TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Tarefa Atividade Individual

Por:   •  21/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

 Matriz de atividade individual*

Rodada:

Atividade:

Título:

Alunos: Marcus Vinicius Dutra

Disciplina: Jogo de Negócios

Turma:

Introdução

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiencia vivida através da simulação comercial proporcionada pela disciplina Jogo de Negócios.

Esse jogo foi disputado por 6 equipes de 5 integrantes. Cada equipe representava a diretoria de uma indústria que competiam no mesmo ramo de atividade, fabricação e comércio de painéis solares. Todas as equipes precisavam trabalhar e conquistar mercado dentro de três regiões.

A simulação se mostrou bem realística, com imprevistos, tendência a inflação, sondagem da concorrência, variação cambial, entre outras coisas. Com muito trabalho, vasta aplicação da teoria em muitos momentos durante o jogo e uma boa estratégia, nosso grupo (equipe 6) conseguiu sair vitorioso, mas acredito que todos ganharam muito com o aprendizado do jogo que proporcionou compartilhamento de conhecimentos e experiencias entre integrantes dos grupos.

Política e estratégia inicialmente adotadas

Nossa política inicial, eu considero que foi bem ousada e agressiva, pois logo de início já investimos alto, nos comprometendo bastante com altos empréstimos e visando ganhar mercado logo no começo. Esse investimento foi muito bom, visto que no período 3, que foi o primeiro período com faturamento, nós já pulamos de ultimo colocado para a quarta posição e tivemos uma demanda atraída altíssima, quase o dobro do que vendemos e talvez isso tenha até afetado negativamente a demanda atraída para o período posterior.

Nós decidimos instalar a empresa na região 3 pois era a maior, assim teríamos menos despesas com frete para essa região e poderíamos vender mais barato do que a concorrência, o que é uma grande vantagem visto que a população dessa região era a de mais baixa renda, o que faz com que eles comprem produtos dando mais preferência a preços baixos.

Investimos bastante em marketing com vendedores e publicidade e não muito com P&D pois nosso público alvo, que era a população de baixa renda da região 3, dá mais preferência a preço e é mais suscetível a propagandas, eles são menos analíticos a qualidade de produtos.

Adequação das práticas à estratégia da empresa

Nós logo de início já nos instalamos na região de maior demanda e trabalhamos com preços acessíveis e muito investimento em marketing, tanto em time de vendas como em propaganda, no entanto, não estávamos preparados para atender a demanda que foi atraída. Só depois que nos deparamos com esse problema de excesso de demanda atraída e baixa capacidade produtiva foi que tivemos a ideia de aumentar a capacidade produtiva através da expansão da fábrica.

Outro problema enfrentado foi a falta de entendimento sobre qual era o nosso público alvo, nós colocamos no inicio muita força de vendas na região 1 e 2 quando nosso público alvo estava na região 3, isso fez com que tivéssemos gasto desnecessário com equipe de vendas nessas outras regiões, baixa competitividade devido a custos com frete e também baixa lucratividade visto que os custos para vender além da região 3 eram mais altos.

Principais desafios encontrados pela equipe

Os principais desafios, do meu ponto de vista, foram a demora para perceber e mensurar o quanto deveríamos focar nosso Market share na região 3 e nas demais. Também a demora para identificarmos a necessidade de expansão da indústria e a estratégia adotada por cada uma das concorrentes.

Principais conquistas da empresa

Creio que a maior conquista da empresa, sem sobra de dúvidas, foi ter saído vitoriosa do Jogo de Negócios, mas durante todo o jogo nós tivemos pequenas conquistas. Ter subido de colocação no ranking nos períodos 3, 5 e 7 era motivo de muita comemoração entre os membros da equipe.

Dentre as conquistas durante o jogo, além do ranking, posso citar o sucesso na negociação com o sindicato, a conquista de um lote de matéria prima no leilão, a expansão da indústria e ter percebido muitos problemas a tempo de corrigi-los e sair vitorioso do jogo, como a identificação do público alvo e como alcança-lo, além do preço a ser trabalhado para melhorar o resultado.

Principais controles implantados

Os principais controles foram o acompanhamento das vendas de todas as empresas, sondagem da concorrência através da compra de boletins e também atenção as notícias.

Situação atual da empresa

Atualmente a empresa tem suas práticas alinhadas a sua estratégia, trabalhando com foco na região três, com uma fábrica de tamanho suficiente para atingir a demanda que consegue atrair.

Caminho a ser seguido pela empresa no próximo ano

A empresa pretende melhorar ainda mais a sua liderança no mercado da região 3 e expandir aos poucos a participação no mercado das demais regiões.

Objetivos estratégicos priorizados e motivos pelos quais são priorizados

O principal objetivo era a liderança no mercado da região 3, devido a seu potencial de demanda que poderia gerar maior faturamento. A empresa também investe bastante em propaganda e força de vendas, para que não precise trabalhar com o preço mais baixo na região, ela procura trabalhar com um preço intermediário.

Claro que todas as decisões tomadas também visavam a vitória no jogo e também foram influenciadas pelo peso que cada conquista geraria em pontuação, como a liderança em vendas na região 3.

Análise da estratégia, verificando se está condizente com os objetivos priorizados

A estratégia não estava condizente com os objetivos priorizados no inicio do jogo, mas com o decorrer do jogo pudemos corrigi-la e assim atingir os objetivos para conseguimos a vitória.

Ações da empresa para atingir seus objetivos nos próximos períodos

Nos próximos períodos a empresa pretende investir mais em marketing e força de vendas na região 3, para ampliar sua liderança nesse mercado e aumentar a demanda atraída. Também pretende a empresa aumentar a demanda atraída pelas outras regiões gradativamente até atingir o limite de produção da fábrica para que possa ampliar novamente, até atingir o monopólio.

Conclusão

Podemos concluir que a empresa SunLight (equipe 6), iniciou o jogo sem saber alinhar corretamente suas atitudes com os objetivos estratégicos da empresa, no entanto, conseguiu fazer uma boa leitura do jogo e fazer as correções necessárias. Através do ranking é possível verificar que a empresa obteve uma evolução gradativa durante o jogo e conseguiu isso graças a boa leitura que fez da estratégia dos concorrentes, do mercado e das próprias ações.

Abaixo pode ser visto o gráfico do histórico de evolução de todas as empresas:

[pic 2]

Referências bibliográficas

Histórico do Ranking. . Acesso em 10 de fev. de 2019.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (100.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com