TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroprocessos de Gestão de Pessoas

Por:   •  11/6/2021  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICARIOCA

Disciplina: Macroprocessos de Gestão de Pessoas

 Professor: Ricardo Luz

Aluno(a): Jaqueline

Unidade: Rio Comprido

Turma:

Telefone:

e-mail:

Análise do Texto

Título do Texto

OS IMPACTOS DA ECONOMIA GIG SOBRE OS TRABALHADORES E ORGANIZAÇÕES

Autor (es)

Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)

Autonomia

Flexibilidade

Temporário

Economia

Apreciação Crítica

O mercado empresarial está mudando muito rápido tendo em vista as imposições da transformação digital, trazendo uma mudança na forma de trabalho e de desenvolver negócios. Atualmente o mercado é caracterizado pela flexibilidade e fluxo a curto prazo. Criando assim um novo sistema de economia mundial que tende a crescer cada vez mais nos próximos anos.

Vemos que à economia GIG é baseada em trabalhadores temporários que são contratados por empresas que buscam profissionais visando projetos específicos e pagando somente pelos resultados. Vemos que nesse tipo de sistema o trabalhador detém sua liberdade, autonomia e satisfação com o que faz, além disso o vínculo do trabalhador é menor do que antigamente. Percebe-se que a nova geração é a responsável por essa mudança, uma vez que eles têm mais facilidade em trocar de emprego, carreira.

Podemos ver que através de empresas como Uber, onde o profissional usa suas próprias ferramentas, como exemplo o carro, e trabalhando o quanto desejar e ganhando de acordo com o tempo investido no negócio. Sendo assim os “freelances” buscam empregos e projetos temporários em qualquer lugar do mundo e as empresas, por sua vez, selecionam os profissionais mais adequados para suas necessidades, serviços, projetos. Apesar dos ganhos e oportunidades, temem que a lei ainda não acompanhar as necessidades de proteger os trabalhadores nessa nova modalidade.

Em virtude desse movimento e da necessidade das organizações em produzir mais utilizando menos recursos, reduzindo gastos por causa das crises, o uso de colaboradores independentes de qualquer parte do mundo. Sendo assim, podemos dizer que a GIG é benéfica tanto para os trabalhadores que se realizam nessa forma de trabalho flexível quanto para as organizações que conseguem reduzir os gastos, uma vez que utilizam colaboradores de qualquer parte do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com