TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração

Por:   •  15/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração

          PROFESSORES: Francisco Ricardo Duarte, Dr.

                                         Francisco Alves Pinheiro, Dr.

          ALUNO: Fanuel Gonçalves Silvestre

Inovação no setor público: análise da produção científica em

Periódicos nacionais e internacionais da área de administração.

  As governanças mundiais com o passar dos anos, a cada momento, tem sofrido uma grande pressão, principalmente no que diz respeito às repostas as demandas da população e a crescente complexidade ambiental, vários são os desafios enfrentados pelos governos no que diz respeito a uma boa governança, destacando assim a globalização, combate a desigualdade e respeito à diversidade.

  Quanto à inovação no setor público, pode ser analisado a parti do ponto de vista econômico e do ponto de vista social.

  O ponto de vista econômico identifica-se três pontos principais são eles: o setor público é um fator significante da macroeconomia, contribuindo para o PIB; o segundo ponto refere-se que o setor público dar-se a responsabilidade de provedor de serviços para a pessoa jurídica; a terceira diz que é de responsabilidade do setor público fomentar a inovação no setor privado.

  Quanto ao ponto de vista social diz que é o setor público que gera serviços de qualidade e necessários.

  Os primeiros estudos relacionados à inovação esperava-se uma explicação entre a relação de inovação e desenvolvimento, porém com aplicação no setor privado tendo com prepulsor dos estudos Schumpterque relacionou desenvolvimento econômico com as inovações tecnológicas.

  A parti deste estudo novas definições foram ampliadas que puderam também descrever inovações sociais, inovações em segurança e inovações no setor público.

  Várias são as definições de inovação para Van de Vem, Anglle e Poole (2000), inovação é um processo de desenvolver e implementar novas ideias.

  Para Roger (1995:11), inovação é uma ideia pratica do objeto percebido como novo pelo individuo ou pela unidade adotante.  

  Para a organização para cooperação econômica e desenvolvimento (OCDE), inovação é a implementação de um produto novo ou significamente melhorado.

   Para Carayannis, gonzalez e Wetter (2005), inovação é compreendida como mudanças nas características dos elementos organizacionais e institucionais.

   Ao se tratar de estudos sobre inovações no setor público nota-se que os mesmos são recentes ao contrário que encontramos sobre setor privado que há uma imensa variedade de estudos sobre o tema.

  Quando analisamos definições sobre inovações, pode-se notar que quanto no setor público ou no setor privado o que definirá sé é ou não uma inovação é saber se ela é inédita ou melhorada para a organização.

  Segundo o manual de Oslo, no qual Bloch (2010) apoiou-se em sua definição há quatro tipos de inovações adequadas ao setor público: inovação do produto, inovação do processo, inovação organizacional e inovação em comunicação.

  A parti de estudos realizados com revisões, e com definições sobre o tema, revelou-se que o conceito de inovação guarda semelhança com os da literatura, os tipos de inovações estudados são inovações em serviços e processos, e no que abrange a parte metodológica encontrou-se mais o conhecimento empírico.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com