TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MODELAGEM DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA LOJA JEANE S.A., EMPRESA DE MÉDIO PORTE (DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DO BNDES) 

SÃO PAULO – SP

2017

Cleide de Jesus Nasser B12345-6 AD3P40

Eda Jeane de Souza Marini C12345-6 AD4V40

Mirela Alves de Jesus C67890-1 AD4P40

Wesley Costa Bravos T12345-6 AD3P40

MODELAGEM DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA LOJA JEANE S.A., EMPRESA DE MÉDIO PORTE (DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DO BNDES) 

Atividades Práticas Supervisionadas – APS - trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3º e 4º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO – SP

2017


INTRODUÇÃO

        Este trabalho apresenta um estudo de como a empresa Casas Jeane, de pequeno porte, administra o relacionamento com os clientes da “geração smartphone”, com o objetivo de contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas aos futuros Bacharéis.

Além disso, favorece aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos da disciplina de Processos Organizacionais e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma  empresa/organização em situação real.

Para facilitar a compreensão, o conteúdo está dividido em mais cinco capítulos, informados a seguir.

No capítulo 1 é apresentada a revisão conceitual, resumindo os conteúdos da disciplina-âncora do semestre – Processos Organizacionais – que contribuirão para a análise das informações coletadas e de sugestões de melhoria à empresa.

No capítulo 2 constam informações relativas ao perfil da organização, como apresentação da empresa, força de trabalho envolvida, seus produtos e clientes, os principais concorrentes do mercado e principais insumos.

O capítulo 3 trata das informações coletadas pelos alunos que identificam, na prática, como a empresa mantém  o processo de avaliação de desempenho dos seus funcionários, bem como apresenta o fluxograma da situação atual.

O capítulo 4 trata da análise das informações colhidas na empresa, sugerindo melhorias relacionadas ao processo.

Por fim, o capítulo 5 apresenta as considerações finais do grupo de trabalho sobre esta atividade prática supervisionada.

1.REVISÃO CONCEITUAL

        A fundamentação teórica é uma base extremamente importante para qualquer estudo científico. Bem (apud BEUREN, 2003, p. 69) afirma que o pesquisador “deveria familiarizar-se com o trabalho anterior da área antes de delinear seu próprio estudo”.

Esta parte de um texto científico também é costumeiramente identificada como revisão de literatura, revisão bibliográfica, embasamento teórico e termos similares. Independentemente da denominação, não se foge ao conceito proposto por Büllau: “é um texto estruturado e elaborado pelo pesquisador para apresentar as idéias e conceitos já existentes sobre o assunto da pesquisa. É uma síntese dos melhores conceitos já publicados sobre o tema da pesquisa” (2006, p. 19).

Dentro desta concepção de ideias e conceitos já existentes, o trabalho de redação naturalmente começa por um levantamento bibliográfico que abrange “todas as obras escritas, como a matéria constituída por dados primários ou secundários que possam ser utilizados pelo pesquisador ou simplesmente pelo leitor” (FACHIN, 2006, p. 122). Porém, Beuren adverte que, dependendo do assunto, um ou poucos autores são suficientes para darem o suporte necessário a determinado assunto, enquanto outros assuntos podem requerer uma revisão bibliográfica mais extensa, especialmente quando há contradições e polêmicas entre os autores (2003, p. 69-70).


2.PERFIL DA EMPRESA

        A Organização Lupatelli como é conhecida no mercado hoje, começou em 1984 com o Sr. Ricardo Vianna Lupatelli trabalhando autonomamente para empresas organizadoras e montadoras de eventos. Ele tinha na época uma empresa aberta de nome RV Lupatelli e prestava seus serviços comercializando espaços em eventos e coordenando a montagem dos estandes contando com espaços que as próprias empresas disponibilizavam para seu trabalho, mesa, telefone, secretária.

        Esta é uma empresa privada, de sociedade limitada e pequeno porte que atua no segmento de eventos como, grandes congressos, feiras de negócios, simpósios, exposições e palestras. Sua principal atividade é a comercialização de estandes.

        São 19 funcionários em regime de vínculo empregatício CLT, 70% com nível superior e 30% fragmentados em nível fundamental, médio e técnico trabalhando atuando e cargos táticos e operacionais. O nível estratégico da empresa é formado por 4 diretores, sendo que 3 deles são sócios. Além disso, a empresa conta com mais de 100 colaboradores em regime terceirizado, que são responsáveis pela produção.

        Os principais serviços oferecidos pela Lupatelli são montagem de estandes, locações de mobiliários, administração e coordenação de exposições paralelas. O mercado é bem amplo, e a empresa busca participar de diversos tipos eventos, conseguindo assim uma variação em seus clientes-alvo, que são promotores e expositores.

A Lupatelli, tem diversos concorrentes e como principais podemos citar as empresas: HOTMA, POLY DESING E LPR, todas contam com experiência e um vasto portfólio.

A empresa possuí seu próprio galpão, onde executam serviços de marcenaria e os demais relacionados a produção. Os principais insumos são, máquinas de corte de madeiras e alumínios, tintas, carpete-forração e etc. Para realizar a produção eles contam com a parceria de outras empresas que fornecem as matérias-primas mais utilizadas, como a madeira, alumínio, placas TS, vidro, Napa e etc.

3.SITUAÇÃO ATUAL

Através da entrevista, percebeu-se que a empresa ainda não possui um processo de avaliação de desempenho formalizado (uma vez que não é contínuo e não foi fixado na cultura organizacional). Entretanto, o modo com que os seus diretores e gestores encontraram para avaliar informalmente seus colaboradores obtém resultados positivos.

O método que eles utilizaram tem três passos:

- Elaboração do roteiro da avaliação

Essa primeira fase envolve toda a diretoria, onde reúnem-se para esquematizar o plano. Nesse momento, discutem sobre os resultados atuais da empresa, trocam informações, sugestões e traçam quais os objetivos e metas da organização para o próximo ano. Após essa elaboração, comunicam os gerentes de cada área para que eles decidam como será feito o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com