TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA

Por:   •  30/10/2015  •  Resenha  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

MOTIVAÇÃO

CONCEITO

         Motivação é o que incentiva uma pessoa a realizar determinada ação, e persistir até alcançar seu objetivo. É uma energia interna. Nos tornamos motivados quando consideramos algo necessário ou conveniente de alguma forma.

         Um indivíduo motivado dá tudo de si para alcançar seus objetivos, sejam eles relacionados ao estudo, trabalho, etc.

INTRODUÇÃO

       A motivação está presente em todos os momentos de nossa vida. Uma pessoa motivada torna-se agradável e influencia positivamente tudo ao seu redor. Enquanto a desmotivação faz com que a pessoa não produza e também prejudique sua saúde, podendo tornar-se depressiva.

       Da mesma forma que uma pessoa motivada influência positivamente as pessoas ao seu redor, uma pessoa desmotivada age da mesma. Pensando desta forma, nota-se que nem sempre a motivação ou desmotivação começa em nós. Mas apesar de estarmos suscetíveis a fatores externos, nosso futuro, sucesso, felicidade, depende apenas de nós.

IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA

         Todo comportamento humano é motivado. E a motivação seria uma tensão que levaria o indivíduo a se comportar de forma a satisfazer uma ou mais necessidades. Como sempre ocorrem necessidades, sempre se teria mudanças comportamentais, daí surge o conceito de ciclo motivacional de Chiavenato.

          O comportamento das pessoas pode ser explicado pelo ciclo motivacional, que é um processo pelo qual as necessidades condicionam o comportamento. Uma necessidade ao surgir rompe um equilíbrio existente no indivíduo, provocando um estado de tensão, insatisfação ou desconforto. Isso leva a um comportamento ou ação para aliviar esse estágio de desajustamento.

           Caso haja eficácia nesse comportamento o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior, à sua forma de ajustamento ao ambiente. Caso não ocorra essa satisfação podem ocorrer frustrações, que se expressam por meio de agressividade, descontentamento, tensão emocional, depressão, autoagressão, que seria a via psicológica ou ainda por meio de tensão nervosa, insônia, perda do apetite, alteração cardíaca ou digestiva, constituindo a via fisiológica. Ocorre ainda a existência de um terceiro elemento, além da satisfação e frustração, é a compensação ou transferência, que ocorre quando se substitui uma necessidade impossível de ser satisfeita por outra complementar, transferindo-a para outro objeto, pessoa ou situação.

         No ciclo motivacional, a necessidade é satisfeita. À medida que o ciclo se repete com a aprendizagem e a repetição (reforço), os comportamentos tornam-se gradativamente mais eficazes na satisfação de certas necessidades. Uma vez satisfeita, a necessidade deixa de ser motivadora do comportamento, já que não causa tensão ou desconforto. 

CICLO MOTIVACIONAL

[pic 1]

                MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA X MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA

Motivação Intrínseca (ou motivação inconsciente)

         Vem do prazer, da satisfação de realizar ou trabalhar em uma tarefa. Não há necessidade de existir recompensas, pois a tarefa em si representa um interesse, ou está relacionado com a forma de ser. Não é feita para determinado fim, ela é o fim. É um tipo de motivação constante e que depende apenas de nós. Está relacionada com a felicidade e realização pessoal.

Motivação Extrínseca (ou motivação consciente)

        Origina-se em fatores externos, como recompensa monetária. A tarefa é feita para ser recompensado ou não ser punido. Neste caso há um combustível, que é a recompensa ou a punição. Quando não há nada a ganhar, não existe motivo, para realização da tarefa.

         É um tipo de motivação inconstante, pois, apesar do indivíduo não gostar da tarefa em si, tem interesse na recompensa, o que implica pouco prazer e pouca satisfação;  

Tanto no contexto laboral como em contexto acadêmico, tem mais sucesso os indivíduos que estão mais motivados intrinsecamente. 

MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL

         Seja no atendimento ao cliente, na função administrativa ou na fabricação do produto, os funcionários de uma empresa são peças fundamentais para seu funcionamento e têm grande participação nos resultados do negócio.

         Motivação é extremamente importante no ambiente de trabalho, e deve fazer parte integrante da estratégia organizacional. Uma equipe motivada   produz mais e melhor.  

         É fundamental que os colaboradores sejam continuamente motivados e estimulados a crescer enquanto profissionais, a executarem as tarefas inerentes às funções com eficácia, fazendo com que se sintam realizados no exercício das suas funções. Questões como o clima organizacional e a valorização das pessoas, colaboram para manter os talentos.

          Vivemos na era do conhecimento e da valorização humana. Independente do porte ou da área de atuação, está cada vez mais claro que empresas são feitas por pessoas e que é preciso valorizá-las. De nada adianta um produto muito bem elaborado tecnicamente, com uma engenharia de ponta, se, na hora da venda ou de um contato com o consumidor, o colaborador não souber valorizar toda a inovação do produto.

        E, para conseguir profissionais empenhados no emprego, além de muito treinamento, é preciso estratégias direcionadas para o incentivo e o reconhecimento da capacidade individual e da integração entre em equipes. Com profissionais motivados, todos ganham: o profissional, o ambiente de trabalho e os resultados da companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com