DE PESSOAS E COMPETÊNCIAS

FICHAMENTO

(A GUARNIÇÃO DE REMO DO EXÉRCITO)

FORTALEZA

2016

FICHAMENTO

SNOOK, Scott. POLZER, Jeffrey. A Guarnição de Remo do Exército. Harvard Business School, 2004. 406-P01  

No ano de 2002, já no fim da temporada de Remo, o coronel e treinador da guarnição de remo da Academia Militar de West Point do exército dos Estados Unidos, Stas Preczewski, havia passado três semanas de pura frustração. O que ocorrera é que o treinador havia separado seus atletas em dois grupos de oito componentes, sendo os melhores colocados no barco Varsity e os outros no barco Varsity Junior. O problema era que com frequência, os atletas do barco Varsity junior venciam os atletas do barco Varsity.

Com a aproximação do principal evento nacional, o treinador P. deveria tomar uma decisão. Inverter os barcos, promovendo a equipe do Junior para o Varsity ou mesclar as duas equipes.

Histórico

O Remo foi a primeira modalidade interuniversitária dos Estados Unidos, com uma competição entre as universidades de Havard e Yale, 1852. Já na visão contemporânea, as competições acorrem no decorrer do ano letivo, com as regatas de outono (Heads), no inverno os atletas faziam a preparação ginasial e na primavera tínhamos as regatas rápidas (Sprints).

Para se obter sucesso nas guarnições de Remo, era primordial uma combinação de habilidades pessoais e coordenação em equipe.  Com bases nesses fatores, o Comitê Olímpico Norte-Americano custeou um projeto         na qual certa quantidade de técnicos de guarnições de Remo indicava o que eles consideravam mais significativo para se conseguir alta performance e bons desempenhos.

A Avaliação era feita tomando por base duzentas variáveis direta ou indiretamente ligadas ao remo “simples”, onde cada membro da guarnição só utiliza um remo. A amostra incluía treinadores iniciantes e de vasta experiência.  O resultado mostra que as duzentas variáveis podem ser subdividas em quatro categorias:

1-Força e condicionamento;

2- técnica de remar;

3- Fatores Psicológicos;

4- Organização de um programa.

O mais interessante é que a quantidade de variáveis consideradas importante mudava muito de acordo com o grau de experiência dos treinadores. Ao passo que os mais novos visavam mais a técnica, os intermediários visavam o condicionamento e os chamados mestres, diziam que o psicológico predominava.

Força e resistência individual: Os treinadores usam o “ergômetro” para medir o condicionamento individual dos atletas, pois a falta de força e condicionamento compromete os resultados. Pensando em manter seus atletas bem condicionados, os treinadores faziam avaliações periódicas, comparando os resultados obtidos com os resultados anteriores dos próprios atletas, bem como os de seus companheiros de equipe. Esse preparo era complementado com musculação.

Trabalho em equipe: Mesmo sendo importante para o bom resultado, o condicionamento individual não é nada sem o trabalho em equipe. Nesta situação, os oitos atletas devem estar alinhados quanto a mente e ritmo de remadas. Sendo assim, uma equipe sem sincronismo tende a desacelerar ao invés de aumentar suas chances de vitória. Quando um membro de uma guarnição se desviava do ritmo dos outros membros, criava um efeito cascata.

O segredo está em fazer com que uma guarnição não tente reagir a uma ação má executada de algum membro. Eles devem confiar que aquele membro vai corrigir seu erro. Um deve confiar no outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com