TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração AD2

Por:   •  17/8/2015  •  Abstract  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Você já cometeu plágio conceitual enquanto realizava algum trabalho acadêmico (escola, universidade, outros curso)? Para responder essa questão utilize a cartilha de plágio da UFF. Deixe evidente em sua resposta que compreende em que consiste o plágio conceitual. Em seguida, responda: por que todos os tipos de plágio interferem negativamente na construção do conhecimento científico tal como Rubem Alves o descreve.

Provavelmente. Mas comumente o plágio parcial. Em minha época de garoto não havia internet, tão pouco a paciência em mim para buscar nos livros a exata referência. O que me lembra da célebre frase: “Navegar é preciso, viver não é preciso.” (PESSOA, Fernando) ou talvez (PETRARCA, Francesco) ou mais provavelmente (POMPEU, Cnaeus Pompeius Magnus).¹

Com relação ao plágio conceitual, basear seu texto ou sua escrita em uma obra alheia, baseada em anos de pesquisas e referências, e tomar para si o pensamento de outros. Porém, e se o conceitual for de senso comum? Ao me referir à frase: “Sem amor eu nada serei” deverei citar São Paulo e suas epístolas ou citarei Renato Russo e sua composição Monte Castelo, ou por ventura deverei alterar a frase e dizer que: “Minha vida perde seu significado sem a necessidade de amar”? Não posso sentir, viver e expressar isso livremente sem sofrer a alcunha de plagiador apenas por que outro, ao longo de séculos, pode ter pensado e dito ou escrito antes de mim? E se nunca li tal texto, e ainda digo tal frase, serei coautor? Alguns conceitos não seriam sine qua non e, por tanto, livres de expressar e citar?

Dito isso, acredito sim que há de se defender o que é filosofado, pensado, pesquisado, escrito e difundido. Que se deva mencionar aquele do qual você concorda e defende tal opinião. Seu trabalho de pesquisa, de refinamento de textos e opiniões do qual, acredito eu, fez as devidas citações deva ser reconhecido e até exaltado. O plágio não é a compreensão do algo, tão e somente a capacidade do indivíduo em concatenar frases, sinônimos e antônimos de forma diferenciada, e não a real absorção da ideia ou conceito, não há a dialética. A simples recitação, e não discussão. Fazendo uma comparação entre o plágio e o autor, quanto maior a tiragem de um livro maior seria a devastação de árvores e não a expansão de conhecimento. Não significa que quero que nossos autores morram de fome, pelo contrário, (como o próprio termo se refere) autor segundo o dicionário², sm (lat auctore) 1 Aquele que é causa primária ou principal. E o termo conhecer, nada mais é que compreender e saber os acertos e erros do que se conhece.

Bibliografia

¹ Pesquisa feita na internet a partir da busca real do autor da frase.

CABDA, G. < http://www.muraljoia.com.br/02cnavegar.htm> (acessado em 2014)

MIRANDA, Celso. < http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/navegar-preciso-viver-nao-preciso-435899.shtml> Aventuras na História (acessado em 2014)

² Consulta ipis literis Dicionário Michaelis <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=autor> (Acessado em 2014)

Cartilha sobre plágio acadêmico da Universidade Federal Fluminense <http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com