TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOLDAGEM PESSOAL

Por:   •  1/5/2015  •  Resenha  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

                                                  MOLDAGEM  PESSOAL

      As empresas estão passando por inúmeras transformações importantes no ambiente de trabalho, tanto interno quanto externo.  Os administradores tentam manter uma politica empresarial eficiente, visando conhecer melhor esses fatores internos e externos que de algum modo influenciam nestas mudanças.

       O processo todo abrange a estratégia, a estrutura, os processos de decisão e a identidade. Esta ultima possui uma grande importância no que diz respeito  as mudanças  dentro da organização.

       Em empresas empenhadas a assimilar as rápidas transformações, e oferecendo aos colaboradores a oportunidade de saber o que está acontecendo, de participar ativamente com ideias construtivas sobre aspectos importante e de buscar oportunidade para aprender novas coisas e procurar soluções  criativas para os problemas. As empresas estão comprometidas com a abertura as novas ideias, com a geração de novos conhecimentos e com a divulgação de informações e conhecimentos.

       A identidade é muito importante para que se possa compreender as ações individuais e coletivas e a identidade pessoal está ligada a se ter uma reflexão e um auto conhecimento dos próprios conceitos levando posteriormente a uma interação do individuo com grupos sociais, aflorando assim a identidade social.

Um importante aspecto para a sobrevivência de um indivíduo é a necessidade de construir a sua própria identidade e de ter a noção e convicção que o leve a ter a percepção em ter uma imagem de si mesmo frente as diferenças de comportamento de um outro indivíduo ou grupo onde já esteja formado um padrão de atitudes. Assim o indivíduo vai se transformando e moldando-se e se igualando conforme os grupos sociais de que ele faça parte, tornando-se uma unidade contraditória, múltipla e mutável.

       Em um ambiente organizacional, as pessoas ingressam com suas próprias características e interagem com diferentes grupos, com os quais se unem para aturarem dentro da empresa na busca dos objetivos determinados, uma coisa importante que seja ressaltado é que há um impacto que o trabalho exerce sobre a configuração das identidades.

       A formação de uma identidade dentro de uma organização, tanto ela social como pessoal, sofre  influencias pela cultura e crenças da organização. Portanto há a criação de identidades coletivas a partir de mudanças e regras impostas pelos administradores das empresas. Pode haver discordâncias pois a pessoa pode nem sempre estar de acordo com o coletivo, podendo tentar impor a sua própria identidade individual.

No entanto, a partir do momento em que as pessoas começam a modificar as suas concepções próprias, passando a adotar comportamentos padronizados, colocam-se em uma posição de uma certa passividade, onde ocorre uma diferença da sua própria maneira de pensar e agir.  A falta de questionamentos, vista geralmente pelas empresas como positiva visando promover uma homogeneização de atitudes, pode se tornar muito negativa principalmente em ambiente onde ocorrem mudanças constantes, onde ali primam pela criatividade e a inovação. Quando um questionamento é visto como uma ameaça e possível desestruturação dela, a tendência é que o grupo se torne alienado consequentemente a participação individual e o acréscimo de novas ideias e opiniões se tornará praticamente nula, o que é muito prejudicial para os avanços da empresa o que diz em relação a buscas de inovações que poderiam beneficiar a organização.

       É de suma importância que se tenha um prévio conhecimento da cultura organizacional da empresa, se isto seja possível na busca de uma colaboração no mercado de trabalho. Um  trabalho de bom desempenho individual, uma boa produtividade da empresa  e a satisfação são consequências pela absorção do conhecimento cultural da empresa de uma maneira rápida e satisfatória.

      Já voltado a um modelo em que busque a organização da empresa posso citar que deva ter métodos de gestão que propiciem  a eficiência no uso dos recursos e que orientem a empresa para a valorização e o desenvolvimento do seu corpo funcional, e que busque desenvolver e estruturar politicas que assegurem a valorização das pessoas e otimizem a atuação das pessoas na própria empresa e também na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com