TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  6/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB

DEPARTAMENTO DE GESTÃO PÚBLICA – DGP

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-EAD

METODOLOGIA DE ESTUDO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR: DRA. IRIS GOMES DOS SANTOS

ESTUDO DIRIGIDO

ISAC ALVES DA COSTA JUNIOR (20190012303)

JOÃO PESSOA – PB

2019

ESTUDO DIRIGIDO 2

1) O que a autora quer dizer com a afirmação " a Universidade é uma instituição social"?

A autora faz uma critica a forma como se transformou e vem sendo encarado o ensino uma vez que após a reforma do Estado alterou as universidades de instituição a organização e dessa feita alterou toda a forma de ‘construção’ do ensino, balizamento e seu desenvolvimento. Também passou atender um publico diferenciado quanto ao direcionamento do ensino, pois este passa a ter um caráter capitalista, norteado por fatores de investimento em pesquisa e a sua rentabilidade (favorecendo então a área de aplicação e o tempo estimado para obtenção de resultado), dessa feita o ensino passou a ter uma cara comercial, e não mais do aprimoramento e transformações sociais, foco passa a ser o desenvolvimento das tecnologias e não o aperfeiçoamento humano.

2) Qual a relação entre Universidade e Democracia?

A relação entre a universidade e Democracia é direta, visto que a universidade deve ser uma instituição social, que acompanha as transformações sociais, políticas e econômicas, de cunho republicano e democrático, dessa forma deve ser um centro de construção do saber, de caráter autônomo, sem viés ou vícios, pois é a forma que garante e certifica sua legitimidade acerca da construção/desenvolvimento do saber e esta apenas poderá ocorrer em um universo democrático e republicano, do contrario haveria apenas um caráter escolástico de um centro de formação de técnicos.

3) Comente a seguinte passagem do texto: "a universidade como instituição social diferenciada e autônoma só é possível em um Estado republicano e democrático" (p. 6). 

A autora expressa da necessidade do Estado possuir a capacidade de formar cidadãos, de não priorizar o ganho e entender que o principal bem de um povo é o seu próprio povo, que apenas um estado republicano e democrático poderia se dispor a investir em pensadores, de entendimento e desenvolvimento de sua sociedade, das indagações primordiais a existência humana e não apenas de um efêmero consumismo, da criação de rebanho guiado a práticas consumistas, de uma nação que entenderia que investir na educação é gerar uma sociedade desenvolvida e não gasto. Que a coisa publica deve atender a necessidade do publico e não aos interesses de alguns. Que o conhecimento é maior quando se entender o funcionar completo da maquina e não apenas as operações com os botões. Daí a afirmação da autora acerca da necessidade de "a universidade como instituição social diferenciada e autônoma só é possível em um Estado republicano e democrático".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (213.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com