TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

Por:   •  13/6/2017  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

 UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

Resenha sobre estudo de caso : A Coca Cola no Facebook

Aluno: Rodrigo Lamorata Grilo

Disciplina: Marketing

Local: Belo horizonte, 23/04/2017

Este case demonstra a atuação de Marketing nas mídias sociais e como é importante gerenciar o conteúdo e monitorar o que esta sendo falado sobre sua marca/produto.

Neste caso já existia mais de 150 paginas de fãs da coca já há algum tempo no ar sem muita relevância, desde que surge uma nova pagina idealizada por 02 fãs da marca em agosto de 2008, uma página não oficial da marca, que em poucos meses conseguiu juntar 1,2 milhões de seguidores. Eles tinham em mãos uma garrafa da famosa bebida que já possuía uma enormidade de fãs da marca cadastrados na rede social.

Sem se preocupar com quaisquer formalidades (autorização da Coca), começaram a ganhar corpo na rede social e foram percebidos pelo facebook que logo interagim a Cia de bebidas para saber qual ação essa desejava em relação a sua marca.

Refrigerante mais popular do mundo, a Coca-Cola (Coca, em resumo), foi inventado por um farmacêutico de Atlanta, Geórgia, em 1886. Em 2011, a linha de produtos da empresa incluía outras bebidas gasosas e não gasosas, água engarrafada e sucos. Além das versões diet e com sabores da Coca. Em 2010, a carteira da empresa se compunha de mais de 3000 produtos, vendidos sob 500 marcas de fábrica em 206 países. O faturamento em 2010 foi de US$30,9 bilhões.

Com um faturamento destes, a Coca dispunha de um departamento de marketing com mais de 3.500 funcionários espalhados pelo mundo com vários executivos, mas nenhum dedicado a redes sociais, com isso criaram cargos para acompanhar este meio de comunicação que veio se transformando ao longo do tempo.

Suas ações se iniciaram na transmissão de mensagens via canais sociais para um público global, além de ações de mídia paga. A Coca precisava gerenciar e utilizar este canal de comunicação visto a quantidade de pessoas que passaram a usar esse canal.

Muitas informações eram geradas neste canal de comunicação, como em 2006 0 fenômeno Diet Coke e Mentos. A mentos respondeu mais rápido produzindo vídeos onde suas balas ocasionavam gêiseres e conseguiu um retorno em cerca de US$ 10 milhões, quanto a Coca foi mais conservadora e demorou um pouco mais a entender a mensagem que estava sendo expressadas nas redes sociais. Após entender a mensagem gerou um video junto a Mentos chamado efeito dominó ( junto a Diet Coke) com um impacto positivo aumentando suas vendas em 10% e a Mentos em 15%.

Em 2007, 2008 tiveram pouco sucesso nas investidas nas redes sociais, mas a partir de 2009 utilizando o twiter e o facebook  começaram a fazer ofertas e atrair o publico.

Um exemplo muito discutido de utilização de midia social é o case do Starbucks em 2009, com o primeiro momento de queda de faturamento a empresa recorreu as midias sociais pedindo ideias aos fãs para melhorar seu serviço. Criaram assim a pagina MystarbucksIdea.com recebendo mais de 75.000  ideias e implementando pelo menos 100, entre elas o Wi-fi gratuito e as tampas verde.

A paginada Coca (não oficial) criada por Dusty e Michael em 31/08/2008 foi criando corpo e obteve a maior taxa de crescimento entre as 150 paginas existentes passando de 1,2mm para 1, 9 milhões de usuários.

Donnelly e sua equipe analisaram as 150 paginas e concluíram que seria importante conhecer e trazer para perto essa dupla. Começou com uma visita ao World of Coke, uma atração com mais de 8500 metros quadrados.  O grande problema a ser resolvido seria como integrar eles ao time ou como participar dessa página, então Donnelly recorreu á estratégia de "Os Fãs primeiro", " Eles são mas importantes do que nós".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com