TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Estudo e Pesquisa

Por:   •  9/4/2016  •  Dissertação  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

A relação entre o senso comum e a ciência

De fato, senso comum é algo preestabelecido por nós mesmos, quase involuntariamente, através do nosso conhecimento de mundo. Muitas atitudes, pensamentos e conhecimentos já são automáticos. Por exemplo: se eu preciso de água e meu balde está esvaziando, meu senso comum irá mostrar-me que necessito encher o balde novamente.

Em relação à ciência, muitas pessoas possuem o senso comum de que os estudiosos são mais inteligentes do que os leigos. Assim, se alguém que possui mais conhecimento lhe informa algo, você logo estabelece isso como verdade, sem ao menos haver um questionamento. Isto é errado. A ciência nada mais é do que a especialização do nosso senso comum, ou seja, das habilidades que já possuímos por nossa natureza, e muitas vezes nem percebemos. Não é nenhum tipo de superpoder, que uns possuem e outros não.

Para entender melhor, vamos refletir. O nosso senso comum diz que a ciência nunca erra. Será que é verdade? Com o passar dos anos, podemos perceber que a ciência equivocou-se diversas vezes. Claro, existem mais acertos do que erros, mas os erros são inevitáveis. Por que será? A resposta é que, simplesmente, os estudiosos (nesse caso, cientistas) são seres humanos como nós e, na busca em acertar, também erram.

Ao aceitar essa última afirmação como verdadeira, também se pode perceber que nem sempre o senso comum é o correto, e muitas vezes precisamos da ciência para mostrar isto. A verdade é que a ciência e o senso comum são duas formas de conhecimento acopladas uma a outra. Onde, sem o senso comum não haveria a ciência, e também não poderia haver o senso comum sem a ciência para comprová-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com