TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

Pratique 03

Em 1808, a Família Real portuguesa veio morar no Brasil colônia. Consulte o caderno didático da disciplina ou entreviste um professor de historia e escreva sobre:

  • Como foi conduzida e construída a educação escolar durante a estadia da corte Portuguesa no Brasil?

A politica para educação conduzida por D. João VI expressou, novamente, a disposição de transportar o modelo de educação das elites europeias para o Brasil. Embora alguns países europeus já houvessem iniciado a constituição dos seus sistemas nacionais de educação e a concebessem como direito social, por meio do quais homens e mulheres em sua existência produzem conhecimentos, valores, técnicas, ciência, artes, crenças, enfim, tudo que constitui o saber historicamente produzido. Contudo, a colonização portuguesa priorizou a educação somente das elites.

  • O que fez D. João VI no que se refere a educação formal?

A educação formal conduzida por D. João VI focava a formação de dirigentes para a administração pública, a população oprimida e trabalhadora (que de certo modo organizou-se) ficou restrita às aulas régias. Observa-se que a educação no país ficou “solta”, não havia a organização de um sistema de ensino para todos.

  • Quem eram os professores?

Para estas escolas superiores, os professores eram trazidos da Europa ou eram os filhos das elites que retornavam ao país, após seus estudos.

  • Quem eram os funcionários das escolas?

Aqueles que trabalhavam nas casas de família ou eram escravos que tinham bom comportamento.

  • Quais eram as funções sociais e politicas da escola?

A educação daqueles de família nobre estudavam para continuar o negocio do pai.

  • Que concepção de educação foi difundida?

Embora já existissem concepções de que a educação é parte da cultura e, por meio da cultura, o homem relaciona – se com a natureza, modifica e é modificado por ela, o caminho escolhido pela monarquia foi o de prescindir – se da educação da população que trabalhava e produzia riqueza.

Pratique 04

Em grupos de 03 ou 05 cursistas faça um relato oral de como a educação escolar foi tratada pelos governos nas décadas de 20 e 30.

Foi um momento de muitas reformas. A falta de escolas primarias e secundarias e um grande numero de estudantes  sem o direito a educação. Um grupo de jornalistas, advogados e intelectuais criaram a Associação Brasileira de Educação – ABE.

A escola tornou-se necessária, um lugar adequado para disciplinar pessoas. As funções da escola era corrigir os desvios e anomalias, incorporar estilos da vida moderna.  

Pratique 05 – valor 10 pontos

Partindo do conhecimento adquirido durante as aulas e pelo estudo do caderno didático, faça uma linha com o percurso da educação no Brasil. Registre as datas com os acontecimentos mais importantes respeitando a ordem cronológica.

OBS: Os cursistas poderão ser distribuídos em grupos de 03 ou 05 participantes e a linha do tempo deverá ser fixada na sala de aula.

Percurso da educação no Brasil

Ano

Acontecimentos

1500

0s colonizadores ocupavam as terras, já habitada pelos nativos.

1549

Começa a educação formal no Brasil com a chegada dos padres e irmãos coadjutores.

1759

Foi instituída a língua portuguesa como idioma oficial da colônia.

1768

Foi criada a Real Mesa Censória, com objetivo de censurar os livros indesejáveis.  

1772

Criou – se o imposto chamado Subsidio Literário, cobrado sobre aguardente destilada e carnes cortadas para custear o pagamento dos professores.

1824

Foi outorgada por D. Pedro I a Constituição Federal que determinava a instrução primaria gratuita a todos os cidadãos

1834

Uma emenda introduziu a descentralização do ensino no nível da educação elementar.

1840/

1889

Espalharam - se por toda província do império os liceus, as escolas normais, as escolas paroquiais, as escolas domesticas ou particulares, os seminários, os colégios masculinos e femininos e os internatos.

1890

Criado o primeiro grupo escolar.

1924

Criaram a Associação Brasileira de Educação – ABE com o objetivo de lutar e defender a educação publica.

1930

Foi criado o Ministério da Educação e Saúde Publica onde toda legislação educacional tornou-se nacional.

1932

Primeiro manifesto chamado de Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

1934

Elaborada a Constituição que delegou a responsabilidade de organização e manutenção dos sistemas educativos aos estados e ao Distrito Federal.

1958

Segundo manifesto, os educadores reafirmaram a educação publica gratuita, liberal, sem distinção de classe, raça, e crenças.

1960

Houve a expansão física, ou seja, aumento no numero de escolas.

1964

Os militares passaram a governar e impuseram a ditadura, a repressão, a censura, mortes e sumiço das pessoas. O que acontecia no país também acontecia nas escolas.

1981

Os funcionários das escolas publicas, distritais e particulares, contratados sob regime celetista, criaram o Sindicato dos Auxiliares da educação – SAE.

1985

FOI criado o Sindicato dos Funcionários Servidores da Educação – AFUSE. Neste mesmo ano os profissionais da educação realizaram greves, congressos de educação, elaboraram projetos de lei e o Plano Nacional de Educação: proposta da sociedade brasileira.

1998

Foi criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério - FUNDEF

2006

O FUNDEF foi substituído pelo FUNDEB.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com