TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Liderança em Equipes Gerenciamento de Projetos

Por:   •  17/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual
Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de equipes

Módulo: 2º

Aluno: Flavio Rodrigues Valente

Turma: MBA_FGPEAD -24_08102018_3

Tarefa: Atividade individual – Plano de liderança

Introdução

Cada vez mais, ficam evidentes os benefícios que as corporações e os funcionários obtêm com a formação de equipes ao invés de simples grupos de trabalho. A formação de grupos geralmente possui pouca interação e tende ao “cada um por si”. Já em equipes, o comprometimento e a colaboração mútua dos integrantes, cada um com sua contribuição especial, ajudam a superação de barreiras, levando a equipe a alcançar os objetivos (que são comuns a todos) com mais facilidade. Desenvolvendo continuamente essas práticas, tendemos a excelência, obtendo equipes de alto desempenho. E a figura com grande influência nessa formação é o líder, por isso o mesmo deve possuir um perfil especifico e adotar práticas para levar os grupos a se transformarem em equipes.

Desenvolvimento

Cada indivíduo tem um modo de pensar e agir, baseado em suas experiencias, crenças, humor, grau de motivação, entre outros fatores. Uma corporação deve, através da comunicação, transmitir informações estratégicas com intuito de orientar o colaborador quanto ao objetivo a ser alcançado levando em consideração esses fatores que influenciam na sua absorção da informação

A comunicação corporativa tem um papel fundamental nas empresas de modo geral e ainda mais na formação de equipes de alta performance. É através dela que as pessoas se interligam, a comunicação cria os laços entre os colaboradores e o líder, é vital para o alinhamento de todos. Para incentivar o uso dos seus benefícios, a comunicação e seus meios devem ser simples e de fácil acesso, gerando um ambiente produtivo de troca de informações, assim evitando duvidas e promovendo uma sinergia entre os colaboradores.

Feedbacks, sugestões e questionamentos são exemplos do uso da comunicação, que se bem explorados geram ótimos resultados, criando um nível maior de engajamento.

Para atendermos a empresa proposta na atividade individual, adotaremos o padrão de plano de liderança e criação de equipes de alto desempenho.

Para liderar equipes, um líder deve ser um influenciador, para isso deve possuir requisitos que inspirem em seus liderados essa influência. Aqui estão alguns requisitos básicos do líder destinado a formação de equipes de alto desempenho:

  • Empatia – Sabendo se colocando no lugar do outro.
  • Autoconhecimento – Se conhecendo primeiramente para então poder conhecer os demais.
  • Poder de negociação – Realizando eventuais negociações, tendo condições de debater temas.
  • Equilíbrio emocional – Sempre buscando o objetivo, se controlando em situações diversas.
  • Automotivação – Se mantendo motivado e gerando motivação nos seus liderados.
  • Auto liderança – Para então ter condição de liderar.

O líder de uma equipe de alta performance deve promover sempre um ambiente aberto de troca de informações, sugestões e questionamentos. Deve saber ouvir, não somente escutar, mas dar importância a mensagem do emissor, considerando que ela talvez possa ajudar a corporação e se livrando de pré-conceitos. O líder deve influenciar a equipe positivamente, para isso deve ter atitudes que mantenham a confiança de seus liderados. Deve identificar as habilidades de cada um e posiciona-los estrategicamente a fim de extrair o máximo de rendimento da equipe.

É de suma importância que o líder mantenha a equipe motivada. Um simples, “parabéns”, pode mudar o dia e o desempenho de uma pessoa drasticamente.

Mudanças, novas demandas e pressões são comuns nos dias de hoje, cabe ao líder filtrar parcialmente essas informações, evitando grandes descontentamentos, frustrações e ansiedades em seus liderados. Os conflitos devem ser gerenciados pelo líder, a fim de não comprometer os membros da equipe e consequentemente as metas.

Conforme já mencionado a comunicação tem um papel fundamental nas equipes, portanto o líder deve dominar essa ferramenta.

A interdependência deve ser intrínseca nas equipes de alto desempenho, mas cada um deve ter seu papel para que em conjunto alcancem os objetivos. Para isso as equipes de alto desempenho devem possuir papéis chaves, que devem ser descobertos e aproveitados pelo líder, como:

  • O Criador – Colocando em prática as ideias criativas
  • O Vinculador – Que coordena e realiza a integração
  • O consultor – Que encoraja e busca informações
  • O mantenedor – Que trata os combates externos mantendo a harmonia
  • O controlador – Que examina detalhes e impõe regras
  • O produtor – Que provê direção e acompanhamento
  • O organizador – Que estabelece a estrutura
  • O assessor – Que Analisa perspicazmente as opções
  • O promotor - Que defende ideias após terem sido praticadas

Com isso, o líder pode criar grande valor a sua equipe e passando pelas etapas de formação desenvolvimento e maturidade pode obter equipes de alto desempenho.

Considerações finais

Como vimos, uma boa comunicação é vital para que uma corporação seja bem-sucedida. Ela é muito utilizada pelas equipes de alto desempenho, que são uma vantagem competitiva.

Vimos também que devemos buscar um líder com perfil e estilo específicos e conhecer os papeis que devem existir em uma equipe que pretende se tornar de alto desempenho. Portanto, essas medidas são a receita base para obtermos condições mínimas de formar uma equipe de alta performance.

Referências bibliográficas

Viana, E.; Delmas, M. L. G. Liderança de equipes. Rio de Janeiro: FGV, 2008. Apostila.

VILELA, V. V. Modelos e Métodos para Usar Mapas Mentais: usos detalhados de mapas mentais para seu cotidiano, seu aprendizado e suas realizações. 5ª ed. Brasília: edição do

autor, 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (276.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com