TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas do Comportamento Organizacional

Por:   •  10/3/2016  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

Tubarão, 18 de junho de 2015.

Aluna: Mariana de Souza Mendes

Disciplina: Comportamento Organizacional

Professor: M.Sc João Geraldo Cardoso Campos

Análise Artigo Medidas do Comportamento Organizacional

Autor: Mirlene Matias Siqueira

O campo de estudo do Comportamento Organizacional vem se expandindo ao longo das últimas décadas. Porém muitos pesquisadores e muitos livros a abordam como uma particularidade da psicologia, sociologia e economia.

Os esforços dos estudiosos do campo do CO é justamente diferenciá-lo da Psicologia Industrial/Organizacional. Existe também uma grande divergência na sua definição por cada estudioso assim como a sua estruturação.

Em síntese pode ser apontado três objetos como dimensões das atividades organizacionais, sendo eles o indivíduo, os grupos/equipes de trabalho e a organização como um todo.

Mesmo sem uma revisão acerca de seu objeto de estudo e de normalização para aferição de suas variáveis a CO representa uma complexa e difusa área de conhecimentos em ciência do comportamento.

No âmbito de medidas do comportamento organizacional identifica-se a sua importância no processo de medição que determina valores ou níveis quantitativos e qualitativos para a análise do ambiente organizacional, a qual a sua qualidade influenciará no campo da investigação científica e no campo do planejamento estratégico da organização.

A conexão entre as variáveis e o campo do CO se dá por meio de suposições de que elas representam alguns dos atributos dos níveis de análise, à qual concede ao pesquisador intitular seu estudo como integrante da CO.

O instrumento de medida de pesquisa mais popular é a escala. No campo da CO, o pesquisador precisa de instrumentos para obter dados e testar empiricamente suas hipóteses. Com isto ele se apoia nas bases teóricas de comportamento organizacional e constrói a sua própria medição caso ela ainda não exista.

Contudo, o estudo do CO deve estar em constante sintonia com as mudanças no mundo do trabalho, pois as alterações na dinâmica organizacional podem corroer a qualidade de uma pesquisa e isso exige com que os pesquisadores da CO desenvolvam medidas válidas e precisas com a atualidade das atividades organizacionais para que a mesma esteja de acordo com as transformações que ocorrem em curtos espaços de tempo e proporcionem as organizações manterem-se competitivas e sobreviverem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com