TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA ATIVA: UMA FERRAMENTA EFICAZ NO APRENDIZADO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  3/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.388 Palavras (14 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 14

Renta Corrêa Sinimbú

Mestranda em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

METODOLOGIA ATIVA: UMA FERRAMENTA EFICAZ NO APRENDIZADO DE RECURSOS HUMANOS

RESUMO: Este artigo busca verificar o uso da metodologia ativa a favor do ensino e aprendizagem dos Recursos Humanos, servindo como uma importante ferramenta na democratização do conhecimento. Tem por objetivo geral pesquisar as possibilidades de implementar a metodologia ativa como ferramenta potencializadora no processo de ensino-aprendizagem no curso de Recursos Humanos. O trabalho tem como objetivo secundário o docente interessado em aplicar esta metodologia, direcionando-o a temas que envolvam Recursos Humanos. Para abordar tal temática, metodologicamente, serão realizados estudos, análises bibliográficas e pesquisas qualitativas, envolvendo abordagens interpretativas e naturalísticas dos assuntos. Serão discutidas também as principais transformações metodológicas necessárias para o processo de formação dos profissionais de Recursos Humanos, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, repensando e reconstruindo suas próprias práticas pedagógicas. Para tanto, será utilizado o método de verificação por documentação, isto é, através de informações obtidas de fontes de publicações que possam auxiliar na elucidação do problema proposto.

Palavras-chave: Aprendizagem, Metodologia Ativa, Recursos Humanos, Docente.

ABSTRACT: This article aims to verify the use of active methodology in favor of the teaching and learning of Human Resources, served as an important tool in the democratization of knowledge. Its overall objective research the possibilities of implementing active methodology as a tool for potentiating the teaching-learning process in the course of Human Resources. The work has as secondary objective teachers interested in applying this methodology, directing it to issues involving human resources. To address this issue, methodologically, studies will be conducted, bibliographic analysis and qualitative research involving interpretive approaches and naturalistic affairs. Also discussed will be the main methodological changes necessary to the process of training of human resources professionals, with emphasis to active methods of teaching and learning, rethinking and rebuilding their own teaching practices. For this, the documentation for verification method will be used, ie, through information obtained from sources of publications that could help to elucidate the proposed problem.

Keywords: Learning, Active Methodology, Human Resources, Professor.

INTRODUÇÃO

Novos paradigmas desafiadores são propostos para a área da Docência. Mas, observa-se que a esse esforço está faltando outro relativo à preparação de Docentes. O atual modelo de ensino tradicional vem sendo substituído, gradativamente, por novas tendências pedagógicas as quais apontam para a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar a realidade social do seu cotidiano, minimizando injustiças e desigualdades. Neste sentido, o processo amplo que possui como principal característica a inserção do aluno como agente principal e responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu próprio aprendizado – denominado de Metodologia Ativa – tornou-se importante ferramenta na área da Docência que virá estimular os processos de ensino-aprendizagem.

Essa perspectiva transformadora de metodologia de ensino na Docência vai exigir efetivas mudanças didáticas nos currículos das Instituições de Ensino, pois estes estão sobrecarregados de conteúdos insuficientes no que diz a metodologias mais eficazes, já que a complexidade dos problemas atuais exige novas e modernas competências, além do conhecimento específico, tais como: colaboração, conhecimento interdisciplinar, habilidade para inovação, trabalho em equipe, educação para o desenvolvimento sustentável, regional e globalizado, dentre outros.

A área de Recursos Humanos, para ser estratégica, deve antecipar as tendências pensando nas atividades atuais e futuras da organização; deve medir e apontar a sua contribuição no negócio; pensar em novos estilos de profissionais da área. Desta forma o profissional de Recursos Humanos necessita também ser proativo, fazendo parte do negócio da empresa, proporcionando, assim, as estratégias necessárias no cotidiano organizacional (ORLICKAS, 1998). Neste sentido, compete ao docente buscar nas demais áreas do conhecimento as necessárias ferramentas para construir profissionais capazes de suprir as necessidades do mercado.

Sob esta ótica, este artigo pretende realizar estudos que resultem em mudanças na atuação dos docentes com seus alunos, utilizando todas as ferramentas necessárias que auxiliem no desenvolvimento de novas e diferentes competências acadêmicas, comunicativas e relacionais no âmbito de Recursos Humanos, capacitando o docente para a compreensão e posicionamento diante das diversas mudanças no mundo da informação, gerando uma harmonia na convivência do docente com as diversidades sociais e culturais de seus alunos.

Neste sentido este artigo irá possibilitar a identificação de múltiplas abordagens que podem ajudar na formação de profissionais de Recursos Humanos, possibilitando

conhecimentos teóricos e práticos das principais ações para uma transformação significativa na articulação entre os mesmos, voltada para a valorização do aprendizado ativo.

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Meister (1999, p.29) uma universidade corporativa é definida como um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização.

A metodologia ativa para o curso de Recursos Humanos - RH está pautada em novas mudanças e novos desafios, neste contexto, deve-se olhar o RH com uma perspectiva inclusiva. O olhar deve estar voltado para o melhor atendimento e perspectivas do curso de RH, através de práticas de ensino que melhor se adequam a cada aluno. Tendo a clareza que os conteúdos são comuns a todos, mas a metodologia de trabalho deve estar pautada em práticas que contemplem o aluno como seres únicos, capazes de aprender independente de suas limitações.

Para Vergara (2010), professor deveria ser um educador, alguém preocupado com o desenvolvimento integral do educando, como reza a letra da lei sobre educação formal. Na prática, no entanto, não tem sido bem assim. Desenvolvimento integral pressupõe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com